Questões de Vestibular Sobre saúde em atualidades

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111506 Atualidades
 


        O climatologista moçambicano Izidine Pinto é um dos autores do relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), “uma espécie de último aviso para a humanidade”, que concluiu que “é indiscutível que as atividades humanas estão causando mudanças climáticas, tornando os eventos climáticos extremos mais frequentes e mais severos”. O investigador da Universidade do Cabo, na África do Sul, reconheceu que, apesar das evidências científicas, “existirá sempre alguém que vai dizer que o clima não está mudando, como atualmente existem indivíduos que não acreditam em vacinas. Mas, perante as evidências científicas, não há como negar a participação humana no processo de aquecimento global. A mudança climática já afeta quase todas as regiões do mundo e contribui para os eventos extremos do tempo e clima, como as ondas de calor ou frio, cheias e secas que poderão ser mais frequentes e intensos no futuro”. Izidine destaca que, “a menos que haja reduções imediatas, rápidas e em grande escala nas emissões de gases de efeito estufa e no limite do aquecimento a 1,5 °C abaixo dos níveis pré-industriais, esses eventos vão continuar e com resultados catastróficos”. O continente africano é “um dos mais afetados pelos seus efeitos, o que também aumenta as grandes desigualdades já existentes nos países em África” e, por isso, os governos devem adotar “medidas urgentes para combater e responder às alterações climáticas e a seus impactos”.


Internet: <www.dw.com> (com adaptações). 
A partir da obra artística e do texto precedentes e considerando os diversos aspectos relacionados aos assuntos neles tratados, julgue o item seguinte.

A pandemia de covid-19 ficou marcada pela distribuição igualitária das vacinas e pela garantia do acesso ao atendimento médico em regiões como a África e a América do Sul, o que minimizou as assimetrias causadas pela concentração do poder econômico e político no norte global.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073499 Atualidades
Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão sobre as responsabilidades de cada um dos entes federativos quanto a medidas de combate à pandemia da COVID-19. Os ministros chegaram à conclusão de que estados e municípios poderiam regulamentar medidas de isolamento social, fechamento de comércio e outras restrições, diferentemente do entendimento do então representante do poder executivo (à época), para o qual caberia ao governo federal definir quais serviços deveriam ser mantidos. O STF tomou essa decisão amparado na Constituição Federal de 1988 – cujo texto define os papéis da União, dos estados e dos municípios no pacto federativo do Estado brasileiro.
(Adaptado de “Decisão do STF sobre isolamento de estados e municípios repercute no Senado”. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em 19/12/2022.)
Assinale a alternativa que faz a correta correlação das responsabilidades e competências, no pacto federativo brasileiro, de cada um dos três entes referidos no texto:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858913 Atualidades
A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.  
Imagem associada para resolução da questão
   Fabrício Marques. “Uma agenda para as doenças esquecidas”. Revista Pesquisa FAPESP, abril/2021. Adaptado.
Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:  
Alternativas
Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: CEDERJ Prova: SELECON - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Opção Inglês |
Q1705875 Atualidades
As milhares de mortes no Brasil, em decorrência da difusão da pandemia de coronavírus, além de provocar sérias consequências para o sistema de saúde brasileiro e para a economia, revelaram uma dificuldade de cooperação e coparticipação entre os entes fe d e ra tivo s durante a crise sa n itá rio - econômica. Nesse contexto, um dos problemas de coordenação politico-territorial no combate à pandemia está descrito na seguinte afirmativa:
Alternativas
Q1676026 Atualidades

Leia os fragmentos de texto abaixo e responda o item correto:


“O EFEITO BUMERANGUE”

Texto I


“As doenças transmitidas de animais para seres humanos estão em ascensão e pioram à medida que habitats selvagens são destruídos pela atividade humana. Cientistas sugerem que habitats degradados podem incitar e diversificar doenças, já que os patógenos se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos”. 

Fonte:https://nacoesunidas.org/surto-de-coronavirus-e-reflexo-da-degradacao-ambiental-afirma-pnuma/


Texto II


“Após medidas de isolamento tomadas como forma de dificultar a propagação da COVID-19, animais têm sido vistos em locais nos quais antes era comum o tráfego de pessoas. A quarentena colocou em casa pelo menos 2,8 bilhões de pessoas em todo o planeta e, enquanto não ocorrem medidas de flexibilização, os animais têm cuidado de ruas, canais e lagoas”. 

Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/04/27/interna_internacional,1142282/video-natureza-retoma- espaco-durante-a-pandemia-de-covid-19.shtml


Analisando as informações apresentadas nos textos, podemos afirmar:
Alternativas
Q1672522 Atualidades

Analise o mapa.

Casos confirmados de covid-19 por município no estado

de São Paulo no dia 7 de abril de 2020

Imagem associada para resolução da questão


De acordo com as informações do mapa, a dispersão da covid-19 no estado de São Paulo acompanhou

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2019 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1398028 Atualidades

Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu‐se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quaisregiões e causou qual enfermidade?

Alternativas
Ano: 2014 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2014 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1372570 Atualidades
“A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu à comunidade internacional que ajude os países afetados a combater a epidemia de Ebola, a pior em quatro décadas. Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental, os mais atingidos pela epidemia, ‘não têm meios para responderem sozinhos’ à doença. ” (globo/interior. Adaptado). A declaração da OMS sobre o Ebola considera a questão
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FAG Órgão: FAG Prova: FAG - 2014 - FAG - Vestibular - Primeiro Semestre - Medicina |
Q1365425 Atualidades
Leia o trecho abaixo.

A doença do vírus Ebola (anteriormente conhecida como febre hemorrágica Ebola) é uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar até os 90%. A doença afeta os seres humanos e primatas não-humanos (macacos, gorilas e chimpanzés).... Os principais sintomas são o início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta são os sinais e sintomas típicos. A pessoa infectada também tem vômitos, diarreia, disfunção hepática, erupção cutânea, insuficiência renal e, em alguns casos, hemorragia tanto interna como externa. O período de incubação, ou o intervalo de tempo entre a infecção e o início dos sintomas, pode variar de dois até 21 dias. Os pacientes tornam-se contagiosos apenas quando começam a apresentar os sintomas. Eles não são contagiosos durante o período de incubação. A confirmação dos casos de Ebola é feita por exames laboratoriais específicos.                         Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/tire-suas-duvidas-sobre-o-virus-ebola

Sobre o Vírus Ebola, analise as afirmativas abaixo:

I - O Ebola foi introduzido na população humana por meio de contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados. II – A transmissão do Ebola também pode ocorrer pelo ar, e por isso é considerado um vírus muito perigoso. III - O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos: um em uma aldeia perto do rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro em uma área remota do Sudão. IV – O surto de 2014 atinge principalmente os países do oeste Africano com mais casos e mortes na Guiné, Serra Leoa e Libéria. V – O Brasil já detectou mais de 20 casos de Ebola país, oriundos de estrangeiros que pedem refúgio ao governo brasileiro, inclusive com uma suspeita confirmada em Cascavel-PR.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas: 
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FAG Órgão: FAG Prova: FAG - 2014 - FAG - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1357126 Atualidades
Sobre o Vírus Ebola, analise as alternativas abaixo:

I - O Ebola é introduzido na população humana por meio de contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais de animais infectados. II – A transmissão do Ebola também pode ocorrer pelo ar, e por isso é considerado um vírus muito perigoso. III - O Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos: um em uma aldeia perto do rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro em uma área remota do Sudão. IV – O surto de 2014 atinge principalmente os países do oeste Africano com mais casos e mortes na Guiné, Serra Leoa e Libéria. V – O Brasil já detectou mais de 20 casos de Ebola país, oriundos de estrangeiros que pedem refúgio ao governo brasileiro, inclusive com uma suspeita confirmada em Cascavel-PR.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular |
Q1353089 Atualidades
 Atente para as informações para responder a questão:

    Não se ouvia falar em outra coisa a não ser naquela nova doença [causa- da pelo vírus ebola] que progredia também para vilarejos vizinhos [no Sudão, África]. [...] Agulhas que administravam soros e drogas aos enfermos eram reutilizadas em outras pessoas e traziam o microrganismo. Agulhas não descartáveis catalisavam a epidemia. Estávamos em uma época anterior à aids [1976] e não se cogitava o descarte dos materiais contaminados. A bem da verdade, essa situação não mudaria muito mesmo com o conhecimento da aids, uma vez que em regiões pobres continuaram a ser usadas agulhas e seringas não descartáveis por problemas de custo. (UJVARI, Stefan Cunha. . A História da humanidade contada pelos vírus SP: Contexto, 2008, p. 180.)

     A rápida expansão da doença [causada pelo vírus ebola] (5 mil mortos até o início de novembro) aumenta o mecanismo da dor. Pouco importa que ela não seja tão contagiosa – exceto por contato direto. A taxa de mortalidade das pessoas atingidas (cerca de 50%) justifica que se julgue esse vírus mais assustador que outros males cujas vítimas se mostram bem mais numerosas na África: aids (1,25 milhão de mortos em 2012), malária (1,1 milhão de mortos em 2010), acidentes de trânsito, falta de água potável ou simples- mente a fome e as guerras de verdade. (CANARD, Bruno. . Fardas sob o jaleco In____ Jornal le Monde Diplomatique Brasil, Ano 8, nº 89, dezembro de 2014, p. 31-32.) 

Os fragmentos tratam da disseminação do vírus ebola sobre o Continente africano. Em relação ao tema, julgue os itens:

I. As precárias condições econômicas e sociais da África podem ser apontadas como fatores determinantes para o surgimento e a expansão do vírus no Continente. II. A falta de informações, que tem como causa o alto número de analfabetos no continente africano, explica a utilização de material não descartável entre os contaminados pela aids e pelo ebola. III. Apesar do grande número de vítimas fatais, o ebola, proporcionalmente, não é a maior causa de mortes no continente africano, sendo superado por outras doenças, por guerras e por problemas sociais.


Está (ão) correto (s):
Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: IF-TM Prova: INEP - 2018 - IF-TM - Vestibular |
Q1340860 Atualidades
Vacinação em queda no Brasil preocupa autoridades por risco de surtos e epidemias de doenças fatais
Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como caxumba, sarampo e rubéola vem caindo ano a ano em todo o país e ameaça criar bolsões de pessoas suscetíveis a doenças antigas, mas fatais. O desabastecimento de vacinas essenciais, municípios com menos recursos para gerir programas de imunização e pais que se recusam a vacinar seus filhos são alguns dos fatores que podem estar por trás da drástica queda nas taxas de vacinação do país. O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no país. Em um grupo como esse, a presença de apenas uma pessoa infectada poderia causar um surto de grandes proporções. Foi o que houve nos Estados do Ceará e Pernambuco entre 2013 e 2015. Após quase dez anos com cobertura de vacinação acima de 95% contra sarampo, caxumba e rubéola, em 2013 houve forte queda na cobertura de pessoas vacinadas nos dois Estados, seguida por um surto de sarampo que teve início no Pernambuco e se alastrou para 38 municípios do Ceará. (Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil41045273. Acesso em: 24 set. 2018.) De acordo com o trecho da reportagem, assinale a alternativa correta.
De acordo com o trecho da reportagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: FGV Prova: FGV - 2014 - FGV - Administração Pública - Vestibular |
Q1338878 Atualidades
A existência nacional da Libéria está “seriamente ameaçada” pelo vírus mortal do Ebola, que está “se espalhando como fogo e devorando tudo em seu caminho”, disse o ministro da Defesa do país ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira [09/09/2014].
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ebola-ameaca-seriamente-a-existencia-da-liberia-diz-ministro
Sobre esse tema, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2018.2 |
Q1335841 Atualidades
Imagem associada para resolução da questão

Com base nos conhecimentos sobre a Geografia da Saúde no espaço mundial, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 - Medicina - 1ª Fase |
Q1334883 Atualidades

Imagem associada para resolução da questão

WEINBERG, Mônica; BUSTAMONTE, Luisa; SAMPAIO, Jana. Alerta Vermelho. VEJA. São Paulo: Abril, e. 2592, a. 51, n. 30, 25 jul. 2018. p.59-65.
O curso ascendente dos índices de mortalidade infantil no Brasil a partir de 2015, registrada no gráfico, relaciona-se com
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPERVE - UFSC Órgão: UFSC Prova: COPERVE - UFSC - 2010 - UFSC - Vestibular - Prova 2 |
Q1309248 Atualidades

Brasil, mostra tua cara

Pesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhoras nos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade.

Adaptado de: DIEGUEZ, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d].

Com relação ao exposto acima, assinale a proposição CORRETA.


No Brasil, com a distribuição mais justa da renda nos últimos anos, as pessoas mais jovens e com renda inferior a um salário mínimo passaram a ter mais acesso a consultas médicas e odontológicas junto à rede privada de saúde.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2019 - UFPR - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q1292158 Atualidades
A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mil mortes. Segundo essas entidades, os casos notificados no mundo triplicaram nos sete primeiros meses na comparação com igual período de 2018. O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, vinha de um histórico de não registrar casos adquiridos dentro do país desde o ano 2000. Em 2018, contudo, a doença reapareceu a partir de casos importados, disseminandose, sobretudo, no estado:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNEB Órgão: UNEB Prova: UNEB - 2014 - UNEB - Vestibular - Português/Inglês/Ciências |
Q1284523 Atualidades
Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).
A epidemia do ebola colocou a África no centro das atenções internacionais e sobre esse continente, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: UNEB Órgão: UNEB Prova: UNEB - 2014 - UNEB - Vestibular - Português/Inglês/Ciências |
Q1284522 Atualidades
Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e, ao se difundir, mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa, como a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Pelo menos 30 novas doenças foram descobertas em diversas partes do mundo, nos últimos 20 anos. Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias. (PANDEMIAS..., 2014).
O continente africano é associado, de uma forma geral, a situações complexas e difíceis, como o continente, entre outros, de origem do vírus da Aids e do ebola, do subdesenvolvimento, da fome, de guerras.
Essa visão decorre de um processo histórico que pode ser corretamente associado
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2011 - UERJ - Vestibular - Inglês |
Q1283312 Atualidades

O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro de

2011, em decorrência da epidemia de cólera. A situação se agrava, pois o país ainda busca

a reconstrução depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital Porto

Príncipe e outras cidades importantes.

Adaptado de http://operamundi.uol.com.br, 28/01/2011


Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: D
5: E
6: B
7: D
8: A
9: D
10: D
11: C
12: E
13: B
14: D
15: B
16: E
17: B
18: A
19: D
20: A