Questões de Vestibular de Atualidades - Ciência, Tecnologia e Inovação na Atualidade

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2017 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2017 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1401106 Atualidades
No mundo virtual, milhões de pessoas falam, compram, compartilham dados e se reúnem para tratar dos mais variados assuntos. Nas figuras, os números mostram a movimentação média, em 1 minuto, de algumas das principais empresas e ferramentas de internet nos anos de 2015 e 2017. Imagem associada para resolução da questão
www.excelacom.com. Adaptado.
Sobre a internet e os números mostrados nas figuras, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2015 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1386132 Atualidades
A tecnologia moderna reestrutura profundamente a consciência e a memória, impondo uma nova ordem nas formas tradicionais de compreender e de agir sobre o mundo. De um lado, essas tecnologias fixam lembranças de fatos concretamente vividos; por outro, elas derrubam as barreiras entre os acontecimentos reais e a ficção. Essas mixagens e reinterpretações influenciam diretamente não apenas a memória pessoal, mas, principalmente, a memória coletiva, refletida na cultura, no conhecimento científico e na forma como a sociedade identifica seus valores e comportamentos, sua ideologia, seu momento. Fonte do texto: KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. http://www.conhecer.org.br/download/INFORMATICA%20EDUCATIVA/leitura%20anexa%203.pdf. Adaptado. Acesso: 11-09-2015

Imagem associada para resolução da questão
Fonte da imagem: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/4936?fq=theme.culture_n_identity. Acesso: 11-09-2015.
Segundo o texto, as novas tecnologias de informação transformam as relações sociais, construindo e desconstruindo a memória social. Sobre a relação entre imagem e texto, leia as afirmativas a seguir:

I - a popularização das tecnologias eletrônicas de informação trouxe novas formas de organização, de relacionamento interpessoal, de trabalho, de organização social e de percepção da realidade, o que, não necessariamente, agrega valores positivos. II - as mídias de comunicação, na atualidade, possibilitam novas formas de preservação da memória, tornando os dados facilmente acessíveis, transformando a maneira com que o homem se relaciona com o passado social. III - as novas tecnologias de informação ocasionam impactos sociais, como a perda de limite entre a noção de público e privado, podendo tornar vulneráveis os indivíduos em função do tipo de uso que fazem das redes sociais. IV - o papel social das mídias de comunicação na construção da memória coletiva leva os indivíduos, muitas vezes, a indiferenciar realidade e ficção. V - em tempos de globalização e de novas tecnologias de informação, noções coletivas de modernidade, saúde, consumo, comportamento, ou seja, elementos que caracterizam a cultura, são fortemente influenciados pelas mídias de comunicação.

São consideradas corretas as afirmativas:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IFN-MG Órgão: IFN-MG Prova: IFN-MG - 2018 - IFN-MG - História e Geografia - Tarde |
Q1272690 Atualidades
O conceito de panóptico foi concebido pelo filósofo iluminista Jeremy Bentham e difundido pelo sociólogo Michel Foucault. Um panóptico é uma construção cujo design faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. É uma forma de construção de presídios, onde através de uma torre, um guarda consegue vigiar todos os detentos, sem que estes percebam que estão sendo vigiados. O sociólogo Michel Foucault usa a expresão panóptico para explicar os diferentes tipos de controle sofridos pela sociedade atual.
Imagem associada para resolução da questão
Analisando as FIGURAS 04 e 05 e utilizando os seus conhecimentos sobre o assunto, NÃO podemos afirmar que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2019 - USP - Vestibular |
Q1169931 Atualidades
De acordo com o historiador Martyn Lyons, “nos temores contemporâneos em relação ao acesso ilimitado a sites perigosos da Internet, e às dificuldades enfrentadas por governos de diversos países no policiamento da distribuição da informação, ouve‐se o eco do pânico causado pela invenção da imprensa”. Martyn Lyons, A história da leitura de Gutenberg a Bill Gates, RJ: Casa da Palavra, 1999.
Escolha a alternativa que demonstre corretamente os elementos de continuidade e de descontinuidade entre a “revolução do impresso” e a “revolução eletrônica” apontados pelo autor.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2019 - UERJ - Vestibular - Primeiro Exame |
Q998967 Atualidades

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ENTRA NO JOGO DA POLÍTICA

O uso de tecnologias para influenciar o debate político não é novidade. Na eleição presidencial brasileira de 2014, 10% das interações no Twitter foram feitas por máquinas. Desde então, os cientistas encontraram evidências da influência de robôs em todos os grandes debates. Uma pesquisa da USP, com participantes de um protesto em São Paulo contra o governo Dilma, em 2015, mostrou que 64% acreditavam que o PT queria implantar um regime comunista, 71% que o filho de Lula é um dos sócios da Friboi e 53% que o PCC é um braço armado do PT. Já em manifestação contra o impeachment, no ano seguinte, 56,7% afirmavam que os protestos contra a corrupção foram articulados pelos E.U.A. e 55,7% diziam que o juiz Sergio Moro é filiado ao PSDB. Nenhum dos pontos mencionados nas enquetes é fato.

FELIPE FLORESTI

Adaptado de revistagalileu.globo.com, 27/02/2018


A influência da inteligência artificial no debate político tornou-se eficaz após a ocorrência do seguinte processo social:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: A