Questões de Vestibular
Sobre integração regional em geografia
Foram encontradas 58 questões
Ideias para adiar o fim do mundo

Se a taxa de crescimento de 2012 a 2013 permanecesse a mesma observada de 2011 a 2012, a quantidade de famílias a mais beneficiadas pelo programa em 2013 seria de:
Entre as contribuições, para o Brasil, da ideologia Nacional-desenvolvimentista difundida pelo ISEB encontra-se
O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira dos Paraíbas, é um pedacinho do Nordeste, no Rio de Janeiro. Há cerca de 700 barracas fixas que oferecem culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. O preço da entrada é simbólico e o local oferece boa infraestrutura, com pistas de dança, palcos para shows etc.
(http://goo.gl/ns2hO. Acesso: 21/06/2012. Adaptado.)
A existência de um centro de cultura nordestina no Rio de Janeiro revela
Um conceito muito reconhecido na área da Geografia é o de região. Neste sentido, podemos dizer que região é uma unidade distinta em virtude de determinadas características geográficas. No Brasil, temos uma organização espacial de cinco regiões geográficas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de levar em conta a proximidade territorial, leva também em consideração os aspectos naturais como clima, relevo, vegetação e hidrografia para definir a regionalização.
II – A região sudeste do Brasil é a região de maior concentração populacional, além de reunir um complexo parque industrial.
III – Atualmente o Estado Brasileiro incentiva a modernização da indústria brasileira através de uma redistribuição da produção.
I. Distribui-se por nove estados brasileiros, apresenta, relativamente, pequena população absoluta, baixíssima densidade demográfica e tem, no quadro natural, uma das suas principais características. II. Concentra cerca de 30% da população do país, é marcada por acentuados contrastes naturais, é composta por sub-regiões bem delimitadas. III. Inclui as duas porções mais industrializadas do país, possui grandes problemas sociais, principalmente, nas grandes cidades e concentra cerca de 60% da população brasileira.
Os textos das afirmativas se referem, respectivamente, às seguintes regiões geoeconômicas:
Analise as figuras da divisão regional do Brasil e marque a afirmativa INCORRETA.
Observe o mapa a seguir.
REGIÕES GEOECONÔMICAS

Analise as características das regiões geoeconômicas apresentadas a seguir:
(1) Abrange quase a metade do território brasileiro. Sua ocupação mais efetiva ocorreu mais recentemente, mas, ainda hoje, é pouco povoada. É a região menos desenvolvida economicamente, ainda que contenha um imenso potencial ecológico e mineral. (2) É a região mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida no país. Nela está localizada a maior parte da população brasileira, os principais centros urbanos e a maior parte da produção agropecuária e industrial do país. (3) Região por onde os portugueses deram início à ocupação e ao povoamento do país. Caracteriza-se pela existência de grandes contrastes naturais e socioeconômicos, sobretudo entre o interior e o litoral. Possui uma economia ainda pouco desenvolvida.
As regiões da proposta de divisão geoeconômica do Brasil, caracterizadas anteriormente, são identificadas, respectivamente, pelos seguintes nomes:

A respeito da regionalização brasileira proposta no mapa, considere as afirmativas.
II. Este modelo difere das regionalizações propostas pelo IBGE, uma vez que não respeita os limites político-administrativos dos Estados.
III. O Geógrafo Pedro Pinchas Geiger focou os seus critérios de divisão na observação do processo histórico de desenvolvimento econômico e social, como também nos aspectos naturais regionais.
IV. Devido aos grandes contrastes regionais internos, o geógrafo propõe a divisão em sub-regiões no complexo do Nordeste. Nesta proposta, apresenta-se subdividido em Zona da Mata e Polígono das Secas.
Estão corretas
“Falar da organização regional do espaço brasileiro é algo muito complexo, pois se trata da regionalização de um país de grandes dimensões que tem passado por um complexo e desigual processo de diferenciação que envolve o espaço e o tempo. (...) O Nordeste pode ser definido como a região das perdas”.
(Corrêa, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Bertrand Brasil. P,197 e 204)
Esse conjunto de perdas pode ser atribuído:
• Os mapas a seguir apresentam as duas divisões regionais utilizadas pelo Brasil, a Divisão Regional do IBGE e a Divisão em Complexos Regionais Brasileiros. Sobre essas duas regionalizações podemos afirmar que:

Sobre a distribuição do transporte de cargas nos diferentes modais no Brasil, é correto afirmar que
Considerando-se a ilustração e os conhecimentos sobre a organização espacial brasileira, suas divisões regionais e suas
características, suas macrorregiões, e o sistema viário no Brasil e no mundo, é correto afirmar: