Questões de Vestibular
Sobre projeções e representações em geografia
Foram encontradas 192 questões
(Adaptado de: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/ convenc-o-es-cartogra-ficas.html. Acesso em: 25/08/2023.)
Com base no excerto e na figura, assinale a alternativa correta.
O texto acima diz respeito à:
“Para contribuir para a compreensão do voto no primeiro turno para presidência de 2022, o LabCidade produziu leituras cartográficas que abrangem dimensões não exploradas nos mapas que foram publicados na imprensa [...]. As maiores diferenças a favor de Lula ocorrem no Amazonas e no interior da região Nordeste, mas também há áreas com mais votos em Lula no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Nas áreas rurais de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, o voto bolsonarista tem uma vantagem menor sobre o voto em Lula. Bolsonaro tem vantagem mais ampla na chamada fronteira agrícola (norte de Mato Grosso e Rondônia) e também nos estados de Roraima e no litoral de Santa Catarina”.
Mapas eleitorais mostram vitórias de Lula e Bolsonaro, mas escondem disputas, Labcidade. 5 out. 2022.
Archela, R. S.; Théry, H. Disponível em:http://confins.revue.org/index3483.html
O excerto acima é parte do trabalho intitulado “Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos”. Considerando os aspectos que envolvem a cartografia, tipos e usos de mapas, analise as seguintes afirmações:
I. Os mapas são veículos de transmissão do conhecimento que pode ser o mais amplo e variado possível ou o mais restrito e objetivo possível. II. A elaboração de mapas temáticos abrange etapas como a coleta de dados, análise, interpretação e representação das informações, entre outras, sobre um mapa base. III. O nível de organização dos dados, qualitativos, ordenados ou quantitativos, de um mapa está diretamente relacionado ao método de mapeamento e à utilização de variáveis visuais adequadas a sua representação.
É correto o que se afirma em
Ideias para adiar o fim do mundo
Por meio da identificação da projeção cartográfica do mapa, é possível apontar a sua direção, pois, com isso, indica-se o lado para onde fica o norte.
Na legenda cartográfica, os símbolos zonais indicam elementos naturais ou artificiais cujo aspecto mais importante é a extensão, e não a largura.
Observe a figura sobre os casos de notificação de Covid-19 por estados no Brasil:
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19_no_Brasil.
Acesso em: 31 out. 2021.
As unidades da federação que registram os
dois maiores números de casos de notificação
pertencem à seguinte região:
O mapa mostra a topografia, os aspectos da paisagem e o tipo de cobertura vegetal da superfície numa determinada área, com um observador que, localizado próximo ao leito do rio, vê a paisagem direcionando seu olhar para o quadrante nordeste.
O cenário a ser visto pelo observador, considerando os aspectos
evidenciados no mapa, é:
Disponível em https://www.labcidade.fau.usp.br/. Maio/2021. Adaptado.
A partir desses dados, é correto afirmar que
O gráfico mostra dados coletados na cidade do Rio de Janeiro, entre fevereiro e abril de 2020, período que inclui o início das medidas de restrição de circulação na cidade por causa da pandemia de COVID-19. Para cada dia, representado por um símbolo no gráfico, foram coletadas duas grandezas: uma média da energia de vibração sísmica durante o dia (na abscissa) e o índice F (na ordenada), que é a fração de pessoas que saiu de casa alguma vez naquele dia. A energia sísmica média foi medida em (nm/s)2 na faixa de frequências que tem causas humanas. Os triângulos representam domingos e feriados; os quadrados referem-se aos sábados; e os círculos correspondem aos dias úteis da semana. Para cada um desses subconjuntos de dados, uma reta média foi obtida, expressando a relação aproximada entre as duas grandezas medidas.
Dias, F L et al. (2020), Geophysical Research Letters, 47:16,
doi:10.1029/2020GL088748. Adaptado.
Sobre o estudo descrito, o que é possível inferir a partir dos dados
apresentados?
“Mapas temáticos são mapas que mostram uma região geográfica particionada em polígonos, segundo os valores relativos a um tema (por exemplo, uso do solo, aptidão agrícola). Os valores dos dados são em geral inseridos no sistema por digitalização ou, de forma mais automatizada, a partir de classificação de imagens”.
Câmara, Gilberto; Casanova, Marco A.; Magalhães, Geovane C. Anatomia de sistemas de informação geográfica. 1996.
Com base no fragmento acima, analise as seguintes afirmações:
I. Os mapas temáticos são definidos como todo e qualquer tipo de mapa que represente um tema qualquer, para além da representação do terreno. II. Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam melhor visualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, por representarem apenas fenômenos da natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. III. Os lotes urbanos em uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos como, por exemplo, proprietário, valor venal e IPTU devido. Os dados são em geral armazenados usando-se uma representação topológica. IV. Um mapa temático também pode ser armazenado no formato matricial (raster). Nesse caso, a área correspondente ao mapa pode ser dividida em células de tamanho fixo.
Está correto o que se afirma somente em
Leia com atenção o texto a seguir:
“Os sistemas de coordenadas definem pontos e eixos de referência a partir dos quais são medidos afastamentos (distâncias) e direções ou orientações (ângulos) a fim de localizar pontos no espaço (n-dimensional). Todo e qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado a partir de suas coordenadas, determinadas a partir de um sistema de referência estabelecido”.
Sampaio, T. V. M. Cartografia geral, digital e temática / Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, 2018.
Considerando os aspectos que envolvem os sistemas de coordenadas, analise as seguintes afirmações:
I. Toda feição geográfica pode ser expressa por um ou mais pontos conectados; sua representação, no plano ou no espaço, exige a determinação da posição relativa a uma origem comum de todos os pontos que definem esta feição.
II. A unidade de medida utilizada para as coordenadas depende da referência. No sistema cartesiano de coordenadas terrestres reais, por exemplo, podem ser utilizados como unidades o centímetro e o milímetro. Já no sistema cartesiano de coordenadas gráficas, a unidade utilizada é o metro ou o quilômetro, tomando por referência o Sistema Internacional.
III. Para a localização de pontos no plano ou no espaço, é necessário que se utilize um ou mais sistemas que permitam, a partir de uma origem determinada, definir a posição não ambígua destes pontos, ou seja, os afastamentos e/ou as direções dos mesmos em relação à referida origem.
Está correto o que se afirma somente em
(https://glencoe.mheducation.com. Adaptado.)
Com base nas informações apresentadas, conclui-se que
Técnica de construção de mapas temáticos
1. fazer um levantamento de dados pontuais com coordenadas conhecidas 2. transferir os dados coletados para um mapa 3. estabelecer a amplitude máxima entre os valores dos dados 4. determinar as classes a serem representadas 5. traçar, por algum método de interpolação, a isolinha estabelecida pela classe calculada
(Paulo R. Fitz. Cartografia básica, 2008. Adaptado.)
A técnica descrita permite a construção de um mapa de
Os fluxos indicados no mapa representam a circulação mundial de
Projeção azimutal ou polar
A principal característica da projeção azimutal ou polar é