Questões de Vestibular
Sobre meio ambiente na geografia em geografia
Foram encontradas 468 questões
A figura a seguir apresenta a compartimentação do espaço marítimo brasileiro.
Considerando o espaço marítimo brasileiro e tendo como referência o traçado da linha da costa, é correto afirmar que o Brasil tem
O Brasil tem um longo histórico de violência e mortes de ativistas que lutam pela proteção dos recursos naturais, pela regularização fundiária e pelo respeito às terras indígenas no território amazônico. Com relação a esse tema é possível afirmar:
Esse evento contou com a presença de delegações de 175 países e um dos principais temas discutidos foi o combate à emissão de gases de efeito estufa. Desse evento saiu a Agenda 21, documento que definiu os caminhos a serem trilhados para um maior compromisso dos países com relação à sustentabilidade ambiental. Tendo como referência essas informações, é possível afirmar que trata-se:
Leia o texto para responder à questão.
A fragmentação do habitat e seu impacto duradouro nos ecossistemas da Terra
Conduzimos uma análise da cobertura florestal global para revelar que 70% das florestas remanescentes estão dentro de 1 km da borda da floresta, sujeita aos efeitos degradantes da fragmentação. Uma síntese de experimentos de fragmentação, abrangendo vários biomas e escalas, cinco continentes e 35 anos, demonstra que a fragmentação do habitat reduz a biodiversidade em 13 a 75% e prejudica as principais funções do ecossistema ao diminuir a biomassa e alterar os ciclos de nutrientes. Os efeitos são maiores nos fragmentos menores e mais isolados e aumentam com o passar do tempo. Essas descobertas indicam uma necessidade urgente de medidas de conservação e da restauração para melhorar a conectividade da paisagem, o que reduzirá as taxas de extinção e ajudará a manter os serviços ecossistêmicos. (HADDDA, N. M.; et al., 2015).
HADDDA, N. M. et al. A fragmentação do habitat e seu impacto duradouro nos ecossistemas da Terra. Sci. Adv, 2015. http://www.unep-wcmc-apps.org/forest/original.htm
Agora, analise a distribuição florestal na imagem a seguir.
As interferências humanas em regiões de florestas têm como consequência a(o)
A charge ilustra um problema causado ao ambiente pelas atividades humanas que atuam diretamente sobre a dinâmica atmosférica da Terra.
O problema causado e a ação na atmosfera são, respectivamente,
(Fonte: FANY, R. (Org) Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.)
A respeito dos Parques Nacionais, é correto afirmar que se trata de uma unidade de
(Fonte: Global Carbon Project. Adaptado de BBC. https://bbc.com/portuguese/geral-59013520. Acesso em 04/11/2022.)
Nas discussões ocorridas na COP27 (Conferência do clima da Organização das Nações Unidas, ONU), no Egito, em 2022, a queima de combustíveis fósseis para as emissões de CO2 foi tema dos debates. O gráfico anterior indica a quantidade de toneladas de CO2 emitidas por queima de combustíveis fósseis ao longo de mais de dois séculos. A partir da análise do gráfico e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, a partir
Ilha de lixo no Oceano Pacífico é 16 vezes maior do que se imaginava. Galileu, 28 mar. 2018.
Com base na descrição geográfica do exemplo do grave problema ambiental citado no texto, assinale a assertiva que contém a perspectiva geográfica e política adequada ao enfrentamento dessa problemática.
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Passos, E.; Bigarella J. J. Superfícies de erosão. In: Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B.; Guerra, A, J, T. (org.)3° ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.
O trecho acima refere-se a uma feição morfológica ou superfície de erosão conhecida como
Ideias para adiar o fim do mundo
“O problema é que faz muito tempo que nós começamos a achar que todos os lugares são lugares para serem ocupados pelos humanos. Pelos humanos e pelas suas tralhas. Pelos humanos e as suas tralhas tecnológicas, seu aparato, seu maquinário, suas cidades estúpidas.”
Adaptado de canalcurta.tv.br.
No trecho citado do documentário, Ailton Krenak faz uma crítica às “tralhas tecnológicas” da humanidade.
Essa crítica está associada à defesa da:
Martins et al. 2021.
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item subsecutivo.
Um dos principais efeitos das ilhas de calor é o aumento do conforto térmico.
Martins et al. 2021.
Tendo como referência o texto precedente, julgue o item subsecutivo.
A ilha de calor é um fenômeno climático urbano caracterizado pela ocorrência de maiores temperaturas do ar nas cidades em comparação aos seus arredores.
Em uma cidade no nordeste da Austrália, as temperaturas desérticas chegam a atingir 48,8 ºC. Em razão desse clima que chega a ser insuportável, tanto no verão quanto no inverno (temperatura extremamente fria), moradores decidiram construir suas casas embaixo da terra. Dentro de antigos lugares que serviam para escavação de opala, um tipo de minério, os habitantes podem viver na sombra e com água fresca. Ninguém precisa de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento, já que a temperatura se mantém em um nível agradável.
Disponível em: https://estilo.catracalivre.com.br.
Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).
No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a
“O sistema clima urbano – SCU visa compreender a organização climática peculiar da cidade e, como tal, é centrado essencialmente na atmosfera que, assim, é encarada como operador. Toda a ação ecológica natural e as associações aos fenômenos da urbanização constituem o conjunto complexo sobre o qual o operador age.”
Monteiro. C. A.F. Teoria e clima urbano.
Mendonça, F.; Monteiro, C. A. F. Clima Urbano. São Paulo.
Contexto. 2009.p.21.
As cidades têm sido cada vez mais um lugar onde a interação entre a sociedade e a natureza têm suscitado diversos tipos de conflito, com repercussões que levam à degradação ambiental de forma espacial e temporal.
Considerando a questão climática e a degradação ambiental nas áreas urbanas, é correto afirmar que
Eventos climáticos extremos marcaram este ano com vários exemplos no mundo, atingindo populações inteiras, tanto em ambientes rurais como urbanos. Dentre esses eventos, pode-se destacar as inundações na Alemanha no mês de julho, com regiões acometidas por fortes chuvas.
Área urbana de Schuld, Oeste da Alemanha, antes (à esquerda) e depois (à direita) da inundação de julho/2021. Disponível em https://www.dw.com/.
Um dos motivos que podem ser relacionados ao evento de
inundação da área destacada é: