Questões de Vestibular
Sobre indústria mundial contemporânea em geografia
Foram encontradas 88 questões
Nas últimas décadas, o processo de globalização ampliado com a liberalização comercial modificou sobremaneira a natureza e a extensão dos mercados, com firmas vendendo seus produtos finais, partes e componentes, por todo o mundo e para diferentes fases do processo produtivo. Além disso, reduziu os custos de comunicação, transporte e organização institucional entre fronteiras, o que, associado às inovações tecnológicas e à fragmentação do processo produtivo, promoveu o crescimento do volume de mercadorias transacionadas internacionalmente e impulsionou a integração comercial e produtiva entre os países. No entanto, os efeitos expansivos do comércio não se difundiram globalmente, estando concentrados em poucos países e regiões que operam como mercados integrados. Em 2009, apenas três regiões foram responsáveis por aproximadamente 80% do PIB mundial e dominaram 84% do comércio global: União Europeia (41,2%); Leste Asiático (29,45%) e Nafta (EUA, Canadá e México — 13,2%), enquanto a América Latina apresentou um resultado bastante incipiente (3,8%).
Revista de Economia Política. Vol. 35, n.º 3 (140), p. 622-44,
julho-setembro/2015 (com adaptações).
Tendo como referência a imagem e o texto apresentados, assinale a opção correta.
A contribuição da indústria para o Produto Interno Bruto
(PIB), considerada de forma isolada, é insuficiente para
mostrar a importância quantitativa e qualitativa das
atividades secundárias em um país. Por isso, a
Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Industrial – Unido coleta outros dados que revelam a
importância da indústria e seu grau de desenvolvimento
tecnológico em diversos países.
A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.
Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”.
Le Monde Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.
O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea:
a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre
esse assunto, indique a alternativa correta:
Patricia Knebel - O leitor é daqueles adeptos do café em cápsula? Se pudesse personalizar a sua caixa, que hoje é vendida com apenas um sabor, escolhendo a variedade da sua preferência, entre expresso, capuccino e chá verde, seria uma boa, não é mesmo? Pois isso já é possível. (...)
Bem-vindo ao maravilhoso mundo da Indústria 4.0, que traz a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial, Robótica e Internet das Coisas (IoT) para promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Fonte:https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/es- peciais/dia_da_industria/2021/05/793610-industria-4-0-a-profunda- transformacao-que-impacta-o-chao-de-fabrica.html
A transição para uma quarta revolução industrial vem sendo marcada pela integração de sistemas ciberfísicos, com tecnologias como a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas, criando não apenas produtos novos, mas uma nova forma de produzir.
Um possível impacto dessas transformações sobre o mundo do trabalho é
Observe a figura a seguir.
Os três fuscas da imagem fazem parte do acervo do Museu de Inhotim. O Fusca, antes de se tornar objeto de
arte, foi símbolo da indústria automobilística mundial,
hoje marcada pelos métodos toyotistas de fabricação.
Com base nos conhecimentos sobre sistemas produtivos no transcurso do século XX, considere as afirmativas a seguir.
I. As práticas toyotistas na indústria automobilística buscaram superar os parâmetros básicos do fordismo ao operarem com o just in time e a produção diversificada em uma mesma base de fabricação.
II. O espírito da ideologia nazista de Estado forte se entrelaçou com a fabricação, na Alemanha, dos carros Volkswagen.
III. Automóveis expostos em museus permitem observar transformações nos campos social e cultural do século XX, tais como a preocupação com a questão ecológica.
IV. A produção em larga escala de automóveis pelas indústrias Ford marcou o nascimento da “linha de produção flexível”.
Assinale a alternativa correta.
Os fatores locacionais correspondem às vantagens competitivas que um determinado local oferece para a instalação de indústrias.
Sobre os fatores locacionais é incorreto afirmar:
Os tecnopolos (...) constituem os pontos de interconexão dos fluxos mundiais de conhecimento e informações, sendo interligados por uma densa rede de telecomunicações e computadores. São também os centros irradiadores das inovações tecnológicas.
Geralmente, situam-se em cidades pequenas e médias, longe dos antigos centros de industrialização, porém próximo das cidades mais importantes do mundo. Muitos localizamse na região metropolitana das cidades globais, como Tóquio, Londres, Paris, Los Angeles, São Francisco, etc. Dependem da infra-estrutura de transportes e telecomunicações dessas cidades, além de sua estrutura administrativa e financeira.
Neles encontram-se as indústrias da economia informacional, fortemente baseadas na microeletrônica: semicondutores (chips para computadores), informática (equipamentos e sistemas), robótica, telecomunicações e biotecnologia. Esses setores compõem a nova economia.
(MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2002, p 311 e 312 . Adaptado.)
Os tecnopolos se constituem em novas regiões industriais de tecnologia de ponta e exigem reordenamentos espaciais nas áreas onde se localizam, pois
As fábricas Andorinhas
Cada vez mais, as multinacionais de marca – IBM e a General Motors – insistem que são apenas como qualquer um de nós: caçadores de pechinchas em busca do melhor negócio no shopping global. Elas são consumidores muito exigentes, com instruções específicas relacionadas com projeto sob encomenda, matéria-prima, prazos de entrega e, mais importante, a necessidade dos preços mais baixos possíveis. Mas o que não interessa a eles é a onerosa logística de como esses preços caem tanto; construir fábricas, comprar maquinaria e orçar a mão-de-obra têm sido operações rebatidas diretamente para a quadra de terceiros.
(KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Disponível em: Acesso em: 24/05/2007)
Na atualidade, as indústrias de alta tecnologia estão imprimindo um novo ordenamento no espaço em busca em maiores lucros. Na “busca do melhor negócio no shopping global”, as indústrias de alta tecnologia
Ordenamento espacial dos pólos de indústrias de alta tecnologia no mundo
(Elaborado por: Luci Imaculada de Oliveira Alves.)
Qual é a característica dos pólos de alta tecnologia com relação ao ordenamento
espacial no contexto mundial?
Os arranjos produtivos locais são concentrações espaciais e setoriais de empresas, instituições e governos em torno de uma estrutura produtiva comum. Esses arranjos ganharam, hoje, posição de destaque na pauta de debate de empresários e governantes brasileiros.
Disponível em: http://rae.fgv.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).
A dinâmica espacial indicada no texto tem como função
O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho despojam o trabalho do operário de seu caráter autônomo. O produtor passa a ser um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender.
MARX, K.; ENGELS, F. Burgueses e proletários. In: FERNANDES, F. (Org.). K. Marx, F. Engels: História. São Paulo: Ática, 1989.
Comparado ao artesanal, o tipo de trabalho descrito no texto caracteriza-se pela
A indústria de manufatura eletrônica é o setor da produção que mais cresce. Em termos de faturamento, só perde para a indústria petrolífera. Em função desse crescimento, combinado com a rápida obsolescência dos seus produtos, o lixo eletrônico (e-waste) é, agora, o tipo de lixo que cresce mais rapidamente no mundo. Está começando a alcançar proporções desastrosas e, tardiamente, os países industrializados começaram a lidar com o problema.
MATTOS, K. M. C.; PERALES, W. J. S. Os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico e o uso da logística reversa para minimizar os efeitos causados ao meio ambiente. Disponível em: www. abepro.org.br. Acesso em: 25 mar. 2013.
Uma ação eficiente para minimizar o impacto ambiental provocado por essas características produtivas é
No mundo contemporâneo, uma consequência socioeconômica do processo descrito é a
Os principais fatores que atraem uma indústria, de modo geral, são:
Com base na tabela, é correto afirmar