Questões de Vestibular Sobre atualidades do ano de 2019 em atualidades

Foram encontradas 22 questões

Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962048 Atualidades
O combate aos produtos made in China é uma bandeira de campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde março de 2019, ele começou a colocar em prática sua política America First (América Primeiro, na tradução livre), que tem entre seus objetivos fortalecer a indústria norte-americana. Em contrapartida, o governo do país asiático está buscando medidas na política econômica internacional para aumentar as taxas alfandegárias entre 10% e 25%. Ações como essa chegam como represália porque Washington aumentou seus impostos a uma lista de produtos da China no valor de 200 bilhões de dólares (795 bilhões de reais).

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798233 Atualidades
No início de 2019 ocorreu o protesto de milhares de pessoas nas ruas de Madri, na Espanha.

Imagem associada para resolução da questão
(www.agenciabrasil.ebc.com.br)
Esse protesto teve como uma de suas principais motivações a defesa
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNIFOA Órgão: UNIFOA Prova: UNIFOA - 2018 - UNIFOA - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1793958 Atualidades
Observando atentamente os infográficos abaixo, é possível ter em conta a tragédia do povo sírio, após quase sete anos de guerra civil, provocada por uma mistura de conflitos políticos e religiosos internos, interferências de potências estrangeiras e motivações econômicas, dada a posição do país em região produtora de petróleo.
Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43764607, acessado em 12/05/2018.
O drama dos refugiados por vezes choca o planeta, como nas imagens de crianças mortas nas praias, após tentativas frustradas de entrar na Europa. Mas, para aqueles refugiados que conseguem chegar aos países europeus, além das barreiras linguística, cultural e econômica, soma-se uma dificuldade: as ações políticas, quando não ações violentas, de grupos que rejeitam e hostilizam a chegada dessa população em busca de sobrevivência.
Assinale abaixo a orientação ideológica desses grupos:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos II e III |
Q1793884 Atualidades
O choque entre instituições mergulhou o país em uma profunda crise política. A disputa entre o presidente e o Congresso, dominado por uma maioria oposicionista, precipitou-se na noite do dia 30 de setembro de 2019. O bloqueio do Parlamento levou o mandatário a dissolvê-lo e a convocar novas eleições legislativas. Invocou para isso um mecanismo previsto no artigo 134 da Constituição, que pode ser ativado quando a Câmara se recusa a considerar dois projetos de lei do Governo. O Exército se alinhou com o presidente, enquanto a bancada partidária fujimorista e seus aliados da direita votaram por suspender o presidente de suas funções.
Imagem associada para resolução da questão
O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos I, IV, V e VI |
Q1793340 Atualidades

Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa.

EUA derrubam drone iraniano no Estreito de Ormuz

Os Estados Unidos derrubaram [...] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.

[...] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.

[...] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica.

As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere as seguintes proposições:

I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo.

II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.

III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2018 Banca: ESPM Órgão: ESPM Prova: ESPM - 2018 - ESPM - Vestibular 2019/1 - RS |
Q1789011 Atualidades
O país não entrará em default. Nem neste ano, nem no ano que vem. Em uma mensagem de menos de dois minutos, transmitida pela televisão, antes da abertura dos mercados, o presidente anunciou um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para antecipar todos os recursos necessários ao cumprimento do programa financeiro até dezembro de 2019. O dinheiro é parte do resgate de 50 bilhões de dólares (206 bilhões de reais assinado com o FMI em junho).
(https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29)
O acordo com o FMI produziu forte descontentamento na população do país que recorda as péssimas experiências de acordos anteriores (20 nos últimos 60 anos).
O país tratado no texto e o presidente que anunciou o acordo com o FMI são:
Alternativas
Q1784318 Atualidades
Observe a tabela abaixo, que apresenta a taxa de desocupação(%) das pessoas de 14 anos ou mais de idade, por Unidades da Federação do Brasil.
Imagem associada para resolução da questão

Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que
Alternativas
Q1784308 Atualidades
Leia os segmentos abaixo.
No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba.
Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/ 02/ lama-toxica-policao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>. Acesso em: 21 mar. 2019.

Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Disponível em: < https://wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/lama avanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtm 1 >. Acesso em: 21 mar. 2019.
Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.
I - Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitas de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo. II - Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica. III- O impacto do rompimento da barragem da Samarcó, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.
Quais estão corretas?

Alternativas
Q1784304 Atualidades
Leia o segmento abaixo. Estas pessoas que estão vindo agora são refugiados que não são famintos, sem pão ou água. São pessoas que, ontem, tinham orgulho de seus lares, de suas posições na sociedade, que, frequentemente, tinham um alto grau de educação e assim por diante. Mas, agora eles são refugiados.
Disponível em:<https://222.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-o-medo- dos-reugiados> . Acesso em: 02 jul. 2019.
Sobre o tema refugiados no mundo, é correto afirmar que
Alternativas
Q1784301 Atualidades
O final de 2018 e os meses iniciais de 2019 caracterizaram-se por um aumento de incertezas e uma perda de dinamismo da economia mundial.
Considere as seguintes afirmações a respeito das principais fontes de incerteza.
I - A desaceleração do comércio internacional, em parte associada a conflitos comerciais, como entre Estados Unidos e China. II - A interferência de questões políticas, com destaque para a perspectiva de saída (Brexit) do Reino Unido da União Europeia. III- As perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, o risco de uma recessão na Europa e a desaceleração da economia chinesa.
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380981 Atualidades
Em 25 de janeiro de 2019, em Brumadinho (MG), ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos considerada de “baixo risco” e com “alto potencial de danos” da mineradora Vale. Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/25/politica/1551065907_650249.html

Sobre esse assunto, considerando também suas consequências, assinale a opção incorreta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380977 Atualidades
Facebook e YouTube (Google) correram para apagar os horrores do vídeo da mesquita em suas plataformas, mas com pouco efeito, por terem resistido à criação de estruturas capazes de identificar e editar conteúdo na velocidade necessária. Até hoje, não se consideram mídia, não aceitam a responsabilidade jornalística sobre o conteúdo postado por usuários, ainda que sejam assassinos. No caso do Facebook, através do qual o atirador transmitiu ao vivo os 17 minutos de seu programa na Nova Zelândia, para todo o mundo, o fundador e presidente Mark Zuckerberg ainda se manifesta declaradamente contra filtros de segurança. “Nós não examinamos o que as pessoas falam antes que elas falem”, escrevia ele há pouco mais de um ano, “e francamente eu não acredito que a sociedade queira que nós o façamos”. [...] Cobra-se, antes de mais nada, alguma forma de evitar que a facilidade da transmissão acabe estimulando ataques semelhantes. Nelson de Sá, “Transmissão ao vivo de ataque na Nova Zelândia amplia cerco ao Facebook”, Folha de S.Paulo, 15/03/2019.
Na análise da qual um trecho é acima reproduzido, o jornalista Nelson de Sá critica aspectos do funcionamento das redes sociais, em especial o Facebook e o YouTube. Sua crítica se dá no contexto do atentado de Christchurch, na Nova Zelândia, quando um militante de extrema-direita assassinou 51 pessoas, principalmente frequentadores de uma mesquita. O assassino divulgou o atentado numa transmissão ao vivo pelo Facebook, assistida por milhares de pessoas. De acordo com o texto, é correto afirmar que Nelson de Sá defende a ideia de que nas redes sociais haja:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380975 Atualidades
Houve 87.257 incêndios florestais no Brasil, entre 1º de janeiro e 29 de agosto de 2019, de acordo com registros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No mesmo período, a título de comparação, houve 26.581 incêndios desse tipo na Venezuela, o segundo país onde mais ocorreram na América do Sul. A situação das florestas no Brasil, em especial a da Floresta Amazônica, tornou-se tema de discussão em várias reuniões entre chefes de Estado no mundo. Em agosto, houve até mesmo um conflito pelas redes sociais e meios de comunicação entre os presidentes brasileiro e francês, Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron. Nesse contexto, foi bastante citado o Acordo de Paris. Ratificado em 2015, esse tratado entre países que compõem a Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, versa sobre:
Alternativas
Q1341332 Atualidades
"A França é parte da Amazônia", diz Macron
Mundo, 24/09/2019 10:00
Emmanuel Macron, ao deslocar-se entre reuniões na Cúpula do Clima da Onu em Nova York, disse que "a França é parte da Amazônia, então eu devo ser eficiente em buscar soluções". Em entrevista à Folha, o presidente francês disse "respeito a preocupação de Bolsonaro, mas obviamente nós respeitamos a soberania dos países". E completou: "Todos os líderes estão preocupados e completamente conscientes sobre a importância do tópico. Acho que o propósito final de todo mundo deveria ser o reflorestamento depois do fogo, a prevenção de incêndios e a conservação da Floresta Amazônica".
Fonte: https://www.oantagonista.com/mundo/a-franca-e-parte-da-amazonia-diz-macron/
Ao afirmar: "A França é parte da Amazônia", o presidente da França, Emmanuel Macron, refere-se:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2019 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame |
Q1041079 Atualidades

PUREZA: UMA MULHER CONTRA O TRABALHO ESCRAVO


Imagem associada para resolução da questão


A maranhense Pureza Lopes Loiola é uma importante protagonista do combate ao trabalho escravo no Brasil. Em 1993, ela saiu de Bacabal (MA), onde morava, em busca de seu filho Abel, que fora aliciado para trabalhar em uma fazenda na região. Percorreu diversos municípios do Maranhão e do Pará, buscando o paradeiro do filho. Durante a procura, que durou até 1996, quando Abel retornou ao lar, ela deparou com graves situações de exploração de trabalhadores em garimpos, carvoarias e fazendas. Pureza registrou e denunciou essas violações às autoridades do poder público. As suas andanças e denúncias precederam à ação do Estado brasileiro, que reconheceu a existência do trabalho escravo no país somente em 1995.

Adaptado de escravonempensar.org.br.


A história de Pureza Lopes Loiola alerta sobre a permanência do trabalho análogo ao escravo na sociedade brasileira na atualidade.


Um dos principais fatores que possibilitam essa permanência é a:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2019 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame |
Q1041070 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão


No terceiro quadrinho, a afirmação do personagem contradiz o seguinte princípio do valor fundamental enunciado no primeiro quadrinho:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2019 - UERJ - Vestibular - Segundo Exame |
Q1041069 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão


O artista Belmonte, por meio de seu personagem Juca Pato, retratou episódios importantes da história brasileira e internacional entre as décadas de 1920 e 1940. A charge acima, por exemplo, tematiza de forma irônica a entrada do governo brasileiro em 1942 na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


A atitude de Juca Pato, ao decidir ir à guerra, está associada à seguinte conjuntura do governo varguista:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular 4º Dia |
Q1013858 Atualidades

Considere as seguintes afirmações sobre o crescimento da extrema-direita no Ocidente contemporâneo.


I - Na Alemanha, o movimento político Pegida, fundado em 2014, tem-se caracterizado por sua oposição virulenta à imigração estrangeira e ao que chama de “islamização” do país.

II - Na Hungria, o governo de Viktor Orban tem-se caracterizado pela dura repressão aos movimentos de extrema-direita e pela defesa intransigente da democracia liberal e da participação do país na União Europeia.

III- Nos Estados Unidos, a chamada “alt-right” tem-se caracterizado pela defesa explícita da supremacia branca, da segregação racial, e pela oposição à imigração, especialmente do Oriente Médio e da América Latina, ao país.


Quais estão corretas?

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular 4º Dia |
Q1013853 Atualidades

Leia as afirmações abaixo, sobre a história do Oriente Médio contemporâneo.


I - Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), os países árabes infligiram uma dura derrota a Israel e recuperaram os territórios perdidos durante a guerra árabe-israelense de 1948.

II - Em 1990, após três décadas de separação, Iêmen do Norte e Iêmen do Sul foram reunificados, o que não impediu a eclosão de uma guerra civil entre facções rivais em 1994.

III- Nas últimas décadas, Irã e Arábia Saudita têm competido pela liderança religiosa e econômica da região, o que levou a conflitos geopolíticos entre os países, como, por exemplo, seus diferentes papéis na atual guerra civil na Síria.


Quais estão corretas?

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2019 - UERJ - Vestibular - Primeiro Exame |
Q998967 Atualidades

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ENTRA NO JOGO DA POLÍTICA

O uso de tecnologias para influenciar o debate político não é novidade. Na eleição presidencial brasileira de 2014, 10% das interações no Twitter foram feitas por máquinas. Desde então, os cientistas encontraram evidências da influência de robôs em todos os grandes debates. Uma pesquisa da USP, com participantes de um protesto em São Paulo contra o governo Dilma, em 2015, mostrou que 64% acreditavam que o PT queria implantar um regime comunista, 71% que o filho de Lula é um dos sócios da Friboi e 53% que o PCC é um braço armado do PT. Já em manifestação contra o impeachment, no ano seguinte, 56,7% afirmavam que os protestos contra a corrupção foram articulados pelos E.U.A. e 55,7% diziam que o juiz Sergio Moro é filiado ao PSDB. Nenhum dos pontos mencionados nas enquetes é fato.

FELIPE FLORESTI

Adaptado de revistagalileu.globo.com, 27/02/2018


A influência da inteligência artificial no debate político tornou-se eficaz após a ocorrência do seguinte processo social:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: C
5: C
6: A
7: E
8: D
9: A
10: E
11: E
12: A
13: C
14: C
15: B
16: A
17: B
18: D
19: D
20: A