Questões de Vestibular
Sobre conhecimentos gerais sobre arte e cultura em conhecimentos gerais
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Chiquinha Gonzaga pode ser considerada uma pioneira no reconhecimento dos direitos de igualdade das mulheres no Brasil, tendo podido contribuir para o fato de as mulheres brasileiras terem passado, em 1932, a ter direito ao voto.
Cordões carnavalescos são agremiações recreativas de bairros, predecessores das escolas de samba, os quais, no final do século XIX, desfilavam inicialmente pelas ruas do Rio de Janeiro e, posteriormente, pelas de São Paulo e de outras cidades brasileiras, e o nome “cordão” deve-se ao fato de seus integrantes dançarem enfileirados, mas sem a existência real de um cordão que os una.
https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/o-que-foi-a-semana-de-arte-moderna
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que
Hoje, já não podemos observar a paisagem das cidades sem notar a pichação em muros e paredes, esculturas, estádios, galerias, prédios públicos. O mercado ainda não conseguiu assimilá-la como “arte”; ela caminha por fora, passa a ser considerada em outros meios como filmes, vídeos, documentários, fotografias. Hoje, os pichadores podem ser autores se considerarmos o que diz Joseph Beuys: “Todos são artistas, mas só os artistas sabem disso”.
FRANCO, S. Pichação e aves de rapina.
Disponível em: www.diplomatique.uol.com.br.
Acesso em: 5 abr. 2011 (adaptado).
Esse texto foi escrito em função da 28ª Bienal de Arte de São Paulo, realizada em 2008, e levanta o problema do reconhecimento da pichação como “arte”. Nesse texto, o autor identifica as pichações urbanas como
O samba, ritmo musical criado pelos escravos africanos que chegavam à Bahia durante os séculos de colonização portuguesa e símbolo da tradição cultural brasileira, recentemente foi classificado como uma das mais modernas categorias de patrimônio histórico: a de “patrimônio imaterial”.
FIÚZA, B. O samba, patrimônio histórico imaterial.
Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 9 dez. 2012.
O samba foi considerado patrimônio histórico imaterial porque essa categoria de patrimônio permitiria incluir os(as)
O contexto e a descrição do estilo da época correspondem à arte
Leia atentamente o seguinte excerto:
“Nos anos 50 [...] chegou ao apogeu da sua popularidade, sobretudo entre as massas urbanas e os migrantes recém-chegados à cidade grande. [...] Estes filmes cômicos, produzidos principalmente pela Atlântida, conseguiram articular as transformações socioculturais testemunhadas pelo povo durante uma década caracterizada por um crescimento econômico dramático e pela intensificação dos processos de industrialização, urbanização e migração interna.[...] este gênero refletiu os efeitos que a modernidade e a expansão capitalista produziram nas classes populares, e que ajudou os marginalizados, particularmente os migrantes alienados, a se adaptarem à vida urbana. [...] o povo podia identificar-se com os protagonistas e as experiências deles na cidade”.
SHAW, Lisa. The Brazilian … of the 1950s and Notions of Popular Identity. Luso-Brasilian Review. v. 38, nº1, 2001. University of Wisconsin Press.
Assinale a opção que corresponde ao fenômeno cultural originado no fim dos anos 1940, que teve seu apogeu dos anos 1950 até o início da década de 1960, a que o excerto acima se refere.
O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro envidaram esforços no sentido de deixar exposta para a contemplação da população parte do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, com o objetivo de apresentar ao visitante, através daquele pequeno, mas representativo espaço, a materialização do momento mais trágico da nossa história, fazendo com que ele não seja esquecido. (...)
A história do Cais do Valongo e do seu entorno está indissoluvelmente ligada à história universal, por ter sido a porta de entrada do maior volume de africanos escravizados nas Américas. O Rio de Janeiro era, então, a mais afroatlântica das cidades costeiras do território brasileiro (...).
Disponível em http://portal.iphan.gov.br/.
O texto integra a proposta elaborada pelo IPHAN, em 2016, para inscrição do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo na lista do Patrimônio Mundial. Com base no documento, a história do Cais do Valongo se entrelaça à história universal, pois se relaciona ao
Martín Fierro acredita na importância da contribuição intelectual da América, prévia tesourada a todo cordão umbilical. Acentuar e generalizar para as demais manifestações intelectuais o movimento de independência iniciado, no idioma, por Ruben Darío, não significa, entretanto, que haveremos de renunciar, nem muito menos que finjamos desconhecer que todas as manhãs nos servimos de um creme dental sueco, de umas toalhas francesas e de um sabonete inglês.
Martín Fierro tem fé em nossa fonética, em nossa visão, em nossas maneiras, em nosso ouvido, em nossa capacidade digestiva e de assimilação.
“Manifesto Martín Fierro”, de Oliverio Girondo, 15/5/1924. In: Jorge Schwartz, Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995, p. 116.
A revista de vanguarda literária Martín Fierro foi fundada em Buenos Aires, na Argentina, em 1924. O “Manifesto”, publicado no seu nº 4, apresentava sintonias com o movimento modernista paulistano, ao
Cândido Portinari. “Os retirantes” (1944). In: Marília Balbi. Portinari: pintor do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 142.
Identifique a alternativa mais adequada para expressar as
relações entre arte e sociedade no quadro:
Além de ter ensejado o crescimento da chamada cultura jovem, a década de 1960 foi um período de rápidas mudanças sociais. Uma nova onda de feminismo foi complementada com a introdução da pílula anticoncepcional, que proporcionou às mulheres mais liberdade que nunca. Ao mesmo tempo, os jovens do mundo ocidental exploravam modos de vida alternativos, no que foi chamado de contracultura. Os hippies encamparam drogas psicoativas e artes “étnicas”, sobretudo na joalheria e no vestuário, de países africanos e asiáticos. E, pela primeira vez, o ateísmo e o secularismo passaram a ser lugar-comum no Ocidente. No entanto, apesar da tendência ao secularismo e ao realismo, os best-sellers literários do século 20 foram livros de fantasia: O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien (publicado em 1954, vendeu mais de 150 milhões de exemplares), e Harry Potter e a Pedra Filosofal (o 1º volume da série), de J. K. Rowling (publicado em 1997 e traduzido para mais de 65 idiomas, vendeu mais de 120 milhões).” (CHALTON, Nicola; MACARDLE, Meredith. A história do século 20 para quem tem pressa. Tradução Paulo Afonso. Rio de Janeiro: Valentina, 2017. p. 118-119).
Considerando o texto apresentado nesse enunciado e seus conhecimentos sobre o desenvolvimento sociocultural do mundo durante o século 20, é correto afirmar que:
No mesmo ano, Chico Buarque gravou a música Meu caro amigo, que apresenta em seu refrão: “Aqui na terra 'tão jogando futebol / Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll / Uns dias chove, noutros dias bate sol / Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.
Os dois compositores são conhecidos por fazerem, em suas obras, uma crônica social. Nessas estrofes, os autores fazem referência à
(Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos, 1995. Adaptado.)
O autor descreve um fenômeno histórico que
(https://malba.org.ar)
Sobre a tela, pode-se afirmar que:
(nationalgeographicbrasil.com)
O estilo dessa construção está relacionado
(attack.art.br)
A intervenção realizada pelo artista Eduardo Srur, nos anos de 2007-2008,