Questões de Vestibular Sobre economia nacional na atualidade em atualidades

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111524 Atualidades

   



       Um artigo publicado recentemente pela revista Science revelou que a empresa estadunidense ExxonMobil, uma das maiores produtoras de petróleo dos Estados Unidos, sabia, desde 1977, do aquecimento global de origem antrópica, mas seu posicionamento sempre foi considerá-lo uma especulação, assim como as mudanças climáticas.


      Conforme o artigo, os estudos realizados pela ExxonMobil eram tão bons quanto os de origem acadêmica e eles utilizavam até modelos computacionais para prever as consequências de tais problemas.


        “Eles foram precisos ao indicar quando o aquecimento global causado pelo homem seria detectado e quando se tornaria mais evidente a ponto de suscitar preocupações na sociedade. Enquanto cientistas e acadêmicos comunicavam o que sabiam ao público, a empresa trabalhava para negar, em suas atividades de relações públicas, o aquecimento, ou seja, ela sabia de tudo e passou décadas negando”, diz o professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes e também do Instituto de Energia e Ambiente da USP. 



Internet: <jornal.usp.br> (com adaptações). 


Tendo como base o texto e as figuras I e II precedentes e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item. 

Para evitar que interesses privados se sobreponham a interesses públicos, o Estado deve exercer algum grau de controle sobre a economia, exigindo, por exemplo, rigorosos relatórios de impacto ambiental e social para algumas atividades econômicas. 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 11 |
Q1405060 Atualidades
No cenário mundial, o Brasil aparece como produtor de ciência, mas não como produtor de tecnologia.
 Porque: Existe um descompasso entre o setor acadêmico e o setor industrial.
Sobre essas duas afirmativas é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 06 |
Q1404859 Atualidades

China vê “demanda extraordinária” para suas empresas no Brasil


A concessão ou privatização de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos no Brasil “cria uma demanda extraordinária para investimentos e produtos chineses”, afirma o jornal China Daily. Com o título “Brasil olha para a China em busca de investimento”, a reportagem procura abrir os olhos das empresas chinesas para as oportunidades no Brasil. “Esse é só um começo para ambos melhorarem a antiga relação econômica e comercial”, disse o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang. A entidade está trabalhando para que as exportações para o Brasil continuem aumentando. Segundo o jornal, o comércio entre os dois países, em 2012, bate os US$ 100 bilhões.

(http://goo.gl/T61Z7. Acesso: 20/10/2012. Adaptado.)


A globalização proporcionou a expansão da economia chinesa, que vê no mercado brasileiro uma série de possibilidades de crescimento. O estreitamento das relações comerciais entre Brasil e China deve-se à

Alternativas
Q1395995 Atualidades

No primeiro semestre de 2018, houve uma greve dos caminhoneiros que afetou todo o país. “A greve durou 11 dias, entre 21 e 31 de maio. Os caminhoneiros bloquearam estradas e impediram a circulação até de itens essenciais, como alimentos, gás de cozinha e combustíveis. Serviços básicos, como transportes públicos, foram prejudicados. A principal reivindicação da categoria era a redução do preço do diesel, que foi atendida pelo governo federal.

Observe abaixo a imagem com alguns gráficos sobre o período:


Imagem associada para resolução da questão

GERBELLI, Luiz. Greve dos caminhoneiros provoca estragos na economia e deve dificultar retomada. 2018. Disponível em<http://g1.globo.com/economia/noticia/greve-dos-caminhoneiros-provoca-estragos-na-economia-e-deve-dificultar-retomada.ghtml> , Acesso em: 05/08/2018.


Considere as afirmações:

I – A greve dos caminhoneiros não foi negativa para todos os setores, visto que existem gráficos com melhora de números entre os meses antes, durante e depois da greve.

II – A queda do varejo foi insignificante de acordo com a margem de erro do IBOPE para estatísticas da economia.

– A produção industrial foi um setor que teve quedas expressivas com os reflexos da greve dos caminhoneiros para a economia e sociedade.


A alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s) é:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2019 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos gerais |
Q1298114 Atualidades
10 PORTOS BRASILEIROS QUE MAIS EXPORTARAM PARA O MUNDO EM 2017 Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de ANTAQ, 2018. Disponível em http://antaq.gov.br/Portal/pdf/PortosOrganizados.pdf. Acessado em 20/08/2018.) Considerando o mapa anterior e seus conhecimentos sobre o mercado externo brasileiro, componente fundamental da economia nacional, assinale a alternativa que associa corretamente um porto brasileiro, a principal mercadoria exportada e seu destino
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular |
Q970551 Atualidades

Analise as afirmativas a seguir, que fazem um balanço do Brasil Contemporâneo, dialogam interdisciplinarmente com a Geografia e se referem aos principais desafios a serem superados pelo país no século XXI.


I- Foi apresentado um pacote de ajustes fiscais pelo governo em 2015, buscando corrigir os excessos da política de gastos do período anterior; porém, apesar de apresentar diminuição significativa dos índices de pobreza, o país ainda mantém mais de 16 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema.

II- A inserção do Brasil na economia globalizada trouxe custos sociais elevados, sendo um deles o desemprego que atingiu principalmente os centros industriais e setores com grande automação como o bancário. Nesse contexto, a estimativa em 2014 da População Economicamente Ativa (PEA) era de 24,2 milhões de pessoas, sendo que, dessas, aproximadamente 5% estavam desempregadas.

III- No quesito educação, o Programa “Todos pela Educação” do MEC estipulou 5 metas para 2022: 98% dos indivíduos em idade escolar deverão estar frequentando a escola; 100% deverão saber satisfatoriamente ler, escrever e calcular no ensino fundamental; 70% terão aprendido o conteúdo referente a seu ano; 95% dos jovens de 16 anos terão completado o ensino fundamental, e 90% dos de 19 anos, o ensino médio, sendo que o investimento público em educação básica será de 5% do PIB brasileiro.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2018 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1397684 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão

MDIC ‐ www.mdic.gov.br. Adaptado.


Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve

Alternativas
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2018.2 - Medicina - 1ª Fase |
Q1334960 Atualidades
    Apesar de os números darem sustentação a um otimismo crescente com a recuperação da economia brasileira – as estimativas apontam uma expansão de 2,7% no PIB em 2018 –, a retomada não ocorre de maneira equilibrada. Ao contrário, a crise ajudou a evidenciar, novamente, diferenças regionais que pareciam estar diminuindo nos tempos de bonança.     O Brasil, conforme levantamento feito por uma consultoria, deverá acumular um crescimento de 3,9% no PIB em 2017 e 2018. Em nível estadual, no entanto, esse resultado poderá variar de zero, a mais de 8%. Se, na média, o biênio promete trazer uma expansão razoável da atividade, considerando que acabamos de passar por uma das recessões mais intensas da história, o ganho, no entanto, não será suficiente para apagar todas as marcas da crise. Até o fim do ano, apenas um terço dos estados deverá ter conseguido recuperar completamente as perdas acumuladas desde 2014. SEGALA, Mariana. A retomada é desigual. Exame. São Paulo: Abril, e.1154, n. 2, a. 52, 7 fev. 2018, p.26-31. Adaptado.
Os estados brasileiros que deverão recuperar as perdas do PIB, considerando o período de 2014 a 2017, são os que 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Direito |
Q1302544 Atualidades
Analise o gráfico a seguir.

Brasil: Produto Interno Bruto (PIB): Taxa acumulada em 4 trimestres (%), 1º trimestre de 1996 a 4º trimestre de 2017.
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/contas-nacionais/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?=&t=series-historicas>. Acesso em: 03 maio 2018.
Com base nos dados do gráfico e em seus conhecimentos acerca da economia mundial, infere-se que:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNEB Órgão: UNEB Prova: UNEB - 2018 - UNEB - Vestibular - Português/Inglês/Ciências humanas |
Q1284450 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos sobre o comércio externo brasileiro, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) As exportações estão entre as principais forças propulsoras do crescimento de um país, pois geram divisas, renda e emprego.

( ) A queda das exportações em 2009 foi reflexo da crise financeira iniciada nos Estados Unidos.

( ) Entre 2011 e 2014, a redução do preço dos produtos industrializados foi responsável pela queda no valor das exportações.

( ) O crescimento verificado em 2017 está relacionado ao aumento do volume exportado, como, também, ao aumento dos preços dos principais produtos vendidos pelo país.

( ) Em 2015 e 2016, a queda no valor e volume das exportações decorreu da valorização do dólar em relação ao real.


A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IFN-MG Órgão: IFN-MG Prova: IFN-MG - 2018 - IFN-MG - História e Geografia - Tarde |
Q1272693 Atualidades
As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Recentemente, o Brasil adaptou estes objetivos, adequando-os à realidade brasileira e desdobrando-os em 17 objetivos. O Objetivo número 01 visa acabar com a fome e a miséria. O indicador 1.1 definido pelo Brasil é: Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia (cerca de R$5,00 ou menos).
Analise o GRÁFICO 01, divulgado pelo IBGE, referente ao biênio 2016-2017.
GRÁFICO 01 Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em:<https://ods.ibge.gov.br/,.> Acesso em :28/09/2018.)
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1271732 Atualidades

Pobreza extrema aumenta 11% e atinge 14,8 milhões de pessoas


Apesar da queda da inflação e do início da recuperação da atividade econômica, a pobreza extrema continuou se alastrando pelo país em 2017. Levantamento a partir dos microdados da Pnad Contínua, divulgado pelo IBGE, mostra que o número de pessoas em situação de extrema pobreza no país passou de 13,34 milhões em 2016 para 14,83 milhões no ano passado, o que significa um aumento de 11,2%. O avanço da pobreza é considerado um dos grandes retrocessos da recessão econômica, após anos de avanços na área.

(Texto adaptado. Disponível em:<https://www.valor.com.br> . Acesso em 21 ago. 2018.)


Imagem associada para resolução da questão

(Texto adaptado. Disponível em:<https://www.valor.com.br> . Acesso em: 21 ago. 2018.)


Sobre o aumento da pobreza extrema no Brasil, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: IF-RR Prova: INEP - 2018 - IF-RR - Vestibular - Segundo Semestre |
Q939398 Atualidades

Veja a charge de Angeli, publicada em 2011 na Folha de São Paulo e assinale a alternativa que traz informações incorretas:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Vestibular |
Q939260 Atualidades

Leia o texto a seguir.

"A fome por terra, preocupação que dominou as atenções da primeira frente de ocupação da planície pantaneira na década de 1830, também estava presente entre os novos colonizadores. A exemplo dos primeiros, os que vieram na segunda onda se apossaram de grandes extensões, reproduzindo processos que faziam lembrar as primeiras divisões de terras no Brasil Colônia. O limite de suas ambições não eram modestos.

Essa disposição dos adventícios era apontada pelas autoridades provinciais como um entrave ao desenvolvimento de Mato Grosso porque, além de desestimular a imigração, eles também não recolhiam impostos sobre a terra à Fazenda Pública e não desenvolviam qualquer atividade produtiva."

ESSELIM, Paulo Marcos. A pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do pantanal sul-matogrossense (1830 – 1910). Dourados:Ed. UFGD, 2011. p. 303.

A constituição dos limites nacionais dependeram, especialmente nas regiões fronteiras, de ações efetivas para sua ocupação em nome do Estado. Entretanto, mesmo apresentando pontos que não eram totalmente acertados pelo poder político constituído a capitania, e depois província, de Mato Grosso foi ocupada e teve como elemento de fixação do homem à terra a exploração dos recursos ambientais. Assinale entre as opções a seguir a alternativa correta que está associada ao texto do historiador Paulo Esselim:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2017 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1386208 Atualidades
Examine o gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

As informações disponíveis a respeito dos valores recebidos por homens e mulheres no mercado de trabalho no Brasil indicam a persistência de uma situação de desigualdade. De acordo com o gráfico, é correto afirmar que a maior queda na proporção dos rendimentos das mulheres em relação aos homens ocorreu
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FAG Órgão: FAG Prova: FAG - 2017 - FAG - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1355211 Atualidades
Leia o texto abaixo.

