Questões de Vestibular
Comentadas sobre regionalização brasileira em geografia
Foram encontradas 9 questões
(Adaptado de: AB'SABER, A. Litoral do Brasil/Brazilian coast. São Paulo: Metalivros, p. 281, 2005.)
A partir de seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.
Adaptado de PÓVOA, Helion. Fronteira. Em: GRIEBELER, Marcos (org.). Dicionário de Desenvolvimento Regional e Temas Correlatos. Uruguaiana: Conceito, 2021.
Um processo socioespacial, ocorrido nas últimas quatro décadas no Brasil, que exemplifica o conceito de frontier destacado, é:
Ideias para adiar o fim do mundo
Se a taxa de crescimento de 2012 a 2013 permanecesse a mesma observada de 2011 a 2012, a quantidade de famílias a mais beneficiadas pelo programa em 2013 seria de:
A atividade econômica está corretamente indicada apenas nas áreas _________ do mapa.
Para a maioria dos brasileiros, a divisão regional utilizada atualmente parece sempre ter existido porque serve de base, há décadas, para a regionalização de todas as agências governamentais, empresas, associações profissionais etc. Se existem semelhanças evidentes, como em outros países do mundo, há também casos-limite e vinculações ambíguas. Isso ocorre não apenas em razão do tamanho dos estados como também porque reúnem regiões que apresentam caracteres que as aproximam mais do conjunto vizinho que do resto de seu território.
(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry. Atlas do Brasil, 2018.)
Caracteriza um exemplo de “caso-limite”, tal como problematizado pelos autores,
Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.
Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que
Com relação aos processos históricos, sociais e econômicos da transferência da capital da República, julgue o próximo item.
Como a nova capital teria um papel econômico estratégico no desenvolvimento do Brasil, foi incentivada, desde a inauguração da capital, a implantação de novas indústrias na região Centro-Oeste.
Leia o excerto do romance Águas atávicas, do escritor Marcos Faustino.
Império das águas, deserto de gente. Reino das onças, veados mateiros e capivaras na terra firme. Nos ares, multidão de pássaros variados, belas garças e os grandes e desajeitados tuiuiús, jaburus. Por baixo, no esconderijo das águas, o perigo dos jacarés traiçoeiros, sucuris imensas e peixes aos milhares. Brejão úmido de imensas planuras. Esparsas ilhas de terrenos pouco mais elevados, maiores na vazante da seca em setembro, menores nas enchentes de fevereiro.
(Apud IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras, 2016. Adaptado.)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elaborou uma regionalização literária associando conhecimentos geográficos à percepção espacial das tramas brasileiras. A região literária apresentada no excerto corresponde ao