Questões de Vestibular de Geografia - Migrações

Foram encontradas 157 questões

Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular 2023 |
Q2076577 Geografia
O texto a seguir trata do tipo de migração denominada "fuga de cérebros".
As pessoas estão em constante movimento pelo território, essencialmente em busca de novas e melhores perspectivas e condições de vida. A mobilidade populacional pelo espaço geográfico é chamada migração. [...] Movimentos migratórios ocorreram praticamente em todas as épocas da história da humanidade e não é diferente no mundo atual. [...] Os motivos das migrações são os mais variados e, embora haja razões naturais para alguns movimentos migratórios (secas, terremotos, enchentes e desastres ambientais), além de motivações políticas e guerras, na maioria das vezes, eles são impulsionados por fatores socioeconômicos. [...] Nas últimas décadas, por exemplo, intensificou-se a chamada “migração de cérebros”: trabalhadores e pesquisadores altamente qualificados que emigram para regiões desenvolvidas ou que estão em um processo ascendente de desenvolvimento. O termo, também, é denominado como “fuga de cérebros”, pois são doutores, pesquisadores, trabalhadores técnicos que deixam de contribuir com seus conhecimentos no país natal. O Brasil é um país que faz parte dessa realidade, pois não são poucos os pesquisadores e os trabalhadores qualificados que saíram daqui nos últimos tempos, especialmente os envolvidos em ciência e tecnologia.
Boulos Júnior, Alfredo Multiversos: ciências humanas: populações, territórios e fronteiras: ensino médio / Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão Cândido da Silva, Laercio Furquim Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2020. Adaptado.
Analise as assertivas a seguir sobre o referido tipo de migração
I) Diversas causas podem estar associadas a esse fenômeno, sendo uma delas a questão da baixa empregabilidade, isto é, dificuldade que essas pessoas têm de encontrar uma oportunidade de trabalho nas suas respectivas áreas, o que as obriga a migrar para outras áreas do conhecimento. II) A debandada de profissionais de alto nível acontece, também, quando há baixos investimentos destinados à ciência e à tecnologia, o que resulta, entre outros, na redução de verbas disponíveis aos cursos de pós-graduação e em um menor número de bolsas de pesquisa destinadas aos programas de pesquisa nas universidades e Institutos de Ensino Superior, levando, muitas vezes, alunos e professores a buscarem alternativas, no exterior, para continuarem seus trabalhos. III) As consequências dessa emigração é, dentre outras, a escassez de profissionais qualificados no país de origem e, no médio e no longo prazo, a falta desse capital humano impacta o desenvolvimento científico e tecnológico, podendo causar prejuízos à economia e ao desenvolvimento interno. IV) A conjuntura política de um país influencia na saída de profissionais qualificados, pois esses são dependentes politicamente dos governos locais. Por isso, migram para países com tendências para gestões autoritárias.
Estão corretas, apenas, as seguintes assertivas:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2022 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1994431 Geografia
PROPORÇÃO DE PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS NA INGLATERRA E EM GALES (2021)
Imagem associada para resolução da questão


Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961822 Geografia
A crise venezuelana parece estar longe de ter um fim. A contestada eleição que deu um segundo mandato ao ditador Nicolás Maduro colocou o país sob uma pressão econômica ainda maior: os Estados Unidos anunciaram novas sanções que proíbem a compra ou venda de ativos que pertençam ao governo venezuelano em território americano. A pobreza da população atingiu níveis recordes e beira a catástrofe humanitária. Segundo pesquisa realizada por um consórcio de universidades venezuelanas em 2017, quase 64,7% da população perdeu uma média de 11,4 quilos por conta da desnutrição. A Venezuela é dona de uma das maiores reservas de petróleo, mas a maioria de seus 30 milhões de habitantes é incapaz de conseguir comida suficiente para atender às suas necessidades básicas. Muitos não têm acesso à água potável. O suprimento de remédios básicos desapareceu há tempo. Caracas e outras cidades viraram uma terrível área sem lei, com algumas das maiores taxas de homicídio do mundo. Estimativas indicam que cerca de 5 mil pessoas por dia fogem do país, gerando um dos maiores fluxos de refugiados da história do Hemisfério Ocidental.

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/os-erros-que-fizeram-a-venezuela-mergulhar-em-uma-crise-sem-fim-1wvp4zcyfz9p93diq8c45uyic. Acesso em 19/06/2018

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) O fluxo migratório dos venezuelanos dirige-se para o Brasil e para outros países da América Latina, como Colômbia, Equador e Panamá. ( ) O número de venezuelanos que migram para o território brasileiro é impreciso, pois o fluxo de parte dos migrantes é pendular, isto é, eles entram no Brasil e retornam à Venezuela, levando bens de consumo para seus familiares. ( ) Roraima é o estado brasileiro com o maior fluxo de migrantes, funcionando como principal porta de entrada para os venezuelanos. ( ) As constantes migrações de venezuelanos para o Brasil representam um significativo impacto no mercado de trabalho e na renda da população brasileira, pois o País é considerado populoso e densamente povoado.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961818 Geografia
Imagem associada para resolução da questão



Os movimentos de deslocamento de populações é um tema central na pauta de discussões dos governos nacionais e das organizações internacionais como a ONU e a Comunidade Europeia. Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado. No mapa acima, alguns dos movimentos migratórios são representados por setas, indicando as principais áreas e os países de saída e de destino. O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, entre os quais pode-se citar: desastres ambientais; guerras; perseguições políticas, étnicas ou culturais; oportunidades de estudo e trabalho; melhores condições de vida.
A partir da observação do mapa e do texto acima, é possível afirmar:

I. Nas áreas do mapa onde o contraste de desenvolvimento econômico e social entre países vizinhos é acentuado, observam-se fluxos migratórios.
II. No mapa, constata-se que os fluxos migratórios regionais são mais frequentes que os intercontinentais.
III. Os fluxos sul-norte são predominantes e estão relacionados à dependência cultural, econômica e histórica dos países chamados subdesenvolvidos em relação aos países ditos desenvolvidos.
IV. A Europa Ocidental é o principal destino dos movimentos migratórios mundiais, seguido pelos fluxos para os EUA.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2015 - UNICENTRO - VESTIBULAR DE 2016 - História |
Q1798934 Geografia
Leia o texto a seguir.
A concentração de imigrantes pobres nas cidades confunde aqueles que contavam utilizar a imigração branca para “civilizar” o país. Torna-se evidente uma realidade social cujos termos eram até então antinômicos: a existência de europeus pobres, nivelados ao estatuto dos escravos de ganho e do eito, exercendo atividades insalubres e personificando formas de decadência social que pareciam estar reservadas aos negros.
(ALENCASTRO, L. F.; RENAUX, M. L. Caras e modos dos migrantes e imigrantes. In. NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.310.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a imigração europeia para o Brasil, entre os séculos XIX e XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As condições precárias de vida dos proletários e camponeses europeus foram determinantes para a sua vinda para o Brasil. ( ) O incentivo à imigração europeia para o Brasil tinha duas funções principais: prover de mão de obra as lavouras e “civilizar” o Brasil. ( ) A decadência social dos imigrantes europeus contribuiu para a manutenção da precária eficácia da administração pública do Brasil. ( ) A tentativa de atração de imigrantes europeus para o Brasil tinha por objetivo suprir o vazio deixado pelo fim do tráfico de escravos negros vindos da África. ( ) A imigração de europeus para o Brasil se revelou um total fracasso devido às limitações impostas pela classe social da qual eram oriundos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: A