Questões de Vestibular
Sobre sensoriamento remoto e geoprocessamento em geografia
Foram encontradas 15 questões
Zanilatto, R. C.; Leme, A. M.; Pancher, A. M.; Basotti, I. S. A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública, 2017.
Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações:
I- A projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e de meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica. II- O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios se mantêm constantes de ano para ano. III- Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são o resultado crescente da utilização conjunta de mapas digitais, elaborados com base em imagens de satélite e o auxílio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de banco de dados georreferenciados. IV- A cartografia temática limita o planejamento de intervenções no espaço geográfico porque restringe compreender os fenômenos que o compõem. V- Para facilitar a memorização dos signos (símbolos), principalmente nos mapas, podemos explorar a analogia entre sua forma e o que eles representam.
As afirmações corretas são, apenas
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.
(Eustáquio de Sene e João C. Moreira. Geografia geral e do Brasil, 2012.)
De maneira lúdica, a tirinha sugere o emprego do
Disponível em: https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/ba/hth1/ba16_11.htm
A imagem SRTM contém uma área indicada pela seta que se individualiza por suas paisagens singulares. Pelas características apresentadas pelo produto cartográfico acima, essa área corresponde a um/uma
A relação entre a Geografia e as novas tecnologias da informação permitem, por exemplo, que o usuário de internet “atue” como cartógrafo, criando mapas de acordo com suas necessidades. Como exemplo, a imagem acima mostra o arruamento da cidade de Diamantina-MG, o relevo e a localização das escolas da cidade.
Fonte: https://www.google.com.br/maps/search/escolas+em+Diamantina+-+MG/ @-18.2444135,-43.6085731,3009m/data=!3m1!1e3
O conjunto dessas ferramentas cartográficas são denominadas:
Com a utilização de aplicativos como Uber, Google Maps, Waze e de outros serviços de geolocalização acessíveis pelo celular, ir de um lugar para outro nunca foi tão fácil. Dada a grande adesão aos serviços de geolocalização que utilizam o GPS, uma queda nesse sistema causaria prejuízos de US$ 1 bilhão por dia nos Estados Unidos. Tal cenário é hipotético e improvável, mas foi calculado pelo Departamento de Comércio americano. Melhor que ele não se realize, afinal, a tecnologia nos deixou mal-acostumados — ninguém quer navegar pela cidade com um mapa de papel na mão.
(https://noticias.uol.com.br, 23.06.2019. Adaptado.)
Além da substituição de mapas impressos, a tecnologia GPS oferece vantagens econômicas por ser capaz de
Círculos indicam cenas Landsat selecionadas para a estimativa do PRODES 2016. Cinza: municípios prioritários
Disponível em:< http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4344>
Acesso em: 30 abr 2017.
Considerando a imagem acima, assinale a alternativa que apresenta respectivamente a
técnica utilizada para representá-la e a região retratada pela área cinza (municípios
prioritários):
“O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte”. (PRODES, 2016) Tabela:
Taxas PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite)
Disponível em:<http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php
Obs.: As áreas desmatadas listadas na tabela estão em km².
Na tabela, é possível identificar as taxas PRODES de desmatamento, na Amazônia Legal e
nos estados que a compõem entre os anos de 2004-2016. Considerando os dados
apresentados na tabela e o atual cenário de desmatamento na Amazônia Legal, é correto
afirmar:
Alguns aplicativos instalados em dispositivos móveis permitem que mapas digitais e imagens de satélite sejam utilizados para encontrar caminhos, locais de interesse, desvios e alertas de acidentes, de fiscalização ou até mesmo de trânsito intenso. A informação georreferenciada é cada vez mais comum também em apps que oferecem produtos, serviços e relacionamentos sociais. [...] Atualmente encontram-se em funcionamento os sistemas de navegação por satélite norte-americano (GPS) e russo (GLONASS), e estão parcialmente implantados os projetos de navegação por satélite europeu (GALILEO), chinês (COMPASS ou BeiDou-2) e, mais recentemente, o japonês (MICHIBIKI).
A respeito da tecnologia de navegação por satélite, considere as seguintes afirmativas:
1. É a mais importante fonte de dados de navegação terrestre, pois fornece tanto a posição geográfica quanto a atualização da base de dados geográficos dos aparelhos celulares (arruamento, pontos de interesse, direções de vias, entre outros).
2. A informação enviada pelos satélites até o aparelho receptor (smartphone ou tablet, por exemplo) se propaga por ondas eletromagnéticas e independe da existência de rede de internet.
3. A existência de várias constelações artificiais de sistemas de posicionamento por satélites tende a tornar o sistema impreciso, devido às interferências entre os sinais emitidos pelos diferentes satélites.
Assinale a alternativa correta.
1. Os satélites imageadores modernos possuem tecnologia capaz de adquirir imagens mesmo com a presença de densas nuvens, que não são mais um fator limitante, como ocorria com os antigos satélites do século XX. 2. O Brasil, devido aos altos custos e atraso tecnológico, desistiu da construção de satélites imageadores e passou a construir satélites de comunicação. 3. Imagens obtidas por sistemas sensores presentes em satélites são amplamente utilizadas em monitoramentos meteorológicos e de uso do solo, por exemplo.
Assinale a alternativa correta.