Questões de Vestibular
Sobre sistemas agrícolas em geografia
Foram encontradas 41 questões
A humanidade cultiva atualmente 38% do solo não congelado do planeta. As lavouras preenchem um terço dessa área: o resto é ocupado por pastagens e capinzais para criação de animais. Existe pouco espaço para expansão porque a maior parte da área restante é formada por desertos, montanhas, tundra ou cidades.
FOLEY, J. A. Scientific American; Brasil Aula Aberta, n. 14, 2013.
Uma ação que permite otimizar o uso do recurso natural abordado no texto é:
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
BRASIL. Lei n. 11 346, de 15 de setembro de 2006.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 19 out. 2013.
Para atingir os propósitos da legislação citada, uma estratégia adequada é
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities. 2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro. 3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas. 4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
(Ariovaldo U. de Oliveira. “Agricultura brasileira”. In: Jurandyr L. S. Ross et al. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)
Uma das principais consequências do processo descrito no excerto foi
(Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/agriculturafamiliar-a-chave-da-sustentabilidade.)
Sobre a agricultura familiar e suas relações como o agronegócio, especificamente no Brasil, é correto afirmar que:
I. A agricultura de autoconsumo é praticada, atualmente, por famílias rurais brasileiras e se baseia na produção de alimentos para o mercado consumidor com subsídios governamentais e uso de avançadas tecnologias.
II. A agricultura de jardinagem desenvolve-se, sobretudo, em solos inundáveis e é muito comum nas margens de rios. Sendo a rizicultura o principal cultivo, no sudeste asiático, desse sistema de produção.
III. Praticada nas encostas férteis de morros e montanhas, a agricultura de terraceamento baseia-se no uso de terraços que reduzem a erosão e favorecem maior absorção da água pelo solo.
IV. A agricultura comercial moderna se diferencia das tradicionais plantations por empregar tecnologia avançada que gera maior produtividade e lucro. Esse sistema tem atraído grupos empresariais estrangeiros interessados não apenas na produção agrária, mas também em conquistar o mercado consumidor.
Assinale a alternativa CORRETA.
A técnica visível na imagem favorece a produção agrícola porque
Agricultura hoje. Disponível em: <http://agricultura-hoje.blogspot.com.br/2013/08/>. Acesso em: 29 jun. 2017.
A técnica agrícola, apresentada no esquema acima, é uma das mais adequadas para a preservação ambiental, pois contribui para o melhoramento das características físicas, químicas e biológicas do solo.
Tal técnica é chamada de
Sobre a agricultura orgânica, avalie as afirmações.
I. Apesar de eficiente esse modo de produção não assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos. II. Utiliza-se desmedidamente de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. III. A produção segue os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
Está correto o que se afirma em
(TAMDJIAN, James Onnig & MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p.50)
O fragmento de texto apresenta algumas das características da agricultura de
De acordo com a leitura do cartograma, é correto afirmar:
I - Os países com as maiores extensões territoriais, como a Rússia e o Canadá, são os que apresentam as mais favoráveis condições de ampliação de suas áreas agrícolas.
II - A situação ecológica dos países tropicais tende a se agravar se no futuro suas áreas propícias à agricultura forem realmente incorporadas para a produção, visto que, em grande parte, são áreas de florestas úmidas.
III - As áreas com grande risco de desertificação estão localizadas, em sua maioria, nas bordas dos grandes desertos, os quais tendem a se ampliar em razão das atividades agrícolas e pecuárias predatórias.
IV - As áreas com risco de desertificação encontram-se todas no mundo subdesenvolvido, como resultado de ações exclusivamente antrópicas, pelo uso inadequado do pastoreio, a exemplo do que ocorre no Nordeste brasileiro e nos países africanos, onde se praticam pecuárias ultraextensivas.
A seqüência correta das assertivas é
Ao observar o cartograma com a distribuição das terras mais férteis do mundo, é correto afirmar:
Com base no esquema de localização das propriedades agrícolas da figura acima, assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação aos fatores de localização geográfica.
( ) Considerando que as propriedades agrícolas A, B e C apresentam as mesmas condições produtivas e de acessibilidade ao mercado, é correto afirmar que a propriedade C é a que leva maior vantagem devido à maior proximidade ao mercado consumidor.
( ) Se a propriedade A dispõe de melhor acesso aos créditos, às tecnologias modernas (assistência técnica, maquinário, fertilizantes etc) e ao sistema de transportes eficiente, pode oferecer menor preço e se tornar mais competitiva que as propriedades de localização mais próximas ao mercado consumidor.
( ) Para o capitalismo a relação tempo/custo na produção, se tornou um fator mais importante para o aumento da renda do produtor agrícola, que a proximidade física ao mercado consumidor e a fertilidade natural do solo.
( ) A localização geográfica, no tocante à proximidade entre produtor e consumidor, é o fator determinante para os custos da produção e para o valor final do produto, pois quem estiver mais próximo dos centros consumidores sempre apresentará maior acessibilidade ao mercado consumidor e adquirirá maior renda diferencial da terra.
A seqüência correta das assertivas é
(MENDES, I. L. e TAMDJIAN, J. O. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2005. Adaptado.)
Os procedimentos descritos no texto possibilitaram a ampliação da área destinada à agricultura