Questões de Vestibular de Geografia - Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Foram encontradas 15 questões

Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular 2023 |
Q2076568 Geografia
Na Era da Globalização, a qual nos encontramos, o ensino traz novos desafios aos educadores. A Cartografia e suas tecnologias vêm sendo empregadas de forma crescente no ensino público paulista, e esta integração da cartografia e das geotecnologias à educação escolar contribui para que os alunos sejam capazes de melhor entender as relações entre meio-ambiente e sociedade (no caso da Geografia). Para tanto, é necessário difundir, popularizar e explorar essas geotecnologias no ensino básico, conforme sugere o INPE.
Zanilatto, R. C.; Leme, A. M.; Pancher, A. M.; Basotti, I. S. A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública, 2017.
Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações:
I- A projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e de meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica. II- O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios se mantêm constantes de ano para ano. III- Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são o resultado crescente da utilização conjunta de mapas digitais, elaborados com base em imagens de satélite e o auxílio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de banco de dados georreferenciados. IV- A cartografia temática limita o planejamento de intervenções no espaço geográfico porque restringe compreender os fenômenos que o compõem. V- Para facilitar a memorização dos signos (símbolos), principalmente nos mapas, podemos explorar a analogia entre sua forma e o que eles representam.
As afirmações corretas são, apenas
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070899 Geografia
“Imagens de satélite revelam que a caatinga perdeu 10% da sua vegetação nativa nos últimos 37 anos (período em que o monitoramento passou a ser feito), segundo relatório divulgado pelo MapBiomas. O levantamento mostra que o bioma sofreu modificações em um quarto (25,59%) de seu território em decorrência da ação do homem. Problemas como queimadas e perda de superfície de água têm acelerado a expansão das áreas de desertificação.”
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas  
Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: UFMS Prova: INEP - 2018 - UFMS - Processo Seletivo - Vestibular UFMS |
Q1803318 Geografia
As geotecnologias são um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (ROSA, 2005). Almeida (2009) complementa que as geotecnologias envolvem a utilização de um conjunto de recursos computacionais e metodológicos para o cumprimento de suas funções, entre esses, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e o Sensoriamento Remoto.
Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798240 Geografia
Nas últimas décadas, o avanço tecnológico tem ampliado as possibilidades de realização do geoprocessamento. Uma das tecnologias em destaque nessa área é o sensoriamento remoto, caracterizado por
Alternativas
Q1795963 Geografia
Leia a tirinha de Fernando Gonsales.

Imagem associada para resolução da questão
(Eustáquio de Sene e João C. Moreira. Geografia geral e do Brasil, 2012.)
De maneira lúdica, a tirinha sugere o emprego do
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: E
5: C