Questões de Vestibular
Sobre política internacional em atualidades
Foram encontradas 86 questões
I - A crise, que se estende desde 2009, causou o desemprego de, pelo menos, um quarto da população economicamente ativa do país. II - A insatisfação da população grega com a elite política do país levou à eleição de um governo de esquerda em janeiro de 2015, liderado pelo partido Syriza. III- O referendo, realizado em junho de 2015, aprovou o pacote de medidas imposto ao país, pela União Europeia e o FMI, o que levou a Grécia a sair da União Europeia.
Quais estão corretas?
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-daglobo/noticia/2013/04/margaret-thatcher-morre-aos-87- anos.html. (adaptado)
Sobre o AVC que matou a ex-Chefe de Estado, marque a alternativa certa.
( ) Ao contrário do período que se estendeu de 1922 a 1991, quando a Rússia comandava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e se apresentava como uma superpotência mundial, o presente momento é de ostracismo geopolítico. ( ) Embora a população russa seja relativamente grande, sua densidade demográfica é baixa devido ao enorme tamanho do país, sendo a região da Sibéria a mais povoada. ( ) Não há muitos grupos étnicos diferentes na Rússia e isso explica, no país, a maior tolerância para com homossexuais e imigrantes africanos. ( ) A atuação russa na busca por maior influência política internacional é efetiva, como demonstra, entre outros, a suspeita de ingerência na última eleição dos Estados Unidos e o apoio dado ao regime de Bashar al-Assad, na Síria.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
“O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou neste sábado que a ameaça de um ataque com um míssil nuclear norte-coreano está se acelerando. Em declarações em Seul junto ao ministro de Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo, Mattis acusou o regime de Kim Jong-un de manter programas — nuclear e bélico — ilegais e desnecessários e prometeu derrotar qualquer eventual ataque.”
Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/eua-ameaca-de-ataque-nuclear-da-coreia-do-norte-aumenta-22005692. Acesso em 16 de ago. 2018.
“Em condições ainda vagas e com compromissos que ficaram de fora do papel, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram nesta terça-feira (12) em Singapura uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península Coreana, na qual os dois países se comprometem com a “paz e prosperidade” na região.”
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-e-kim-se-cumprimentam-no-1o-encontro-entre-lideres-de-coreia-do-norte-eeua.shtml. Acesso em 16 de ago. 2018.
Considerando os principais motivos para a mudança de postura entre os dois países, analise as afirmações a seguir:
I. Kim Jong-un sabe que o seu governo ficaria frágil caso abrisse mão do arsenal nuclear, o que poderia acabar com a sua ditadura.
II. Os EUA são conscientes de que, caso ataquem a Coreia do Norte, haveria uma retaliação da Coreia do Norte atacando a Coreia do Sul e o Japão, aliados dos EUA, e algumas cidades norte-americanas, como Chicago.
III. A opção de um ataque militar seria a mais viável para os Estados Unidos, pois, com seus armamentos e serviço de Inteligência avançados, teriam como destruir fácil e rapidamente o arsenal norte-coreano, não dando chance de uma retaliação nuclear.
IV. As forças armadas do exército dos EUA estão sobrecarregadas, mesmo sem haver uma guerra com a Coreia do Norte, pois já atuam no Afeganistão e no Oriente Médio.
V. O líder norte-coreano sabe que, se ceder às condições impostas pelos EUA, ele livraria seu país da forte dependência econômica que tem em relação à China.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Em 22 de junho de 2012, o presidente Fernando Lugo foi acusado de fraco desempenho de suas funções e destituído pelo Senado paraguaio.
Sobre as repercussões desse fato na agenda externa do país, é CORRETO afirmar:
O presidente Chinês, Xi Jinping, afirmou, em Davos, onde abriu o Fórum Econômico Mundial, no dia 17 de janeiro, que culpar a globalização não resolverá os problemas do mundo. (...) Essa foi a primeira vez que um presidente chinês participou de um Fórum Econômico Mundial. O mandatário Xi Jinping chegou a Davos com um surpreendente discurso defensor do livre comércio, alertando contra as guerras comerciais e os recuos no processo de globalização. “Temos que continuar defendendo o desenvolvimento do livre comércio. Qualquer tentativa de interromper os fluxos de capital, tecnologias e produtos [...] é impossível e vai contra a marcha da História”, salientou.
(VAL, Rita do. Geografia-Conhecimento prático, Editora Scala, ano 8, edição 70, fev/mar 2017, São Paulo, p.23)
• Entre as alternativas abaixo, assinale a que
melhor explica as declarações do presidente
chinês.
