Questões de Vestibular Sobre integração regional em geografia

Foram encontradas 59 questões

Ano: 2024 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2024 - UFGD - Vestibular |
Q3249976 Geografia

Rotas Bioceânicas na América do Sul são infraestruturas de transportes terrestres que atravessam os territórios brasileiro, paraguaio, argentino, boliviano e chileno, e fazem a ligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Uma das Rotas planejadas é indicada no mapa a seguir.



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://rotabioceanica.com.br/tracado-e-caracteristicas/. Acesso em: 02 de jul. 2024.



Considerando as características econômicas e geopolíticas do espaço mundial no século XXI, e o mapa apresentado, aponte aspectos corretos da implantação de Rotas Bioceânicas na América do Sul.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2022 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1994381 Geografia

Ideias para adiar o fim do mundo



No período de 2011 a 2014, o programa Bolsa Verde remunerou famílias assentadas na região da Mata Atlântica que desenvolvessem atividades de proteção e restauração de áreas de vegetação nativa. O gráfico a seguir apresenta o número de famílias beneficiadas ao longo do programa. 
Imagem associada para resolução da questão


Se a taxa de crescimento de 2012 a 2013 permanecesse a mesma observada de 2011 a 2012, a quantidade de famílias a mais beneficiadas pelo programa em 2013 seria de: 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 04 |
Q1404756 Geografia

O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira dos Paraíbas, é um pedacinho do Nordeste, no Rio de Janeiro. Há cerca de 700 barracas fixas que oferecem culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. O preço da entrada é simbólico e o local oferece boa infraestrutura, com pistas de dança, palcos para shows etc.

(http://goo.gl/ns2hO. Acesso: 21/06/2012. Adaptado.)


A existência de um centro de cultura nordestina no Rio de Janeiro revela

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2019 - IF-PR - Vestibular - Cursos Técnicos |
Q1396922 Geografia
Região é uma área do espaço terrestre com características comuns. No Brasil, as regionalizações do IBGE e a Geoeconômica têm algumas diferenças importantes, assim como a Divisão Norte-Sul da Terra. Nesse caso, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1313923 Geografia
Sobre a Região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1303279 Geografia
Ao longo do tempo, à medida que eram realizados levantamentos sobre as características naturais, econômicas e sociais do Brasil, foram estabelecidos agrupamentos territoriais ou regionalizações para os municípios e estados brasileiros. Assim, não apenas foi possível mostrar os conhecimentos até então obtidos, mas também pensar sobre o país. Algumas dessas regionalizações podem ser conferidas nos mapas 1, 2 e 3 a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8911/1/Regi%C3%A3o%20e%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.
Conforme os mapas 1, 2 e 3 apresentados têm-se:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - 003. Prova de Conhecimentos Específicos - Humanas |
Q1793835 Geografia
A criação das superintendências Sudene, Sudam, Sudesul e Sudeco, na década de 1960, buscava contribuir para
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1405936 Geografia
O modelo Nacional-desenvolvimentista, surgido no governo de Getúlio Vargas, fortaleceu-se no período em que Juscelino Kubistchek governou o país e se estendeu aos governos seguintes. Essa ideologia que teve no ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) sua principal escola formuladora e difusora, da qual participaram nomes como Hélio Jaguaribe e Nelson Werneck Sodré, também contou com a colaboração de influentes personagens da cultura nacional, como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Heitor Villa Lobos, Celso Furtado, dentre outros.
Entre as contribuições, para o Brasil, da ideologia Nacional-desenvolvimentista difundida pelo ISEB encontra-se
Alternativas
Ano: 2018 Banca: ASPEUR Órgão: FEEVALE Prova: ASPEUR - 2018 - FEEVALE - Vestibular de Verão - Prova Objetiva |
Q1333948 Geografia

A partir do tema, fazem-se as seguintes afirmações.


I- O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mede indicadores de renda, educação e longevidade da população e é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado para comparar a qualidade de vida entre diferentes países. Quanto mais perto de 1, melhor o indicador.

II- O Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina, localizados na região Sudeste, foram as únicas unidades da federação classificadas com IDHM muito alto, que corresponde a um indicador acima de 0,8.

