Questões de Vestibular Sobre américa latina na atualidade em atualidades

Foram encontradas 34 questões

Q2058765 Atualidades
A partir de uma análise de conjuntura, relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro geopolítico da América do Sul aos diferentes países onde se manifestaram, numerando as afirmações abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Bolívia 2. Peru 3. Venezuela 4. Argentina
( ) Após o retorno de um governo de centro-esquerda ao poder no país mergulhado em crise econômica e alto índice de desemprego herdados do último governo de características neoliberais, medidas tais como taxação de grandes fortunas, congelamento de preços e intervenção em empresas etc. vem sendo tomadas no país.
( ) Após uma onda de crise política que marcou o final do último governo eleito, uma nova eleição legitimou em primeiro turno à volta ao poder de um governo de esquerda, do mesmo partido do ex-presidente, que agora tem como foco resolver os problemas internos daquele país.
( ) O país arrasta-se em meio a uma crise política decorrente de corrupção, tendo vários políticos investigados pela Operação Lava Jato. Empresas como Odebrecht e Braskem admitem ter pagado milhões em propina para obterem favorecimentos ilícitos, envolvendo diretamente seu ex-presidente e a líder do principal partido do país, o que levou a uma crise, em 2016, fazendo a disputa entre o então governo e oposição se acirrar profundamente.
( ) O atual governo, com baixíssima legitimidade, enfrenta a pior crise da história moderna do país, cuja economia vem sendo assolada por inflação exorbitante, e a sociedade por carestias em todos os setores, fuga de investimentos, radicalização e perseguição política e aguda crise social.


A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos II e III |
Q1793884 Atualidades
O choque entre instituições mergulhou o país em uma profunda crise política. A disputa entre o presidente e o Congresso, dominado por uma maioria oposicionista, precipitou-se na noite do dia 30 de setembro de 2019. O bloqueio do Parlamento levou o mandatário a dissolvê-lo e a convocar novas eleições legislativas. Invocou para isso um mecanismo previsto no artigo 134 da Constituição, que pode ser ativado quando a Câmara se recusa a considerar dois projetos de lei do Governo. O Exército se alinhou com o presidente, enquanto a bancada partidária fujimorista e seus aliados da direita votaram por suspender o presidente de suas funções.
Imagem associada para resolução da questão
O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2021 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1770261 Atualidades
Piñera pede “perdão” e anuncia medidas para conter protestos no Chile
O presidente chileno, Sebastián Piñera, prometeu aumentar a aposentadoria, melhorar o atendimento de saúde e aplicar impostos aos que ganham mais, uma tentativa de acalmar uma onda de distúrbios e protestos contra a desigualdade que vem sacudindo um dos países mais estáveis da América Latina. Entre as medidas anunciadas, está o aumento imediato das pensões e elevações adicionais dentro de dois anos, assim como melhorias nas aposentadorias da classe média, das mulheres e de idosos deficientes. O presidente propôs ainda a criação de seguros para conter os gastos de saúde das famílias, um aumento de 16% no salário mínimo e um mecanismo para frear a alta recente das tarifas elétricas.
NATALIA MIRANDA E FABIÁN CAMBERO
Adaptado de noticias.uol.com.br, 23/10/2019.
As medidas anunciadas pelo presidente chileno para conter os intensos e duradouros protestos de 2019 apontam para um programa de reconfiguração do país baseado na ampliação da:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNIVESP Prova: VUNESP - 2018 - UNIVESP - Vestibular |
Q1686613 Atualidades
A Venezuela está enfrentando uma grave crise institucional e econômica, com a presença de distúrbios sociais e instabilidade política. Considerando que a economia do país possui enorme dependência das exportações de petróleo, uma das razões dos problemas econômicos do país diz respeito à
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1405928 Atualidades
Relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro político da América Latina aos diferentes países onde se manifestaram, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Argentina 2. Peru 3. Venezuela 4. Bolívia
Coluna II ( ) Pedro Pablo Kuczynski, apresentou sua renúncia ao Congresso em 2018, às vésperas de uma votação de impeachment, em meio ao escândalo político envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e a compra de votos. ( ) A liderança política de Evo Morales enfrenta uma situação de incerteza depois do referendo constitucional realizado em fevereiro de 2016, que culminou com a derrota do oficialismo na sua intenção de modificar um artigo constitucional para permitir uma nova postulação do presidente em 2019. ( ) Maurício Macri realiza uma política econômica de inspiração neoliberal, numa proposta contrária às políticas estatizantes que marcaram os anos de kirchnerismo. ( ) O país apresenta inflação meteórica, com escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica, com uma recessão que gera radicalização política entre oposição e governo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 07 |
Q1404892 Atualidades

O Brasil, a partir da década de 1990, inicia uma política de incentivos para que os carros passassem a utilizar o gás natural como fonte alternativa para os combustíveis como a gasolina e o álcool em virtude do baixo preço ocasionado pelo excedente de produção. Atualmente, aumentos sucessivos realizados pelo país fornecedor, resultaram no encarecimento e escassez desse gás aos consumidores.

Nesse contexto, constata-se que o país fornecedor é a ______________________, cuja produção é transportada por meio do _________________________.


As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1403518 Atualidades

Leia atentamente os dois textos a seguir.



Texto 1

A Venezuela é o país com as maiores reservas do mundo, com 300,9 bilhões de barris, de acordo com dados da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Mas ter petróleo nem sempre é sinônimo de riqueza. A Venezuela enfrenta uma crise econômica que fez com que até 3,4 milhões de venezuelanos abandonassem o país, segundo dados da ONU. Na Venezuela, a geologia não facilitou esse trabalho. A maioria do seu petróleo é do tipo pesado, e esta alta densidade torna mais difícil e cara sua extração, porque é preciso usar dissolvente para que o material possa circular.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47795371 <BBC Brasil>. Acesso em: 07 de abril de 2019. Adaptado.



Texto 2



O Mercosul é uma das principais potências energética do mundo. O bloco detém 19,6% das reservas provadas de petróleo do mundo, 3,1% das reservas de gás natural e 16% das reservas de gás recuperáveis de xisto.
Disponível em: <http://www.secretariadegoverno.gov.br/menu-de-relevancia/cupula-social-do-mercosul-2015/conheca-o-mercosul/mercosul Acesso em: 05 out. 2019.


Com base nas informações dos Textos 1 e 2 e nos conhecimentos e sobre o Mercosul, é correto afirmar:

Alternativas
Q1397546 Atualidades

Em 22 de junho de 2012, o presidente Fernando Lugo foi acusado de fraco desempenho de suas funções e destituído pelo Senado paraguaio.


Sobre as repercussões desse fato na agenda externa do país, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q1397349 Atualidades
As taxas de natalidade apresentadas no cartograma a seguir mostram que os países da América do Sul que estão mais distantes do terceiro estágio da transição demográfica são, exclusivamente, os seguintes: Imagem associada para resolução da questão

FONTE: Mundo Educação. Endereço eletrônico: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/transicao-demografi ca.htm Acesso em 21 de julho de 2018.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2020 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392745 Atualidades
“O Cais do Valongo, maior porto de entrada de negros escravizados na América Latina, recebeu na manhã de hoje (23) o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O sítio arqueológico fica na zona portuária do Rio de Janeiro e foi descoberto em 2011, durante escavações das obras do Porto Maravilha.”
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/cais-dovalongo-recebe-titulo-de-patrimonio-mundial-da-unesco)
Em que se fundamenta o referido título concedido em 2018?
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2018 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1390458 Atualidades
Leia o excerto abaixo:
Não é fácil falar da Nicarágua, pela complexidade e os simbolismos que tem para América Latina e especialmente para a esquerda. Não considero atualmente o governo do Ortega um governo de esquerda na sua essência mesmo que discursivamente se coloque nessa posição. Dito isto, já foram mais de três meses de violência, repressão e morte. O que está acontecendo na Nicarágua? (RIO, Andrés del. Violência e morte na Nicarágua – um silêncio ensurdecedor. Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2018/07/25/violencia-e-mortena-nicaragua-um-silencio-ensurdecedor/. Acesso em: 20 ago. 2018, às 18h00.)

Com base em seus conhecimentos sobre os problemas sociais, econômicos e políticos que vieram à tona em abril de 2018 no referido país latino-americano, identifique a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387227 Atualidades
Pequim é o grande credor da Venezuela. Ao longo da última década, emprestou-lhe quase 62 bilhões de dólares (233 bilhões de reais, pelo câmbio atual), segundo a Base de Dados do Financiamento China – América Latina do Diálogo Interamericano e Universidade de Boston. Uma soma que representa aproximadamente 40% do financiamento que Pequim concedeu a toda a América Latina. A maior parte é composta por créditos pagáveis em petróleo. E aproximadamente um terço, 20 bilhões (75 bilhões de reais), ainda está pendente de devolulução.
(China e Venezuela: uma relação baseada em dívidas. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/25/internacional/1548438622_696886.html. Acesso em: 09 mar. 2019, às 22h10)
Sobre as relações entre China e Venezuela, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2015 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1386143 Atualidades
Na sequência de 18 meses de negociações secretas, mediadas pelo Papa Francisco e o Canadá, os líderes dos EUA e Cuba anunciaram, em dezembro de 2014, que planejavam reabrir embaixadas nas capitais um do outro e normalizar as relações. Com as relações diplomáticas restauradas, os Estados Unidos e Cuba têm pela frente a mais difícil tarefa, que é a normalização das relações globais.
Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/obama-anuncia-volta-de-relacoes-com-cuba-e-abertura-de-embaixada.html Adaptado. Publicado em 1-7-2015.

Sobre esse tema, observe a charge a seguir:
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Imagem: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/22340 Acesso 23-09-2015

A mudança política, informada pela matéria, foi tema para o chargista produzir sua versão sobre o assunto. Na interpretação do artista, Cuba
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2012 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383004 Atualidades
“Uma polêmica ronda a América Latina. Ela toca em pontos sensíveis e várias ordens de interesses. Trata-se das propostas envolvendo a elaboração de novas legislações para os meios de comunicação em alguns países do continente. Isso acontece especialmente na Venezuela, Argentina, Equador e Bolívia. No Brasil ainda não há uma decisão de governo a respeito” (Revista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, n. 71).
Na Argentina, a nova regulamentação da área de comunicações levada a cabo pelo governo de Cristina Kirchner tem gerado amplo debate nacional, envolvendo disputas jurídicas.
Assinale a afirmação correta sobre esse debate:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2012 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1382990 Atualidades
O fato que desencadeou a aprovação, em julho deste ano, da entrada oficial da Venezuela no Mercosul – Mercado Comum do Sul – como membro pleno foi:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381488 Atualidades
O poder que os meios de comunicação, particularmente a televisão, exercem sobre a opinião pública é tema de Rede de intrigas, filme de Sidney Lumet. Na América Latina, desde a década de 1980, o debate político ocupa-se do assunto. No Brasil, Tancredo Neves afirmou, referindo-se à Rede Globo: “Eu brigo com o Papa, com a Igreja Católica, com o PMDB, brigo com todo o mundo; eu só não brigo com o doutor Roberto”. Já na Argentina, o político César Jaroslavsky, fazendo referência ao Clarín, declarou: “Temos que tomar cuidado com esse jornal. Ataca como partido político e, se alguém o contesta, defende-se com a liberdade de imprensa”.
Sobre a atuação desses grandes grupos de comunicação no Brasil e na Argentina (Globo e Clarín), é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2009 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381018 Atualidades
“O Paraguai vai aceitar a oferta do Brasil sobre a hidrelétrica binacional de Itaipu, o que encerraria disputa que há 11 meses afeta a relação entre os países e trava o Mercosul” (Folha de S.Paulo, 24/7/09). Assinale a alternativa correta sobre o acordo firmado entre Brasil e Paraguai, em julho de 2009, referente à usina de Itaipu.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2018 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1369303 Atualidades
A Argentina atravessa nos últimos meses uma crise social profunda. Manifestações tomaram as ruas em setembro exigindo a saída do presidente, Maurício Macri. Essa situação no país latino-americano está associada:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2014 - UCPEL - Vestibular |
Q1364355 Atualidades
Observe, no gráfico a seguir, que a Venezuela possui uma das maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.
Maiores reservas comprovadas de petróleo do Imagem associada para resolução da questão

Entretanto, o país vem enfrentando violentos protestos desde fevereiro de 2014 e a situação já é de crise desde que o atual presidente, Nicolás Maduro, venceu a eleição em 2013 por uma pequena margem de votos. Sobre a Venezuela, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAG Órgão: FAG Prova: FAG - 2016 - FAG - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1355486 Atualidades
Colombianos rejeitam acordo de paz com as FARC

“Para que a consulta popular fosse válida, era necessário um mínimo de 4.536.992 votos "sim", fasquia que foi ultrapassada. Os eleitores colombianos rejeitaram, em referendo, o acordo de paz do Governo com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). De acordo com os resultados oficiais, quando estavam escrutinadas 99,08% das mesas, 50,24% dos votantes (6.400.516) disseram "não" ao acordo e 49,75% (6.338.473) disseram "sim".” http://www.dn.pt/mundo/

Sobre as FARC, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C
6: B
7: A
8: B
9: D
10: E
11: B
12: B
13: D
14: D
15: B
16: B
17: C
18: A
19: A
20: E