Questões de Vestibular
Sobre desastres naturais e humanos na atualidade em atualidades
Foram encontradas 36 questões
No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba.
Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/ 02/ lama-toxica-policao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>. Acesso em: 21 mar. 2019.
Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Disponível em: < https://wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/lama avanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtm 1 >. Acesso em: 21 mar. 2019.
Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.
I - Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitas de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo. II - Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica. III- O impacto do rompimento da barragem da Samarcó, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.
Quais estão corretas?
Em um cenário ideal, o derivado de petróleo deveria ter sido barrado antes de chegar à areia e entrar pelos rios. Entretanto, se o óleo já chegou à costa, a limpeza deve ser feita na maior velocidade na tentativa de evitar que ele volte para o mar com o movimento das marés.
Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50131560> . Acesso em: 14 nov. 2019 (adaptado).
Assinale a afirmativa CORRETA sobre a informação contida no TEXTO 10.
Sobre os impactos socioambientais desse desastre, assinale a alternativa correta.
No dia 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, uma barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu. Uma lama de rejeitos de minério vazou, arrasou vilas, matou pessoas e chegou até o rio Doce, que percorre diversas cidades. O nível de contaminação no rio ainda é desconhecido, principalmente em relação às espécies que vivem no local. Por isso, pesquisadores de 24 universidades brasileiras fizeram uma expedição em outubro para coletar materiais para análise. (NO DIA 5 DE NOVEMBRO, 2019)
Com base no trecho da matéria apresentada e no mapa, a alternativa que mostra, respectivamente, a região hidrográfica a que pertence a Bacia do rio Doce, as regiões administrativas pelas quais passa esta bacia e o Estado ao qual ela pertence é a
SOBE O NÚMERO DE MORTOS
NOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NA GRÉCIA
Bombeiros divulgam balanço de 74 mortos e
187 feridos. Incêndio já é considerado o pior a
atingir o país em mais de uma década.
O país teve um inverno considerado seco no início deste ano, e, agora, com as altas temperaturas do verão, houve condições ideais para o fogo se alastrar. Incêndios desse tipo já ocorreram em outras ocasiões. Em agosto de 2007, dezenas de pessoas morreram quando o fogo devastou o sul grego.
Disponível em:
<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/07/24>.
Acesso em: 4 ago. 2018.
A leitura do texto nos remete à ideia de que
Agência adia prazos para extinção de barragens como a de Brumadinho no País
Em vez de 2021, ANM permite que últimas barragens a montante sejam desativadas até 2027
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou nesta segunda-feira, 12, o adiamento do prazo final para extinção definitiva de barragens a montante, o mesmo tipo que colapsou causando as tragédias de Brumadinho e Mariana. Em vez de serem desativadas em 2021,como havia sido definido em fevereiro, logo após o rompimento da segunda barragem da Vale em pouco mais de três anos, a agência ampliou o prazo para os anos de 2022, 2025 e 2027, a depender da capacidade dos empreendimentos.
As barragens a montante:
Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências desse desastre.
I - O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de matas ciliares, bem como o litoral do Espírito Santo.
II - A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce.
III- A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650 km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição dos sedimentos.
Quais estão corretas?
Mônica dos Santos é uma das moradoras de Bento Rodrigues, que perdeu tudo o que tinha para a lama da Samarco. ‘Minha mãe e eu escapamos com vida, porque saímos às 6h para trabalhar, mas não ficamos nem com a roupa do corpo. Na arena que nos recebeu a noite, fomos orientadas a tirar e aceitar roupas de doação’, conta. Isso foi há ‘três anos e quatro meses’. Até hoje, ela e sua família não receberam nem a indenização, nem a nova casa prometida. ‘Sei que ninguém vai ser preso. Nem se fala mais nisso. A justiça do nosso país é muito morosa e funciona para quem tem dinheiro e poder. Se os culpados tivessem sido presos, não teria acontecido o desastre em Brumadinho. As empresas não aprendem com os próprios erros. Tem que ter punição severa’, afirma.
(O que fazer quando empresas matam. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/25/politica/1551065907_650249.html acesso em 13 mar. 2019, às 17h07min.
Com base no texto, bem como em seus conhecimentos gerais, assinale a alternativa correta:
Sobre esse assunto, considerando também suas consequências, assinale a opção incorreta:
I. Ela está incorretamente formulada, pois os furacões independem da temperatura da superfície marinha. II. Ela está incorreta, pois uma perturbação tropical não pode evoluir para um furacão, exceto no hemisfério meridional. III. Ela está correta, pois os ciclones ou furacões tropicais são fortemente influenciados pelas temperaturas da superfície oceânica. IV. Ela está correta, porque o fato nela descrito aplica-se, plenamente, à faixa tropical atlântica do Hemisfério Norte. V. Se realmente ocorrer o aquecimento global, poderá acontecer um agravamento da intensidade dos ciclones tropicais, logo a frase está correta.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Vulcão na Guatemala – Fonte http://revistaepoca.globo.com
Os vulcões, ao entrarem em erupção, liberam um substrato magmático composto pela lava vulcânica e também por materiais sólidos soltos, além de cinzas, blocos e outros elementos que são expelidos e emitidos à superfície graças à liberação da pressão interna. Esse material é chamado de:
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/ acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm | Acesso 12-10-2016
O texto denuncia a gravidade do acidente ambiental ocorrido em Mariana. Pode ser considerado parte integrante desse contexto:
“Cerca de 100.000 casas continuam sem energia em Portugal após a passagem do furacão Leslie, durante a madrugada de domingo (14/10), que afetou especialmente o centro do país e deixou 28 pessoas feridas e 61 desalojadas”. https://veja.abril.com.br/mundo/cerca-de-100-000-casas-continuam-sem-energia-em-portugal-apos-furacao/
“O furacão Michael foi rebaixado para tempestade tropical nesta quinta-feira 11/10 depois de provocar pelo menos duas mortes e destruir casas na região noroeste da Flórida, nos Estados Unidos. Para as autoridades locais, esta foi a tempestade mais violenta a atingir o estado em muitos anos”. https://veja.abril.com.br/mundo/michael-vira-tempestade-tropical-apos-devastar-estado-da-florida/
Terremoto no Chile causa 11 mortes e deixa um milhão de desabrigados
O terremoto de 8,4 graus na escala Richter que devastou a região central do Chile dia 16/09 às 19h54 (20h54 de Brasília) causou a morte de 11 chilenos e um milhão de desabrigados, informou a presidente Michelle Bachelet na noite de quarta-feira do Palácio de La Moneda. A informação sobre danos e vítimas está em constante atualização e ainda é parcial. A mandatária disse que, por conta do terremoto com epicentro em Illapel, 200 quilômetros ao norte de Santiago, o Governo avalia decretar Estado constitucional de exceção e que, com o objetivo de agilizar a entrega de ajuda aos afetados, assinou o decreto máximo de Calamidade Pública nas regiões afetadas.
Adaptado de: http://brasil.elpais.com/
A respeito de do assunto analise as afirmativas
I – A causa de terremos é o movimento das placas tectônicas.
II – O encontro de diferentes placas tectônicas é denominado zonas de convergência.
III – Os dois países sul americanos com maior possibilidade de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são Chile e Peru.
IV - As cordilheiras montanhosas são exemplos de dobramentos e os terremotos são exemplos de falhas.
As afirmativas corretas são:
Disponível in: <http://www.mafiadolixo.adm.br/default.asp? > Acessado em 8 de Julho de 2008.
A crise do lixo na Itália reflete
Trecho 01: “No país oficial – Sabesp e o Governo Federal – a causa do desabastecimento [de São Paulo] é a falta de chuvas. No país real onde vivemos, as causas são falta de gestão e planejamento no trato da coisa pública”.
Trecho 02: “Vale lembrar o alerta insistente dos especialistas: O Sudeste depende do regime de chuvas da Amazônia. Sem a floresta não há chuvas. Sem as chuvas não há água. É o ciclo natural do país real que não deve ser quebrado pelo país oficial”. (www.ambientelegal.com.br/cronica-de-um-desabastecimento-anunciado. Acesso: 31/08/2014.)
Os trechos abordam a “crise hídrica” descortinada no início de 2014 e que continua a preocupar inúmeras regiões da região sudeste. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
As equipes de resgate já trabalham há mais de 18 horas na Comunidade do Barro Branco, na periferia de Salvador. Eles procuram sobreviventes em um desabamento de uma encosta sobre seis casas durante a madrugada.
A terra deslizou enquanto as famílias dormiam. Nem os vizinhos nem o Corpo de Bombeiros sabem dizer quantas pessoas ainda podem estar soterradas. [...] No bairro do Bom Juá (foto), que fica na periferia, a terra deslizou e cinco pessoas morreram. O temporal durou mais de dez horas e transformou Salvador em um caos. Parte da capital baiana ficou alagada e com trânsito travado. Muitas casas ficaram inundadas e as famílias perderam tudo. Em toda a cidade, foram mapeadas mais de 600 áreas de risco e 55 encostas ameaçam deslizar.
http://g1.globo.com/jornal-da-globo.
As consequências das chuvas torrenciais na capital da Bahia expressam uma sobreposição da evolução histórica da cidade e da segregação do espaço. O fator que explica a catástrofe nas áreas periféricas dessa cidade é
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos impactos desse desastre ambient