Saiba qual é o preço da corrupção no Brasil Ações ilegais chegam a corroer até 2,3% do PIB nacional por ano
Ocupar a 79ª posição no ranking da Transparência Internacional sobre a percepção da corrupção no mundo, em uma lista de 176 nações, é apenas uma das estatísticas que coloca o Brasil em uma posição nada confortável quando se trata desse tipo de crime. O problema é que outros tantos dados, como os números vultuosos já contabilizados pela operação Lava Jato, reforçam o quanto o país é frágil nesse quesito.
http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/05/saiba-qual-e-o-preco-da-corrupcao-no-brasil-1014059906.html

I - A lava Jato foi a operação que até o momento chegou ao maior montante de valores de corrupção, e já chegou a identificar mais de R$ 30 bilhões. II – há pouco mais de 10 anos o Brasil havia se chocado com o escândalo do Mensalão, quando foram identificados desvios da ordem de R$ 100 milhões. III- A operação carne fraca identificou aproximadamente R$ 3 bilhões e recuperou aos cofres públicos cerca de R$ 1 bilhão.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Ano: 2017 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2017 - CESMAC - Prova de Medicina- 2017.2- 1° DIA- PROVA TIPO 1 |
Q1333761 Atualidades
O Brasil, em 2012, participou com 1,3% dos fluxos comerciais globais. Com referência ao comércio exterior do Brasil, analise as alternativas abaixo.
1) O comércio exterior do Brasil é multidirecional, podendo ser considerado um global trader.
2) O Brasil tem procurado incrementar o intercâmbio com os países de todos os continentes.
3) Os Estados Unidos sempre foram e continuam sendo o principal parceiro comercial do Brasil.
4) Na América do Sul, o principal parceiro comercial do Brasil é o Chile.
Estão corretas apenas:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2016 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1280997 Atualidades
Atente à seguinte notícia: “Há vários índices que mostram o quanto os preços sobem ou descem em determinados períodos. Cada índice aponta uma inflação ‘diferente’: isso acontece porque a alta de preços não atinge todo mundo da mesma forma. Quem tem carro, por exemplo, vai sentir mais no bolso a alta da gasolina; quem come mais carne vai sentir mais se esse produto subir. Assim, os diferentes índices usam, no cálculo, faixas de renda diferentes, regiões diferentes, itens diferentes e até períodos diferentes. Isso contribuiu também para tornar mais segura a medição, já que há fontes diferentes calculando a inflação.”
Por que existem tantos índices de inflação? http://g1.globo.com/economia/inflacao-como-emedida/platb/

Considerando os vários indicadores para o cálculo da inflação, é correto afirmar que o índice oficial da inflação brasileira calculado pelo IBGE é o
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: FGV Prova: FGV - 2016 - FGV - Administração de Empresas |
Q1077611 Atualidades

O gráfico a seguir apresenta a evolução das exportações brasileiras de carne bovina, a partir de 2000.

Imagem associada para resolução da questão


Com relação às exportações brasileiras de carne bovina, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) A criação do "boi verde", com rebanhos soltos e alimentados em pastagens naturais, atende aos mercados mais seletivos e estimula as exportações.

( ) As melhorias genéticas, a certificação sanitária pelo uso de vacinas e o rastreamento de origem dos animais garantem uma qualidade que torna competitiva a produção brasileira.

( ) Restrições éticas e ambientais, como o uso de mão de obra escrava e o desmatamento da Floresta Amazônica para formação de pastagens, explicam a queda das exportações entre 2008 e 2011.

As afirmações são, respectivamente,

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: FGV Prova: FGV - 2016 - FGV - Vestibular - Administração de Empresas |
Q818322 Atualidades

Em dezembro de 2015, numerosas instituições divulgaram suas projeções para os principais indicadores da economia brasileira.

Imagem associada para resolução da questão

De acordo com as informações apresentadas na tabela acima, é correto afirmar que

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: C
6: X
7: C
8: E
9: C
10: D
11: A
12: A
13: C
14: D
15: C
16: D
17: B
18: B
19: D
20: B