Leia o trecho de notícia e observe o mapa que a acompanha, onde estão em destaque as zonas em disputa no Mar do Sul da China:
”Quase todas as reivindicações marítimas de Pequim são ilegítimas e não obedecem aos tratados da ONU. Já se sabe que Pequim não vai obedecer, resta saber como é que vai reagir”.
Com base nas informações fornecidas, bem como nos seus conhecimentos de geopolítica, assinale a alternativa correta:
Leia o excerto abaixo:
A cidade ainda sem nome, conhecida por enquanto apenas como a “nova capital administrativa” do país, foi anunciada em março de 2015 como uma das principais iniciativas do governo do general Abdel Fattaf al Sisi, que prevê transferir seu governo para lá dentro de um ano. [...] De acordo com o Serviço de Informação do governo, a principal razão por trás do projeto é aliviar a superlotação do Cairo, uma megacidade com quase 20 milhões de habitantes e que deve chegar aos 40 milhões em 2050.
(Como será a grandiosa e polêmica capital que o Egito está construindo no meio do deserto.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44320974.
Acesso em: 19 ago. 2018, às 18h15)
De acordo com o texto, entre os motivos que levaram o presidente Abdel Fattaf al Sisi à construção de uma nova capital para o Egito, pode-se destacar:
(Índia resiste à campanha americana contra a Huawei Newley Purnell, Rajesh Roy e Dustin Volz [NOVA DÉLI]. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/02/ india-resiste-a-campanha-americana-contra-a-huawei.shtml?loggedpaywall acesso em 13 mar. 2019, às 17h13min.)
TEXTO II: A Huawei contra-ataca. Depois de sofrer acusações de espionagem e ter seus produtos banidos pela administração de Donald Trump, a companhia chinesa abriu um processo contra o governo dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo chairman em exercício da companhia, Guo Ping, durante conferência realizada no início desta quinta-feira [07 de março de 2019].
(Huawei processa Trump por banir seus produtos dos EUA. Disponível em: https://tecnoblog.net/281405/huawei-processa-eua-governo-trump/ acesso em 13 mar. 2019, às 17h14min.)
Esses textos ilustram uma guerra tecnológica, travada no âmbito da indústria de smartphones, entre as maiores potências econômicas do mundo. Sobre esse tema, julgue as afirmativas:
I. Autoridades dos EUA temem que a Huawei, segunda maior fabricante de smartphones do mundo, seja usada como uma ferramenta para espionagem a serviço de Pequim. II. A Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, praticamente desapareceu do mercado chinês, devido à ascensão da Apple, que agora lidera a produção local desses aparelhos. III. A instalação de sistema de defesa antimísseis estadunidense na Coreia do Sul agravou as tensões entre esse país e a China, resultando em uma reação adversa dos consumidores chineses a marcas sul-coreanas, como a Samsung.
Está (ão) correta (s):
Ucrânia limita abastecimento de água para Crimeia, diz governador
A Ucrânia limitou seu fornecimento de água para a península da Crimeia, denunciou neste sábado (26) o governador interino dessa região, Serguei Axionov.
“A sabotagem da Ucrânia referente à limitação de abastecimento de água para a república, através do canal Norte-Crimeia, só pode ser qualificada como uma ação premeditada contra os habitantes da Crimeia, declarou Axionov, [...]”
Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/>. Acesso em: 26 abr. 2014.
No texto, o governador denuncia uma sabotagem. Que motivo provocou essa retaliação?
Sobre os dados das tabelas, é correto afirmar:
Fonte www1.folha.uol.com.br
Sobre o processo, coordenado pelo presidente Juan Manuel Santos, é correto afirmar:
“(...) Dois eventos centrais para os países emergentes serão realizados em Brasília em abril: a Cúpula Índia-Brasil-África do Sul (Ibas) e a Cúpula Brasil-Rússia-Índia-China (Bric). (....) Esperamos que estes encontros tenham grande ressonância para o futuro da cooperação SulSul, assim como o novo papel dos países emergentes na política global.”
ROY, Tathin. Aonde os emergentes querem chegar? Folha de São Paulo. São Paulo, 11 de abril de 2010. Opinião. p. A3.
Este novo papel que os países emergentes citados no texto representam na política global se refere
I - O surgimento de novos gigantes econômicos na Ásia, como China e Índia, associado ao soerguimento da Rússia e do Japão, forma uma área definida como centro de gravidade econômico. II - O crime organizado amplia seu leque de atuação ao incorporar delitos eletrônicos, além da associação entre grupos terroristas e narcotraficantes. III - Como nova fronteira econômica, o petróleo verde (biocombustível) e suas áreas de produção tornar-se-ão fonte de geração de riquezas. IV - Os conflitos crônicos, sem solução aparente, como os que ocorrem na Palestina, no Iraque, no Afeganistão, constituem riscos severos para a paz mundial.
Estão corretas as afirmativas