Questões de Vestibular
Sobre impactos e soluções no meio urbano em geografia
Foram encontradas 79 questões
A tragédia no Rio Grande do Sul com as enchentes e os alagamentos atingiu 2,3 milhões de pessoas. [...] Milhares tiveram suas casas, móveis, eletrodomésticos, livros e memórias destruídos. Morreram 157 pessoas e 88 ainda estão desaparecidas. As cidades atingidas chegaram a 463 (93% do total).
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/05/23/tragedia-no-rio-grande-do-sul-e-preciso-apontar-as-causas-eresponsaveis. Acesso em: 28 jun. 2024 (adaptado).
Sobre a tragédia vivenciada pela população do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2024, qual alternativa indica o conjunto de processos que, somados, provocaram a tragédia?
O Brasil tem um longo histórico de violência e mortes de ativistas que lutam pela proteção dos recursos naturais, pela regularização fundiária e pelo respeito às terras indígenas no território amazônico. Com relação a esse tema é possível afirmar:
Esse evento contou com a presença de delegações de 175 países e um dos principais temas discutidos foi o combate à emissão de gases de efeito estufa. Desse evento saiu a Agenda 21, documento que definiu os caminhos a serem trilhados para um maior compromisso dos países com relação à sustentabilidade ambiental. Tendo como referência essas informações, é possível afirmar que trata-se:
Ilha de lixo no Oceano Pacífico é 16 vezes maior do que se imaginava. Galileu, 28 mar. 2018.
Com base na descrição geográfica do exemplo do grave problema ambiental citado no texto, assinale a assertiva que contém a perspectiva geográfica e política adequada ao enfrentamento dessa problemática.
Martins et al. 2021.
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item subsecutivo.
Um dos principais efeitos das ilhas de calor é o aumento do conforto térmico.
Martins et al. 2021.
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item subsecutivo.
A ilha de calor é um fenômeno climático urbano caracterizado pela ocorrência de maiores temperaturas do ar nas cidades em comparação aos seus arredores.
Em uma cidade no nordeste da Austrália, as temperaturas desérticas chegam a atingir 48,8 ºC. Em razão desse clima que chega a ser insuportável, tanto no verão quanto no inverno (temperatura extremamente fria), moradores decidiram construir suas casas embaixo da terra. Dentro de antigos lugares que serviam para escavação de opala, um tipo de minério, os habitantes podem viver na sombra e com água fresca. Ninguém precisa de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento, já que a temperatura se mantém em um nível agradável.
Disponível em: https://estilo.catracalivre.com.br.
Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).
No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a
“O sistema clima urbano – SCU visa compreender a organização climática peculiar da cidade e, como tal, é centrado essencialmente na atmosfera que, assim, é encarada como operador. Toda a ação ecológica natural e as associações aos fenômenos da urbanização constituem o conjunto complexo sobre o qual o operador age.”
Monteiro. C. A.F. Teoria e clima urbano.
Mendonça, F.; Monteiro, C. A. F. Clima Urbano. São Paulo.
Contexto. 2009.p.21.
As cidades têm sido cada vez mais um lugar onde a interação entre a sociedade e a natureza têm suscitado diversos tipos de conflito, com repercussões que levam à degradação ambiental de forma espacial e temporal.
Considerando a questão climática e a degradação ambiental nas áreas urbanas, é correto afirmar que
Eventos climáticos extremos marcaram este ano com vários exemplos no mundo, atingindo populações inteiras, tanto em ambientes rurais como urbanos. Dentre esses eventos, pode-se destacar as inundações na Alemanha no mês de julho, com regiões acometidas por fortes chuvas.
Área urbana de Schuld, Oeste da Alemanha, antes (à esquerda) e depois (à direita) da inundação de julho/2021. Disponível em https://www.dw.com/.
Um dos motivos que podem ser relacionados ao evento de
inundação da área destacada é:
Considerando a relação entre a cidade, o clima urbano, as ilhas de calor e a vegetação nas áreas urbanas, analise as seguintes afirmações:
I. De maneira geral, a vegetação pode melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, porque absorve o CO2 e o devolve para a atmosfera. II. As cidades podem ser consideradas lugares de efetiva interação entre o homem e a natureza, pela concentração da população socialmente estruturada e pela forma como o espaço é produzido. III. As ilhas de calor apresentam características particulares atreladas ao momento e à intensidade de sua ocorrência, por isso podem variar de acordo com cada cidade. IV. As temperaturas do ar nas áreas urbanas são mais elevadas em consequência da alta absorção do calor do Sol.
Está correto somente o que se afirmar em
Examine o infográfico.
(Claudio Jacinto. https://ipoema.org.br. Adaptado.)
O infográfico apresenta orientações para a concepção de

(www.epa.gov. Adaptado.)
Considerando as variáveis e seus comportamentos no gráfico, pode-se afirmar que
A figura representa um fenômeno característico de espaços urbanos densamente ocupados.
O Ambiente Urbano e suas Questões
(GARCIA, Hélio C., GARAVELLO, Tito M.. Lições de Geografia. São Paulo: Scipione. 1995. Adaptado.)
O fenômeno ambiental representado na figura caracteriza-se como:
(http://efeito-colateral.blogspot.com/2007_03_01_archive.html. Acesso: 11/04/2010.)
A figura expressa uma realidade socioespacial de segregação
(http://efeito-colateral.blogspot.com/2007_03_01_archive.html. Acesso: 11/04/2010.)
A realidade retratada na figura indica a necessidade de se discutir uma solução para o
problema
O Brasil ainda enfrenta dificuldades para descartar seu lixo de maneira adequada. De acordo com estudo, 53% dos resíduos são descartados de maneira inadequada em lixões a céu aberto. Se há dificuldades para o descarte adequado do lixo em locais que não sejam a céu aberto, o Brasil caminha a passos ainda mais lentos quando o assunto é reciclagem: a média de reaproveitamento no país é de apenas 3,7%. No Nordeste, 0,5% do lixo é reciclado de acordo com a pesquisa divulgada. (O BRASIL, 2019).
O lixo urbano é um dos problemas ambientais mais preocupantes nas cidades de todo mundo, no entanto também gera emprego e renda.
Referente ao lixo urbano, é correto afirmar:
A inversão dos números representados no
gráfico reduziria os índices de