III- Cinco Estados – Sergipe, Maranhão, Piauí, Pará e Alagoas – aparecem com médio desenvolvimento humano (de 0,6 a 0,699), demonstrando que as regiões Norte e Nordeste são as que possuem os menores índices de desenvolvimento humano no Brasil.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2018 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316328 Geografia
Apesar de sua enorme extensão territorial, o Brasil é dividido em poucas regiões, sendo a divisão oficial feita pelo IBGE. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Língua Inglesa (em Rede) |
Q1303568 Geografia
Uma das formas de regionalização do Brasil é denominada de Regiões Geoeconômicas. Elaborada no final da década de 1960 por Pedro Pinchas Geiger, essa divisão regional não considera a divisão territorial entre os estados, e sim as características socioeconômicas comuns às três grandes regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. São características da Região Centro-Sul:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2018 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q893649 Geografia
Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - SP Órgão: EINSTEIN Prova: PUC - SP - 2017 - EINSTEIN - Vestibular 2017.2 |
Q1343582 Geografia

Os mapas a seguir apresentam as duas divisões regionais utilizadas pelo Brasil, a Divisão Regional do IBGE e a Divisão em Complexos Regionais Brasileiros. Sobre essas duas regionalizações podemos afirmar que: 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1343317 Geografia
Observe a tabela sobre distribuição de transporte de cargas do Brasil. 

Imagem associada para resolução da questão


Sobre a distribuição do transporte de cargas nos diferentes modais no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Q1342909 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se a ilustração e os conhecimentos sobre a organização espacial brasileira, suas divisões regionais e suas características, suas macrorregiões, e o sistema viário no Brasil e no mundo, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - SP Órgão: EINSTEIN Prova: PUC - SP - 2017 - EINSTEIN - Vestibular 2018 |
Q1339261 Geografia

Observe o cartograma abaixo e escolha a alternativa que trata de sua temática: 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Ano: 2017 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2017 - CESMAC - Prova de Medicina- 2017.2- 1° DIA- PROVA TIPO 1 |
Q1333760 Geografia

Analise o mapa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e assinale a alternativa correta.


Alternativas
Ano: 2016 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2016 - MACKENZIE - vestibular |
Q1349109 Geografia
Observe o mapa a seguir.
COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS

A respeito da regionalização brasileira proposta no mapa, considere as afirmativas.

I. Nesta proposta de regionalização do espaço brasileiro, o território nacional foi dividido em grandes regiões econômicas. São elas: Amazônia, CentroSul e Nordeste.
II. Este modelo difere das regionalizações propostas pelo IBGE, uma vez que não respeita os limites político-administrativos dos Estados.
III. O Geógrafo Pedro Pinchas Geiger focou os seus critérios de divisão na observação do processo histórico de desenvolvimento econômico e social, como também nos aspectos naturais regionais.
IV. Devido aos grandes contrastes regionais internos, o geógrafo propõe a divisão em sub-regiões no complexo do Nordeste. Nesta proposta, apresenta-se subdividido em Zona da Mata e Polígono das Secas.

Estão corretas
Alternativas
Q1341180 Geografia
Nas afirmações sobre a economia das regiões brasileiras, assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( )Na Região Sudeste, destaca-se a produção de soja, arroz e trigo, além da avicultura, suinocultura e bovinocultura, indústria têxtil, madeireira e produção de bebidas, como o vinho.
( )Na Região Nordeste, destaca-se a produção de cana-de-açúcar e frutas, além da indústria automobilística, têxtil e de calçados.
( )A Região Norte tem sua economia baseada na bovinocultura, no cultivo de grãos como soja e milho, além do extrativismo vegetal e mineral e da indústria de eletroeletrônicos.
( )Na Região Centro-Oeste, a economia é baseada na produção de grãos tais como soja, milho e algodão, além da bovinocultura e da agroindústria.
( )A Região Sul destaca-se pela produção de cana-de-açúcar, algodão, café, laranja e a extração de petróleo, além de possuir o setor industrial mais desenvolvido do país.

A alternativa que completa, corretamente, de cima para baixo os parênteses é
Alternativas
Q1282811 Geografia
Projetos logísticos no centro-norte do brasil Imagem associada para resolução da questão
Nos últimos meses, iniciativas em hidrovias, rodovias e ferrovias registraram algum avanço para a abertura da chamada saída Norte, ou Arco Norte, que poderá, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reduzir em mais de 30% o custo do frete da produção do Mato Grosso enviada ao exterior, o que possibilitaria um adicional de renda de 10% para o produtor de soja e de 20% para o de milho. Da porteira da fazenda até o porto, o custo do transporte da produção brasileira é mais de quatro vezes superior ao dos Estados Unidos. Adaptado de O Globo, 14/03/2016.
Com a implantação dos projetos logísticos mencionados, a competitividade dos fazendeiros brasileiros será mais intensificada pelo seguinte fator:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: A
5: B
6: C
7: C
8: C
9: D
10: D
11: C
12: E
13: D
14: B
15: D
16: A
17: D
18: D
19: A
20: B