Questões de Vestibular de Atualidades - Economia Internacional na Atualidade
Foram encontradas 25 questões
A charge, criada em 2016, retrata a queda livre do preço do barril de petróleo, devido à redução de demanda, como consequência, entre outros fatores, da
(MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil. Volume único. São Paulo: Scipione, 2002, pag 315.)
Essa imagem apresenta o Vale do Silício, nos EUA, região formada a partir dos novos
ordenamentos espaciais exigidos pelas indústrias de alta tecnologia. De acordo com os
elementos, esse mapa aponta
Projeções de Crescimento do Produto Interno Bruto - PIB ( 2025 – 2050)
É conhecido como Bric o conjunto de países que, nas próximas décadas, deverá ter Produto Interno Bruto – PIB superior à maioria dos que hoje são líderes mundiais.
Esses países são o Brasil,
A crise internacional de 2008 prolonga-se nos países centrais e gera dificuldades para os países emergentes.
Tentando sair da crise, os países emergentes
A maioria dos cidadãos do Reino Unido votou por abandonar a União Europeia no histórico referendo celebrado nesta quinta-feira. O Brexit recebeu 51,9% dos votos, enquanto 48,1% votaram pela permanência no bloco. A decisão dos britânicos desencadeia uma histórica queda da libra esterlina e das bolsas europeias, e coloca a União Europeia diante de um desafio sem precedentes e o Reino Unido em um território ainda desconhecido. Inglaterra e Gales apoiaram majoritariamente o Brexit (saída da UE), enquanto Londres, Escócia e Irlanda do Norte optaram pela permanência.
Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/24/internacional/1466741749_403437.ht ml. Acesso em 15 de ago. 2018. Disponível em https://bullishnews.com/uk-paralysed-as-clockcounts-down/. Acesso em 15 de ago. 2018.
Apesar de o Brexit se concretizar em 29 de março de 2019, a Comissão Europeia já prevê algumas consequências negativas para o bloco da UE, que sofrerá uma redução de 16% em seu orçamento.
Sobre o Brexit, assinale a alternativa que apresenta três consequências para a União Europeia.
Observe a tabela abaixo.
Considere as afirmações abaixo, sobre a tabela.
I - Os Estados Unidos, embora apresentem queda de participação em tempos recentes, ainda são o
principal país exportador de mercadorias, refletindo, em escala global, dominância econômica e
política.
II - As exportações de mercadorias têm apresentado pouca variação positiva desde o
pós-IIa guerra.
III- A Ásia é cada vez mais importante no comércio mundial de mercadorias, o que se reflete no
aparecimento da China como líder.
Quais estão corretas?
Leia as informações:
(Struggle for Control (Luta pelo Controle). Legenda no aparelho de TV: “O Mundo”. Charge de Popa Matumula. Disponível em: http://www.cartoonmovement.com/collection/74. Acesso em: 29 ago. 2015, às 10h00.)
Modificar de repente a política econômica de um país como o Brasil é como mudar o rumo de um elefante no meio de uma feira lotada. Seria um milagre não ferir ninguém nem causar prejuízos, mesmo para um cornaca experiente. Para guardar as proporções ao fazer a mesma metáfora para a China, uma economia várias vezes maior e mais dinâmica, seria o caso de imaginar uma tentativa de fazer Godzilla dar uma guinada em meio a uma carreira disparada. Foi exatamente a isso que se propôs o governo chinês em 2008, ante a crise que pôs fim ao sistema “Chimérica”, no qual cabia aos chineses produzir, exportar, poupar e financiar e aos estadunidenses consumir, importar, gastar e tomar emprestado. Depois de impulsionar por muitos anos o crescimento do comércio internacional e das exportações chinesas, o déficit de conta corrente e o endividamento crescente dos EUA haviam chegado ao limi- te. O novo caminho era trocar o modelo de desenvolvimento baseado nas exportações, vigente desde o fim do maoísmo, por outro alicerçado no consumo e no mercado interno.
(COSTA, Antonio Luiz M. C. O tropeço de Godzilla. In____Revista Carta Capital, ano 21, nº 864, 26 de agosto de 2015, p. 40.)
De acordo com as informações, e analisando o atual quadro de disputas pelo controle econômico mundial:
(www.publico.pt, 15.08.2018. Adaptado.)
A expansão da plataforma continental diz respeito, portanto, ao aumento
Analise o mapa.
(Maria E. R. Simielli. Geoatlas, 2013. Adaptado.)
O mapa apresenta as áreas de reservas e os principais fluxos
de
A China é reconhecida por ser o maior país do mundo em quantitativos demográficos e por ter a terceira maior extensão territorial do mundo. Além disso, outros aspectos que lhe conferem notoriedade são seu intenso crescimento econômico e sua crescente atuação política, que tornam o país um importante ator no cenário internacional. Considerando algumas características da China, atente para as seguintes afirmações:
I.Apesar de ser um dos maiores países do mundo em termos de área, a China enfrenta problemas em relação aos seus recursos naturais, pois boa parte de seu território é ocupada por extensos desertos, além de áreas montanhosas muito acidentadas.
II.Desde o segmento de fontes energéticas renováveis, principalmente solar, no Chile, passando pelo pré-sal e infraestrutura no Brasil e pelo shale gas nos Estados Unidos, a China tem realizado investimentos no continente americano visando ampliar sua zona de influência global e atender seus interesses comerciais e estratégicos por meio de suas empresas estatais.
III.A China integra o BRICS, grupo dos principais países em desenvolvimento composto também por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, que funciona como um agrupamento geopolítico e geoeconômico de apoio aos Estados Unidos.
Está correto o que se afirma em
Com base na análise da ilustração, aliada aos conhecimentos referentes ao comércio mundal, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A teoria contrária ao protecionismo é o livre comércio.
( ) O papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) é de promover a liberação dos atos protecionistas praticados pelos países desenvolvidos.
( ) A criação de altas tarifas e de normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros são medidas protecionistas.
( ) Em consequência do protecionismo, a indústria e a agricultura, em âmbito nacional, são protegidas.
( ) O Brasil, como qualquer país em desenvolvimento, em nenhum momento de sua trajetória político-econômica adotou barreiras em relação a produtos importados.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para
baixo, é a
Há trinta anos, a República Popular da China iniciou uma política de reformas da economia planificada implantada por Mao Tsé Tung.
A partir da análise dos dados das tabelas, duas transformações socioeconômicas resultantes dessa política reformista são:
As taxas de desemprego são um dos indicadores das condições do crescimento socioeconômico de países e de regiões, em especial quando afetam contingentes populacionais mais jovens. De acordo com o mapa, a região que apresenta o maior potencial para crescimento da força de trabalho é:
Observe a charge abaixo. A sua leitura nos mostra a crítica que o cartunista francês Plantum faz em relação
Primeira-ministra britânica diz-se otimista, mas não esconde preocupações
A primeira-ministra britânica, Theresa May, advertiu hoje para a possibilidade de "dificuldades nos próximos tempos" para a economia britânica, enquanto tenta construir laços pós-Brexit na cimeira do G20, na China. [...] Manifestou otimismo quanto à saúde da economia britânica, mas avisou que poderão seguirse tempos difíceis. "Não vou fingir que vai tudo ser fácil", disse. "Penso que devemos estar preparados para o facto de podermos ter de enfrentar algumas dificuldades no futuro. Mas sou otimista".
Disponível em: <http://www.dn.pt/mundo/interior/may-alerta-para-tempos-dificeis-para-a-economia-do-reino-unido5371650.html>. Ac
Observe a imagem abaixo.
Disponível em: <https://br.sputniknews.com/charges/20160627/5310005/brexit-domino-europa.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
No dia 23 de junho de 2016, foi realizado um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, cujo resultado foi favorável à saída da União.
Assinale a alternativa que indica uma das consequências dessa votação.
Analise a figura a seguir.
Com base nas características da obra Zero Dollar e na trajetória de Cildo Meirelles, considere as afirmativas a seguir.
I. A obra apropria-se da produção artística para expressar e contestar a política então vigente, propiciando a circulação de informações e opiniões críticas.
II. O artista abandona a figuração expressionista em sua produção, dedicando-se à intervenção de caráter político expresso em objetos banais.
III. Cildo Meirelles, representante do ready-made, apropria-se de objetos do cotidiano para expressar sua criticidade e subversão à política vigente.
IV. A obra de Cildo tem o poder de copiar a realidade e resgatar a força expressiva da natureza e da representação, retomando princípios do movimento realista do século XIX.
Assinale a alternativa correta.
A integração da União Europeia começou oficialmente em 1957 e durante décadas houve um movimento contínuo de ampliação das liberdades de circulação de riquezas. A imagem abaixo aponta um fato importante desse período: a entrada em vigor do Acordo Schengen. Nos últimos anos, no entanto, o bloco vem enfrentando dificuldades que sinalizam a possibilidade de retrocessos.
2016
A Alemanha e outros países da União Europeia estenderam por mais três meses o controle em suas fronteiras. Além da Alemanha, também Áustria, Dinamarca, Suécia e Noruega (que não faz parte da UE) vão continuar com o controle temporário de suas fronteiras, após o aval do Conselho Europeu. Todos esses países fazem parte da zona de livre-circulação prevista no Acordo Schengen.
Adaptado de g1.globo.com
Considerando os eventos ocorridos nesse continente nos últimos cinco anos, a explicação para
a mudança exposta na notícia é a necessidade de controle dos fluxos de: