Questões de Vestibular de Atualidades - Segurança Pública

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2017 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2017 - UFRGS - Vestibular 3° dia |
Q1395801 Atualidades

Observe a figura e o quadro abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a figura que apresenta a distribuição dos homicídios de mulheres por Unidade da Federação (UF), no Brasil, em 2013, e o quadro que indica variação dessa taxa entre 2006 e 2013, depois de promulgada a Lei Maria da Penha, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2015 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1386134 Atualidades
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), investir na população de adolescentes e jovens é a chave para o desenvolvimento. Dificilmente progressos sociais e econômicos poderão ser alcançados nos próximos anos sem os investimentos certos na maior população de adolescentes e jovens da história: no mundo, são mais de 1,8 bilhão de adolescentes e jovens (10 a 24 anos), e no Brasil esse número ultrapassa 51 milhões. Essa quantidade sem precedentes de adolescentes e jovens no Brasil e no mundo proporciona um momento histórico único, conhecido como “bônus demográfico”, que, se bem aproveitado, pode impulsionar o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Fonte do texto: http://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/06/Position-paper-Maioridade-penal-1.pdf. Adaptado. Acesso 11-09-2015.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte da imagem: http://cutsp.org.br/sistema/ck/images/Fotos_2015/Abril_2015/latuff_maioridade.jpg

A interpretação do texto e da charge mostra-se coerente com a seguinte ideia:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: UFTM Prova: VUNESP - 2013 - UFTM - Vestibular De Inverno |
Q1377298 Atualidades

Analise o mapa.


Imagem associada para resolução da questão

(www.unodc.org)


Sobre o comércio mundial de cocaína, é correto afirmar que

Alternativas
Q1357622 Atualidades
Imagem associada para resolução da questão

O texto acima, associado a nosso conhecimento sobre o tema, mostra que

I - o mapa da violência nos Municípios Brasileiros/2008, elaborado pela Rede de Informações Tecnológicas Latino-Americanas em parceria com o Ministério da Justiça, mostra que predomina nas grandes cidades brasileiras uma visão de segurança pública que tem na criminalização da pobreza e nas desigualdades sociais o seu principal fator de sustentação teórica.
II - a violência urbana não atinge apenas as grandes cidades. Já se sente sua “interiorização”. A parcela da sociedade que mais sofre com essa violência é a periferia. Quando ela extravasa a periferia e chega à classe média alta há um grau de sensibilidade maior por parte do Estado.
III - a violência no Brasil mata mais do que a maior parte das endemias tradicionais. No período entre 1996 e 2006, o número total de homicídios passou de 38.888 para 46.660, um aumento de 20% superior ao crescimento da população, que foi de 13,6% nesse mesmo período.


Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
Alternativas
Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2015 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q587716 Atualidades
                                                Texto 1

      Cientistas americanos observaram, em um estudo recente, o motivo que pode tornar adolescentes impulsivos e infratores. Exames de neuroimagem em jovens mostraram que o córtex pré-frontal, região do cérebro ligada à tomada de decisão, ou seja, que nos faz pensar antes de agir, ainda está em formação nos adolescentes. Essa área do cérebro tende a ficar “madura" somente aos 20 anos. Por outro lado, a região cerebral associada às emoções e à impulsividade, conhecida como sistema límbico, tem um pico de desenvolvimento durante essa fase da vida, o que aumenta a propensão dos jovens a agirem mais com a emoção do que com a razão. O aumento da emotividade e da impulsividade seriam gatilhos naturais para atitudes extremadas, inclusive para cometer crimes.

(Camila Neumam. “Estudo explica por que adolescentes são impulsivos e podem cometer crimes". www.uol.com.br, 26.05.2015. Adaptado.)

                                                   Texto 2

      A situação de vulnerabilidade aliada às turbulentas condições socioeconômicas de muitos países latino-americanos ocasiona uma grande tensão entre os jovens, o que agrava diretamente os processos de integração social e, em algumas situações, fomenta o aumento da violência e da criminalidade.

(Miriam Abramovay. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina, 2002. Adaptado.)

Os textos expõem abordagens sobre o comportamento agressivo na adolescência referidos, respectivamente, a

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: E