Questões de Vestibular
Sobre população brasileira em geografia
Foram encontradas 127 questões
(Adaptado de: Populações Tradicionais – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/populacoes-tradicionais. Acesso em 12/06/2023.)
Assinale a alternativa que faz a correspondência correta dos povos e comunidades tradicionais com a sua região de atuação e com as suas práticas específicas de organização socioterritorial.
Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais
Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.
A partir do gráfico, afirma-se:
I. O Brasil apresenta crescimento populacional constante, sendo o pós-Segunda Guerra Mundial (1946-1964) o período de maior aceleração, motivada pela política de atração de imigrantes promovida pelo Estado brasileiro. II. Em 2010, atingimos a marca de 190,7 milhões de habitantes, indicando o risco que o País corre com a possibilidade de se tornar superpopuloso no médio prazo. III. A desaceleração do crescimento populacional identificada na última década é resultado da diminuição da taxa de fecundidade, sem que haja, no País, uma política nacional de controle de natalidade. IV. A desaceleração do crescimento demográfico, associada a fatores como o aumento da longevidade, tem levado ao envelhecimento da população brasileira pela queda do percentual de jovens no total de habitantes do País.
Estão corretas apenas as afirmativas
O gráfico representa a evolução no Brasil da:
Observe o mapa a seguir:
A concentração no Centro-sul do fenômeno
cartografado está relacionado a (ao):
Considerando o atual momento da dinâmica demográfica do país, é correto afirmar que o Brasil está na fase:
(Fonte: IBGE-Censos Demográficos, 1940 a 2010. Acesso em 2020.)
A análise da tabela mostra a grande variação da taxa de fecundidade no Brasil nas últimas décadas. Tal mudança no perfil demográfico brasileiro pode serexplicada:
IBGE: TAXA DE FECUNDIDADE
DIMINUIU 20,1% NA ÚLTIMA DÉCADA
A taxa de fecundidade no Brasil caiu para menos de dois filhos por mulher em 2010, abaixo do nível natural de reposição da população, de acordo com o Censo Demográfico 2010, que confirmou também que as brasileiras esperam agora um pouco mais antes de serem mães.
Disponível em:
<http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/ibge-taxa-de-fecundidade-diminuiu-201-na-ultima-decada.html>.
Acesso em: 4 ago. 2018.
GRANDES REGIÕES
TAXA DE FECUNDIDADE TOTAL – 2000-2010
Disponível em: <https://www.google.com.br/>.
Acesso em: 4 ago. 2018.
Com base no texto e na tabela, pode-se constatar que
Desse modo, o Brasil vive um período de acelerado envelhecimento demográfico, com importantes implicações para indivíduos, famílias e sociedade. Sobre esse contexto, é correto afirmar que
I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda, chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno.
II. em relação à população jovem, além dos problemas econômicos gerados pelas condições no mercado de trabalho, esta situação tem sido comumente relacionada ao aumento da violência e da vulnerabilidade social.
III. a população brasileira de 30 a 59 anos de idade apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos, em todo o período de 2000 a 2030. A Região Norte é a que apresenta os maiores percentuais dessa faixa etária.
IV. idosos é o segmento populacional que mais cresce, 4% ao ano, no período de 2012 a 2022. Essa situação é consequência, primeiramente, da rápida e contínua queda da fecundidade no país, além de ser também influenciada pela queda da mortalidade em todas as idades. V. a vantagem da transição demográfica brasileira é o bônus demográfico e a igualdade regional. Sendo a principal solução para essa questão as mudanças na previdência social.
Assinale a alternativa correta.
Examine o gráfico.
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm
Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre
1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar:
Observe a tabela abaixo.
Sobre os dados apresentados, é correto afirmar que
Observe o gráfico elaborado pelo IGBE sobre a distribuição etária da população brasileira, registrada entre 1980 e 2010:
Com base nas informações contidas no gráfico, bem como em seus
conhecimentos sobre a população brasileira, assinale a alternativa
correta:
Observe o gráfico:
Com base na análise do gráfico acima assinale a proposição CORRETA.
SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização Brasileira. In: ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p.383-384.
Nos estudos da geografia da população, as teorias demográficas tentam explicar a relação entre o crescimento populacional e a pobreza. Considerando os estudos populacionais, para além da abordagem numérica, analise as alternativas que seguem:
I. Thomas Malthus foi um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre população e as leis do crescimento econômico, influenciando, inclusive, Charles Darwin, criador da mais conhecida teoria da evolução biológica.
II. Os recenseamentos realizados pelos países membros da ONU tornaram-se importantes instrumentos de controle da fome no mundo subdesenvolvido.
III. A implantação do registro civil obrigatório na República significou a tomada, por parte do Estado, do controle político dos registros de nascimentos, mortes e casamentos, até então pertencente à Igreja.
IV. Na perspectiva reformista, o declínio da taxa de crescimento da população brasileira pela queda da fecundidade vem favorecendo a distribuição da renda nacional. V. Enquanto o estudo da demografia explica as leis de crescimento econômico e mudança na estrutura da população, a geografia da população explica os fatores das suas diferentes formas de distribuição espacial.
Estão corretas as alternativas: