Questões de Vestibular
Sobre conhecimentos gerais sobre a américa latina em conhecimentos gerais
Foram encontradas 52 questões
Países do Mercosul decidem acabar com a cobrança de roaming
Os quatro países integrantes da organização (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) decidiram acabar com a cobrança de roaming telefônico, ou seja, o pagamento adicional pelo uso de dados e ligações no exterior. A medida, assinada pelos quatro presidentes na cúpula realizada em Santa Fé (Argentina), beneficiará 200 milhões de usuários a partir de 2020. Os custos do roaming não desaparecerão tão cedo. O acordo ainda terá que ser ratificado pelos parlamentos. Porta-vozes dos quatro países estimaram que a cobrança do roaming deveria desaparecer para os cidadãos do Mercosul em algum momento do ano que vem.
Disponível em: https://brasil.elpais.com.
Acesso em: 11 set. 2019 (adaptado).
A partir da notícia, uma razão para a demora no cumprimento imediato da decisão dos países do Mercosul é a necessidade de aprovação na escala

Sobre os principais aspectos físico-geográficos e geoeconômicos dessa região das Américas, assinale a alternativa INCORRETA.
[...] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do líder vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo.
TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da Universidade de Campinas, 1989. p. 196.
Sobre o texto, é correto afirmar que
A União Europeia conseguiu fechar em 28/06/2019 com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) um ambicioso acordo comercial que dará acesso às empresas europeias a um mercado de 260 milhões de consumidores, segundo confirmaram fontes comunitárias. Com o pacto, que levou quase duas décadas de negociações, a UE se reivindica como bastião do livre comércio em uma época marcada pelas políticas protecionistas dos Estados Unidos e China.
Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/28/internacional/1561741765_367243.html>. Acesso em: 02 jul. 2019.
Considere as seguintes afirmações a respeito do MERCOSUL.
I - A tendência, a partir do tratado firmado com a União Europeia em junho de 2019, é a alteração no papel tradicional dos países do MERCOSUL, conhecidos como exportadores de bens primários agrícolas e minerais e importadores de produtos industrializados de alto valor agregado. II - As missões Jesuíticas-Guaranis são um dos eixos da política de patrimonialização supranacional do MERCOSUL e uma via fundamental para o desenvolvimento econômico e social de áreas de fronteira. III- A previsão de harmonia das normas ambientais dos países integrantes do MERCOSUL implica ordenamento ambiental único.
Quais estão corretas?
TEXTO I
O Paraguai é descrito como um país sem analfabetos e onde todos tinham terras para trabalhar. Possuía telégrafo, estaleiro, correios, fundição e tudo construído com recursos próprios. Uma situação que os ingleses não iriam permitir; e para proteger seus interesses comerciais e financeiros, a Inglaterra manipulou o Brasil, a Argentina e o Uruguai para destruir o desenvolvimento do Paraguai.
Guerra do Paraguai. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 14 set. 2013.
TEXTO II
A guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma proposta expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu.
Guerra do Paraguai. Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 14 set. 2013.
Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.
Entre os conflitos que envolveram nações da América do Sul, a Guerra do Paraguai se destaca por sua longa duração e por envolver países: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.
Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.
Entre os países do continente americano, apenas no Brasil houve uma escravidão de africanos.
Comparo o estado atual da América ao arruinado Império Romano – em que cada parte desmembrada formou um sistema político, conforme seus interesses e situação ou segundo a ambição particular de alguns chefes, famílias ou corporações [...] Por outro lado, não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários da terra e os usurpadores espanhóis, em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputá-los com os do país e nos mantermos nele contra a invasão dos invasores [...].
(BOLÍVAR, Simón. Cartas da Jamaica. Discurso de 1815. In____Escritos políticos – Coleção Repertórios. Campinas: Unicamp, 1992, p. 60-61.)
[O povo vietnamita] se ergueu como um só homem para resistir aos colonialistas franceses. [...] Há mais de dez anos, nossos irmãos do Sul combatem com heroísmo incomparável, aceitando incontáveis sacrifícios, para se libertarem do jugo atroz dos imperialistas americanos e seus lacaios. [...] Nossos compatriotas lutam obstinadamente para libertar o Sul, preservar o Norte, reunificar a pátria e contribuir para a salvaguarda da paz e da independência dos outros povos.
(MINH, Ho-Chi. A resistência do Vietnam. Discurso de 1965. RJ: Laemmert, 1968, p. 238-239.)
O discurso de Ho-Chi Minh foi proferido exatos 150 anos após o de Simón Bolívar, mas apresenta várias semelhanças com aquele. Assinale a alternativa na qual podem ser identificadas aproximações entre os dois discursos:
Observe esta charge.
Essa charge refere-se à recente declaração de moratória que a Argentina fez junto a seus credores, entre eles o FMI (Fundo Monetário Internacional). Moratória é o aumento do prazo para a quitação de uma dívida.
Fonte: https://br.sputniknews.com/charges/2018061011437138-fmi-argentina-crise-ajuda-financeira/
ASSINALE a alternativa que apresenta uma interpretação correta da charge.
Atente para o que se diz a seguir sobre as tensões que marcaram as relações entre Peru, Bolívia e Chile no período de 1879 a 1884.
I. Culminaram em um conflito que ficou conhecido como Guerra do Pacífico, em decorrência da exportação de guano, salitre e exploração de vários minérios.
II. A crise começou quando o Peru devolveu o território anexado em 1842 para a Bolívia e o Chile, reprovando esse ato, considerou-o quebra de diplomacia e invadiu o território boliviano.
III. A Bolívia concedeu ao Chile a exploração de minas. Sentindo-se ameaçado por uma concorrência desigual, o Peru pressionou a Bolívia, que rompeu um antigo acordo que tinha com o Chile que, consequentemente, se sentiu lesado.
É correto o que se afirma em:
Sobre esses processos de independência, é correto afirmar que
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515. Acesso: 22/11/2019.
O texto retrata a grave crise econômica pela qual está passando a (o):
I - Durante o governo de Francisco Solano Lopes, a economia paraguaia atingiu o seu ápice, com a instalação de linhas de telégrafo, a construção de estradas de ferro, a criação de fábricas, e a manutenção de uma balança comercial favorável. II - Refl etiu as disputas no processo de formação dos Estados Nacionais na região platina, onde a livre navegação na Bacia do Rio da Prata, se apresentava como uma questão estratégica para o países envolvidos no conflito. III - Visando a manter a escravidão intacta no Brasil, durante o período em que o país estava em guerra, foi proibido o recrutamento de negros e mestiços, tornando impossível o ingresso de escravos fugitivos no exército. IV - Favorecido por uma economia voltada à exploração agropastoril, o Uruguai passava internamente por um momento político tranquilo, o que explica a sua quase insignificante participação no conflito.
Estão corretas APENAS as afirmações
O quadro apresenta fatos ocorridos em alguns países da América entre as décadas de 1950 e 1980.
Adaptado de: [http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/ditaturas-da-america-latina/]. Acesso em 07/05/17, 15hs05.
• A partir dos dados fornecidos, é possível
afirmar que
Leia as afirmações abaixo, sobre a história da América Latina contemporânea.
I - Entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, a Argentina enfrentou uma forte crise econômica, causada pela adoção de políticas neoliberais e pelo aumento de sua dívida pública, que culminou nos distúrbios políticos de 2001.
II - Em junho de 2009, o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto por um golpe de estado judicial-militar, preso e levado de forma clandestina à Costa Rica, em episódio amplamente condenado pela comunidade internacional.
III- Em 2011 e 2012, ocorreram no Chile importantes manifestações estudantis que demandavam a ampliação do ensino público e a ampla reforma do sistema educacional do país, herdado da ditadura de Augusto Pinochet.
Quais estão corretas?
Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina em fins do século XIX e início do XX.
O meio século seguinte, e particularmente o período que vai até a Primeira Guerra Mundial, foi para a maioria dos países latino-americanos a “Idade de Ouro” do crescimento econômico com base predominantemente na exportação, da propriedade material (pelo menos para as classes dominantes e as classes urbanas), do consenso ideológico e da estabilidade política.
BETHELL, L. Introdução. In: BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da Independência até 1870. Edusp: São Paulo, 1994. v. 3. p. 17.
A “Idade de Ouro”, referida no segmento, vincula-se a um fenômeno social e político mais amplo.
Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.
I - Os Estados Unidos assumiram apoio e suporte à operação, ainda na década de 1970. II - A meta da operação era a eliminação dos principais opositores das ditaduras do Cone Sul. III- O sequestro de militantes de esquerda uruguaios, em 1978, na cidade de Porto Alegre, foi uma de suas ações mais famosas.
Quais estão corretas?
I - A Guerra de Independência do Haiti iniciou como uma ampla rebelião de escravos cujas consequências foram a abolição da servidão e a emancipação do país do domínio colonial francês. II - Os franceses exigiram uma compensação financeira em razão da abolição da escravidão e da independência, que só terminou de ser paga em meados do século XX. III- O país enfrentou, em janeiro de 2010, um terremoto devastador que custou a vida de mais de cem mil haitianos e forçou outros milhares à emigração, inclusive para o Brasil.
Quais estão corretas?
As guerras estrangeiras, como métodos políticos, sempre foram encaradas pelo país como importunas e até criminosas, e nesse sentido especialmente a Guerra do Paraguai não deixou de sê-lo; os voluntários que a ela acudiram eram, de fato, muito pouco por vontade própria.
LIMA, Oliveira. In. HOLANDA, Sérgio B. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 177.
O texto citado, do embaixador Oliveira Lima, tematiza a política belicista brasileira e corrobora a ideia de que