Questões de Vestibular de Geografia - Relevo

Foram encontradas 194 questões

Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular |
Q2076460 Geografia

Analise a imagem a seguir para responder à questão. 


Imagem associada para resolução da questão


https://www.meteorologiaenred.com/wp-content/uploads/2021/11/meandro-del-amazonas-1024x682.png


A paisagem geomorfológica retratada na imagem reporta-se a uma área de 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070900 Geografia
No Ceará, as chamadas serras úmidas representam expressões dos principais maciços residuais cristalinos que consistem significativamente em brejos de altitude. Nesse contexto, estão as serras de Baturité e da Meruoca, por exemplo.
Sobre as serras úmidas do Ceará, é correto afirmar que  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070898 Geografia
“O termo Campos Sulinos é utilizado para denominar as regiões campestres nos três estados da região Sul do Brasil, Rio Grande do Sul (RS), Santa Catariana (SC) e Paraná (PR). Apesar de ocupar menos de 7% da superfície terrestre do Brasil, essa região é bastante heterogênea, tanto em suas condições climáticas e de solo, quanto em relação às suas fisionomias vegetais, e a contribuição da vegetação campestre em termos de área.”
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em  
Alternativas
Q2058761 Geografia
No território brasileiro, ocorre uma diversidade complexa de macro unidades de relevo que se relacionam com a estrutura geológica e com muitos outros fatores externos. Considerando os planaltos em bacias sedimentares como uma dessas macroestruturas de relevo, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2022 - UEMG - Vestibular |
Q2054691 Geografia
O relevo faz parte da organização do espaço e do cotidiano dos seres humanos. Um exemplo dessa afirmativa são os deslizamentos que ocorrem quase todos os anos no estado do Rio de Janeiro, principalmente na região serrana. Como resultado desse fenômeno, têm-se vítimas fatais e desabrigados que, em boa parte, já sofriam com a segregação socioespacial. Sobre as questões relacionadas ao fenômeno representado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em encostas que apresentam declividade acentuada, os movimentos de massa são fenômenos naturais, ou seja, fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre e são agentes que participam da modelagem do relevo ao longo do tempo.
( ) O movimento de massa e o processo de erosão fluvial que ocorrem nas encostas dos morros são ocasionados por, respectivamente: peso acumulado sobre o solo e grandes quantidades de chuva.
( ) Nas regiões serranas no Brasil, inclusive as próximas ao litoral, com Clima Tropical Semiúmido ou Úmido, são comuns os deslizamentos em condições climáticas extremas, como as dos meses de verão.
( ) As áreas de risco, como encostas de morros, costumam ser ocupadas, em grande parte, pela população de baixa renda, visto que a especulação imobiliária tem tornado o solo urbano mais caro, tornando inviável, para a população mais pobre, a aquisição de terrenos e moradias em áreas seguras e com boa infraestrutura. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: A