Questões de Vestibular
Sobre conhecimentos gerais sobre a américa latina em conhecimentos gerais
Foram encontradas 55 questões
Países do Mercosul decidem acabar com a cobrança de roaming
Os quatro países integrantes da organização (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) decidiram acabar com a cobrança de roaming telefônico, ou seja, o pagamento adicional pelo uso de dados e ligações no exterior. A medida, assinada pelos quatro presidentes na cúpula realizada em Santa Fé (Argentina), beneficiará 200 milhões de usuários a partir de 2020. Os custos do roaming não desaparecerão tão cedo. O acordo ainda terá que ser ratificado pelos parlamentos. Porta-vozes dos quatro países estimaram que a cobrança do roaming deveria desaparecer para os cidadãos do Mercosul em algum momento do ano que vem.
Disponível em: https://brasil.elpais.com.
Acesso em: 11 set. 2019 (adaptado).
A partir da notícia, uma razão para a demora no cumprimento imediato da decisão dos países do Mercosul é a necessidade de aprovação na escala
I - Os Estados Unidos assumiram apoio e suporte à operação, ainda na década de 1970. II - A meta da operação era a eliminação dos principais opositores das ditaduras do Cone Sul. III- O sequestro de militantes de esquerda uruguaios, em 1978, na cidade de Porto Alegre, foi uma de suas ações mais famosas.
Quais estão corretas?
I - A Guerra de Independência do Haiti iniciou como uma ampla rebelião de escravos cujas consequências foram a abolição da servidão e a emancipação do país do domínio colonial francês. II - Os franceses exigiram uma compensação financeira em razão da abolição da escravidão e da independência, que só terminou de ser paga em meados do século XX. III- O país enfrentou, em janeiro de 2010, um terremoto devastador que custou a vida de mais de cem mil haitianos e forçou outros milhares à emigração, inclusive para o Brasil.
Quais estão corretas?
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515. Acesso: 22/11/2019.
O texto retrata a grave crise econômica pela qual está passando a (o):
[...] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do líder vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo.
TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da Universidade de Campinas, 1989. p. 196.
Sobre o texto, é correto afirmar que
A União Europeia conseguiu fechar em 28/06/2019 com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) um ambicioso acordo comercial que dará acesso às empresas europeias a um mercado de 260 milhões de consumidores, segundo confirmaram fontes comunitárias. Com o pacto, que levou quase duas décadas de negociações, a UE se reivindica como bastião do livre comércio em uma época marcada pelas políticas protecionistas dos Estados Unidos e China.
Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/28/internacional/1561741765_367243.html>. Acesso em: 02 jul. 2019.
Considere as seguintes afirmações a respeito do MERCOSUL.
I - A tendência, a partir do tratado firmado com a União Europeia em junho de 2019, é a alteração no papel tradicional dos países do MERCOSUL, conhecidos como exportadores de bens primários agrícolas e minerais e importadores de produtos industrializados de alto valor agregado. II - As missões Jesuíticas-Guaranis são um dos eixos da política de patrimonialização supranacional do MERCOSUL e uma via fundamental para o desenvolvimento econômico e social de áreas de fronteira. III- A previsão de harmonia das normas ambientais dos países integrantes do MERCOSUL implica ordenamento ambiental único.
Quais estão corretas?
As guerras estrangeiras, como métodos políticos, sempre foram encaradas pelo país como importunas e até criminosas, e nesse sentido especialmente a Guerra do Paraguai não deixou de sê-lo; os voluntários que a ela acudiram eram, de fato, muito pouco por vontade própria.
LIMA, Oliveira. In. HOLANDA, Sérgio B. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 177.
O texto citado, do embaixador Oliveira Lima, tematiza a política belicista brasileira e corrobora a ideia de que
Sobre os principais aspectos físico-geográficos e geoeconômicos dessa região das Américas, assinale a alternativa INCORRETA.
Nesse texto,
TEXTO I
O Paraguai é descrito como um país sem analfabetos e onde todos tinham terras para trabalhar. Possuía telégrafo, estaleiro, correios, fundição e tudo construído com recursos próprios. Uma situação que os ingleses não iriam permitir; e para proteger seus interesses comerciais e financeiros, a Inglaterra manipulou o Brasil, a Argentina e o Uruguai para destruir o desenvolvimento do Paraguai.
Guerra do Paraguai. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 14 set. 2013.
TEXTO II
A guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma proposta expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu.
Guerra do Paraguai. Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 14 set. 2013.
Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.
Entre os conflitos que envolveram nações da América do Sul, a Guerra do Paraguai se destaca por sua longa duração e por envolver países: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.
Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.
Entre os países do continente americano, apenas no Brasil houve uma escravidão de africanos.
Sobre os aspectos físico-geográficos e geoeconômicos dessa área, é CORRETO afirmar que
1. a maior parte da área continental é dominada pelo clima tropical, mas, devido ao fator relevo, há variações climáticas, daí a presença de climas com baixas temperaturas, nos cumes das montanhas.
2. vários países da América Central, em face da forte influência da URSS, adotaram o modelo político e econômico socialista, como foi o caso de Cuba, Nicarágua, Guatemala e El Salvador.
3. na parte insular dessa região, percebe-se que há uma dependência econômica considerável de várias ilhas ao Reino Unido, à França e à Holanda.
4. na parte continental da América Central, o México se destaca economicamente, sobretudo na exploração de petróleo e de turismo, o qual apresenta o maior PIB da região.
5. Cuba adotou o regime de Partido Único com a ascensão ao poder de um grupo de guerrilheiros no ano de 1970 que acarretou um expressivo crescimento econômico do país. Na ocasião, foram abolidas as liberdades democráticas, e criou-se um grave conflito político-militar com os Estados Unidos.
Está CORRETO o que se afirma em
I - Durante o governo de Francisco Solano Lopes, a economia paraguaia atingiu o seu ápice, com a instalação de linhas de telégrafo, a construção de estradas de ferro, a criação de fábricas, e a manutenção de uma balança comercial favorável. II - Refl etiu as disputas no processo de formação dos Estados Nacionais na região platina, onde a livre navegação na Bacia do Rio da Prata, se apresentava como uma questão estratégica para o países envolvidos no conflito. III - Visando a manter a escravidão intacta no Brasil, durante o período em que o país estava em guerra, foi proibido o recrutamento de negros e mestiços, tornando impossível o ingresso de escravos fugitivos no exército. IV - Favorecido por uma economia voltada à exploração agropastoril, o Uruguai passava internamente por um momento político tranquilo, o que explica a sua quase insignificante participação no conflito.
Estão corretas APENAS as afirmações
(TOTA, Antônio Pedro. São Paulo: Cia das Letras, 2000.p.93).
O trecho acima refere-se a política adotada pelos Estados Unidos para os países da América Latina na década de 1940. Sobre essa política, pode-se afirmar corretamente que:
Comparo o estado atual da América ao arruinado Império Romano – em que cada parte desmembrada formou um sistema político, conforme seus interesses e situação ou segundo a ambição particular de alguns chefes, famílias ou corporações [...] Por outro lado, não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários da terra e os usurpadores espanhóis, em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputá-los com os do país e nos mantermos nele contra a invasão dos invasores [...].
(BOLÍVAR, Simón. Cartas da Jamaica. Discurso de 1815. In____Escritos políticos – Coleção Repertórios. Campinas: Unicamp, 1992, p. 60-61.)
[O povo vietnamita] se ergueu como um só homem para resistir aos colonialistas franceses. [...] Há mais de dez anos, nossos irmãos do Sul combatem com heroísmo incomparável, aceitando incontáveis sacrifícios, para se libertarem do jugo atroz dos imperialistas americanos e seus lacaios. [...] Nossos compatriotas lutam obstinadamente para libertar o Sul, preservar o Norte, reunificar a pátria e contribuir para a salvaguarda da paz e da independência dos outros povos.
(MINH, Ho-Chi. A resistência do Vietnam. Discurso de 1965. RJ: Laemmert, 1968, p. 238-239.)
O discurso de Ho-Chi Minh foi proferido exatos 150 anos após o de Simón Bolívar, mas apresenta várias semelhanças com aquele. Assinale a alternativa na qual podem ser identificadas aproximações entre os dois discursos:
A partir da notícia, é correto afirmar que:
Em relação à história cubana, é correto afirmar que a