Questões de Vestibular
Sobre américa latina na atualidade em atualidades
Foram encontradas 34 questões
1. Bolívia 2. Peru 3. Venezuela 4. Argentina
( ) Após o retorno de um governo de centro-esquerda ao poder no país mergulhado em crise econômica e alto índice de desemprego herdados do último governo de características neoliberais, medidas tais como taxação de grandes fortunas, congelamento de preços e intervenção em empresas etc. vem sendo tomadas no país.
( ) Após uma onda de crise política que marcou o final do último governo eleito, uma nova eleição legitimou em primeiro turno à volta ao poder de um governo de esquerda, do mesmo partido do ex-presidente, que agora tem como foco resolver os problemas internos daquele país.
( ) O país arrasta-se em meio a uma crise política decorrente de corrupção, tendo vários políticos investigados pela Operação Lava Jato. Empresas como Odebrecht e Braskem admitem ter pagado milhões em propina para obterem favorecimentos ilícitos, envolvendo diretamente seu ex-presidente e a líder do principal partido do país, o que levou a uma crise, em 2016, fazendo a disputa entre o então governo e oposição se acirrar profundamente.
( ) O atual governo, com baixíssima legitimidade, enfrenta a pior crise da história moderna do país, cuja economia vem sendo assolada por inflação exorbitante, e a sociedade por carestias em todos os setores, fuga de investimentos, radicalização e perseguição política e aguda crise social.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)
Coluna I 1. Argentina 2. Peru 3. Venezuela 4. Bolívia
Coluna II ( ) Pedro Pablo Kuczynski, apresentou sua renúncia ao Congresso em 2018, às vésperas de uma votação de impeachment, em meio ao escândalo político envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e a compra de votos. ( ) A liderança política de Evo Morales enfrenta uma situação de incerteza depois do referendo constitucional realizado em fevereiro de 2016, que culminou com a derrota do oficialismo na sua intenção de modificar um artigo constitucional para permitir uma nova postulação do presidente em 2019. ( ) Maurício Macri realiza uma política econômica de inspiração neoliberal, numa proposta contrária às políticas estatizantes que marcaram os anos de kirchnerismo. ( ) O país apresenta inflação meteórica, com escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica, com uma recessão que gera radicalização política entre oposição e governo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O Brasil, a partir da década de 1990, inicia uma política de incentivos para que os carros passassem a utilizar o gás natural como fonte alternativa para os combustíveis como a gasolina e o álcool em virtude do baixo preço ocasionado pelo excedente de produção. Atualmente, aumentos sucessivos realizados pelo país fornecedor, resultaram no encarecimento e escassez desse gás aos consumidores.
Nesse contexto, constata-se que o país fornecedor é a ______________________, cuja produção é transportada por meio do _________________________.
As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,
Leia atentamente os dois textos a seguir.
Texto 1
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47795371 <BBC Brasil>. Acesso em: 07 de abril de 2019. Adaptado.
Texto 2
Disponível em: <http://www.secretariadegoverno.gov.br/menu-de-relevancia/cupula-social-do-mercosul-2015/conheca-o-mercosul/mercosul Acesso em: 05 out. 2019.
Com base nas informações dos Textos 1 e 2 e nos conhecimentos e sobre o Mercosul, é correto afirmar:
Em 22 de junho de 2012, o presidente Fernando Lugo foi acusado de fraco desempenho de suas funções e destituído pelo Senado paraguaio.
Sobre as repercussões desse fato na agenda externa do país, é CORRETO afirmar:
FONTE: Mundo Educação. Endereço eletrônico: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/transicao-demografi ca.htm Acesso em 21 de julho de 2018.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/cais-dovalongo-recebe-titulo-de-patrimonio-mundial-da-unesco)
Em que se fundamenta o referido título concedido em 2018?
Não é fácil falar da Nicarágua, pela complexidade e os simbolismos que tem para América Latina e especialmente para a esquerda. Não considero atualmente o governo do Ortega um governo de esquerda na sua essência mesmo que discursivamente se coloque nessa posição. Dito isto, já foram mais de três meses de violência, repressão e morte. O que está acontecendo na Nicarágua? (RIO, Andrés del. Violência e morte na Nicarágua – um silêncio ensurdecedor. Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2018/07/25/violencia-e-mortena-nicaragua-um-silencio-ensurdecedor/. Acesso em: 20 ago. 2018, às 18h00.)
Com base em seus conhecimentos sobre os problemas sociais, econômicos e políticos que vieram à tona em abril de 2018 no referido país latino-americano, identifique a alternativa correta:
(China e Venezuela: uma relação baseada em dívidas. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/25/internacional/1548438622_696886.html. Acesso em: 09 mar. 2019, às 22h10)
Sobre as relações entre China e Venezuela, é correto afirmar que:
Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/obama-anuncia-volta-de-relacoes-com-cuba-e-abertura-de-embaixada.html Adaptado. Publicado em 1-7-2015.
Sobre esse tema, observe a charge a seguir:
Fonte: Imagem: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/22340 Acesso 23-09-2015
A mudança política, informada pela matéria, foi tema para o chargista produzir sua versão sobre o assunto. Na interpretação do artista, Cuba
Na Argentina, a nova regulamentação da área de comunicações levada a cabo pelo governo de Cristina Kirchner tem gerado amplo debate nacional, envolvendo disputas jurídicas.
Assinale a afirmação correta sobre esse debate:
Sobre a atuação desses grandes grupos de comunicação no Brasil e na Argentina (Globo e Clarín), é correto afirmar que:
Maiores reservas comprovadas de petróleo do
Entretanto, o país vem enfrentando violentos protestos desde fevereiro de 2014 e a situação já é de crise desde que o atual presidente, Nicolás Maduro, venceu a eleição em 2013 por uma pequena margem de votos. Sobre a Venezuela, é correto afirmar que
“Para que a consulta popular fosse válida, era necessário um mínimo de 4.536.992 votos "sim", fasquia que foi ultrapassada. Os eleitores colombianos rejeitaram, em referendo, o acordo de paz do Governo com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). De acordo com os resultados oficiais, quando estavam escrutinadas 99,08% das mesas, 50,24% dos votantes (6.400.516) disseram "não" ao acordo e 49,75% (6.338.473) disseram "sim".” http://www.dn.pt/mundo/
Sobre as FARC, assinale a alternativa incorreta.