Questões de Vestibular
Sobre vegetação em geografia
Foram encontradas 270 questões
Os textos a seguir caracterizam dois biomas brasileiros.
Texto 1
No contexto da disponibilidade de água através da precipitação, destaca-se a questão do déficit hídrico na maior parte da área abrangida pelo bioma. O clima na região varia do superúmido (com pluviosidade em torno de 2 000 mm/ano), num pequeno trecho, até o semiárido, em área maior, com pluviosidade entre 300-500 mm/ano e chuvas restritas a poucos meses durante o ano.
Extraído de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/
livros/liv97884_cap7.pdf
Texto 2
Todos os habitantes do(a) [-----] têm suas vidas marcadas pelo eterno ciclo das águas, desde o dourado, um peixe de escamas, até o ribeirinho. O início do período chuvoso ocorre, geralmente, de outubro a março com precipitação média de 1200 mm a 1400 mm e a estação de seca, entre abril e setembro. O ciclo hidrológico e a dinâmica hídrica do bioma são condicionantes importantes que garantem a alta biodiversidade e possibilitam o funcionamento ecológico de toda região.
Extraído de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/
liv97884_cap7.pdf
Os textos 1 e 2 descrevem, respectivamente, a _________ e o(a) _________.
https://www.infoescola.com/biomas/florestas-equatoriais/
A descrição se refere à vegetação ilustrada em
A figura a seguir espacializa quatro biomas da América do Sul.
(Adaptado de CHRISTOPERSON, R. W.; BIKELAND, G. H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, p. 600, 2017.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre as características físico-naturais da América do Sul – responsáveis pela diversidade de biomas no continente –, assinale a alternativa correta.
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em
https://www.sema.rs.gov.br/upload/arquivos/201707/041 2907-areas-proritarias-para-conservacao-da- biodiversidade-ministerio-do-meio-ambiente.pdf
Sobre esse importante ambiente, presente no território brasileiro, é correto afirmar que
Considerando a biodiversidade no território nacional e a relevância do clima na distribuição dos biomas, associe o climograma correspondente ao respectivo bioma brasileiro.
1. Cerrado
2. Pampa
3. Amazônia
4. Caatinga
A numeração correta dos parênteses, da esquerda para a direita, é:
Uma forma de conservação do Cerrado é a prática de queimadas controladas que simulam o ciclo natural do fogo. Observe a imagem que retrata os efeitos visuais de uma queimada controlada em um trecho de Cerrado da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior do estado de São Paulo.
Nessa área foram conduzidos experimentos com queimadas controladas, e os resultados sugerem que essa prática é benéfica para a flora, cujas plantas rebrotam rapidamente depois da passagem do fogo. Nos grupos vegetais em que as queimadas produziram mais efeitos positivos foi registrado até um discreto aumento de espécies vegetais. Antes das queimadas, os pesquisadores contabilizaram 38 espécies de gramíneas e 68 de outras ervas. Depois, esses números subiram para 44 e 74, respectivamente.
Durigan G et al. (2020), Front. For. Glob. Change, 3:13, doi:10.3389/ffgc.2020.00013. Adaptado.
No bioma Cerrado, de acordo com a informação do texto, a
prática de queimadas controladas
“Uma rápida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito às temperaturas médias, é a principal característica física do Brasil meridional. Trata-se de uma condicionante climática que tornou possível a ampla e contínua instalação de um domínio de natureza extratropical [...].”
Ab’ Saber, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial, 2003. p.101.
O excerto acima faz referência ao domínio morfoclimático brasileiro conhecido como
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o bioma descrito.
(IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras, vol. 2, 2009. Adaptado.)
O excerto caracteriza a expansão da ocupação do território brasileiro para uma área ocupada por uma vegetação de
(Antonio D. Nobre. O futuro climático da Amazônia. www.socioambiental.org, 2014. Adaptado.)
Segundo o excerto, a presença dessa poeira promove núcleos de condensação, que são formadores
Sobre a fitofisionomia em destaque no texto, assinale a alternativa CORRETA.
(http://arvoresertecnologico.tumblr.com. Adaptado.)
As características apresentadas correspondem à formação vegetal típica
A partir das informações apresentadas e de conhecimentos sobre o processo de degradação ambiental no Brasil, pode-se afirmar que o bioma com o maior Índice de Risco à Conservação é
Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39358966>http://. Acesso em: 29 mar. 2017.
Sobre o Cerrado, tem-se o seguinte:
Disponível em: http://www.ib.usp.br
Após analisar o quadro, selecione a alternativa que apresenta as informações que completam corretamente os números I, II, III e IV, respectivamente.
Analise os mapas abaixo, e correlacione o número com seus respectivos autores:
AUTORES
A – Jurandyr Luciano Sanches Ross
B – Aroldo de Azevedo
C – Aziz Nacib Ab´Saber
A sequência CORRETA é:
Compreende um conjunto de formações que têm em comum a presença de três estratos herbáceos recobrindo o solo, ocupando 20% do planeta. As árvores são tortuosas e possuem folhas duras. Ocupam terras baixas tropicais com clima sazonal. A precipitação total pode variar de 250 mm/ano até 1300 mm/ ano, sempre com uma estação seca longa. Possui uma fauna muito rica, principalmente em mamíferos.
(José B. Conti e Sueli A. Furlan. “Geoecologia: o clima, os solos e a biota”. In: Jurandyr L. S. Ross (org). Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)
O bioma caracterizado pelo excerto corresponde