Questões de Vestibular
Sobre integração regional em geografia
Foram encontradas 59 questões
Rotas Bioceânicas na América do Sul são infraestruturas de transportes terrestres que atravessam os territórios brasileiro, paraguaio, argentino, boliviano e chileno, e fazem a ligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Uma das Rotas planejadas é indicada no mapa a seguir.
Disponível em: https://rotabioceanica.com.br/tracado-e-caracteristicas/. Acesso em: 02 de jul. 2024.
Considerando as características econômicas e geopolíticas do espaço mundial no século XXI, e o mapa apresentado, aponte aspectos corretos da implantação de Rotas Bioceânicas na América do Sul.
Ideias para adiar o fim do mundo

Se a taxa de crescimento de 2012 a 2013 permanecesse a mesma observada de 2011 a 2012, a quantidade de famílias a mais beneficiadas pelo programa em 2013 seria de:
O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira dos Paraíbas, é um pedacinho do Nordeste, no Rio de Janeiro. Há cerca de 700 barracas fixas que oferecem culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. O preço da entrada é simbólico e o local oferece boa infraestrutura, com pistas de dança, palcos para shows etc.
(http://goo.gl/ns2hO. Acesso: 21/06/2012. Adaptado.)
A existência de um centro de cultura nordestina no Rio de Janeiro revela

Conforme os mapas 1, 2 e 3 apresentados têm-se:
Entre as contribuições, para o Brasil, da ideologia Nacional-desenvolvimentista difundida pelo ISEB encontra-se
A partir do tema, fazem-se as seguintes afirmações.
I- O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mede indicadores de renda, educação e longevidade da população e é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado para comparar a qualidade de vida entre diferentes países. Quanto mais perto de 1, melhor o indicador.
II- O Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina, localizados na região Sudeste, foram as únicas unidades da federação classificadas com IDHM muito alto, que corresponde a um indicador acima de 0,8.
III- Cinco Estados – Sergipe, Maranhão, Piauí, Pará e Alagoas – aparecem com médio desenvolvimento humano (de 0,6 a 0,699), demonstrando que as regiões Norte e Nordeste são as que possuem os menores índices de desenvolvimento humano no Brasil.
Marque a alternativa correta.
• Os mapas a seguir apresentam as duas divisões regionais utilizadas pelo Brasil, a Divisão Regional do IBGE e a Divisão em Complexos Regionais Brasileiros. Sobre essas duas regionalizações podemos afirmar que:

Sobre a distribuição do transporte de cargas nos diferentes modais no Brasil, é correto afirmar que
Considerando-se a ilustração e os conhecimentos sobre a organização espacial brasileira, suas divisões regionais e suas
características, suas macrorregiões, e o sistema viário no Brasil e no mundo, é correto afirmar:
Observe o cartograma abaixo e escolha a alternativa que trata de sua temática:
Analise o mapa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e assinale a alternativa correta.

A respeito da regionalização brasileira proposta no mapa, considere as afirmativas.
II. Este modelo difere das regionalizações propostas pelo IBGE, uma vez que não respeita os limites político-administrativos dos Estados.
III. O Geógrafo Pedro Pinchas Geiger focou os seus critérios de divisão na observação do processo histórico de desenvolvimento econômico e social, como também nos aspectos naturais regionais.
IV. Devido aos grandes contrastes regionais internos, o geógrafo propõe a divisão em sub-regiões no complexo do Nordeste. Nesta proposta, apresenta-se subdividido em Zona da Mata e Polígono das Secas.
Estão corretas
( )Na Região Sudeste, destaca-se a produção de soja, arroz e trigo, além da avicultura, suinocultura e bovinocultura, indústria têxtil, madeireira e produção de bebidas, como o vinho.
( )Na Região Nordeste, destaca-se a produção de cana-de-açúcar e frutas, além da indústria automobilística, têxtil e de calçados.
( )A Região Norte tem sua economia baseada na bovinocultura, no cultivo de grãos como soja e milho, além do extrativismo vegetal e mineral e da indústria de eletroeletrônicos.
( )Na Região Centro-Oeste, a economia é baseada na produção de grãos tais como soja, milho e algodão, além da bovinocultura e da agroindústria.
( )A Região Sul destaca-se pela produção de cana-de-açúcar, algodão, café, laranja e a extração de petróleo, além de possuir o setor industrial mais desenvolvido do país.
A alternativa que completa, corretamente, de cima para baixo os parênteses é

Nos últimos meses, iniciativas em hidrovias, rodovias e ferrovias registraram algum avanço para a abertura da chamada saída Norte, ou Arco Norte, que poderá, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reduzir em mais de 30% o custo do frete da produção do Mato Grosso enviada ao exterior, o que possibilitaria um adicional de renda de 10% para o produtor de soja e de 20% para o de milho. Da porteira da fazenda até o porto, o custo do transporte da produção brasileira é mais de quatro vezes superior ao dos Estados Unidos. Adaptado de O Globo, 14/03/2016.
Com a implantação dos projetos logísticos mencionados, a competitividade dos fazendeiros brasileiros será mais intensificada pelo seguinte fator: