Questões de Vestibular
Comentadas sobre conhecimentos gerais sobre arte e cultura em conhecimentos gerais
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https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/o-que-foi-a-semana-de-arte-moderna
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que
Martín Fierro acredita na importância da contribuição intelectual da América, prévia tesourada a todo cordão umbilical. Acentuar e generalizar para as demais manifestações intelectuais o movimento de independência iniciado, no idioma, por Ruben Darío, não significa, entretanto, que haveremos de renunciar, nem muito menos que finjamos desconhecer que todas as manhãs nos servimos de um creme dental sueco, de umas toalhas francesas e de um sabonete inglês.
Martín Fierro tem fé em nossa fonética, em nossa visão, em nossas maneiras, em nosso ouvido, em nossa capacidade digestiva e de assimilação.
“Manifesto Martín Fierro”, de Oliverio Girondo, 15/5/1924. In: Jorge Schwartz, Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995, p. 116.
A revista de vanguarda literária Martín Fierro foi fundada em Buenos Aires, na Argentina, em 1924. O “Manifesto”, publicado no seu nº 4, apresentava sintonias com o movimento modernista paulistano, ao
Cândido Portinari. “Os retirantes” (1944). In: Marília Balbi. Portinari: pintor do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 142.
Identifique a alternativa mais adequada para expressar as
relações entre arte e sociedade no quadro:
No mesmo ano, Chico Buarque gravou a música Meu caro amigo, que apresenta em seu refrão: “Aqui na terra 'tão jogando futebol / Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll / Uns dias chove, noutros dias bate sol / Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.
Os dois compositores são conhecidos por fazerem, em suas obras, uma crônica social. Nessas estrofes, os autores fazem referência à
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(https://malba.org.ar)
Sobre a tela, pode-se afirmar que:
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(nationalgeographicbrasil.com)
O estilo dessa construção está relacionado
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(attack.art.br)
A intervenção realizada pelo artista Eduardo Srur, nos anos de 2007-2008,
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(Martha Rosler. Cleaning the Drapes, 1967-1972. www.moma.org)
Vinculando-se o momento da produção da série fotográfica com aquela conjuntura da história norte-americana, a imagem “Limpando a cortina” pode fornecer explicação sobre
O enredo do conto exprime uma característica da política brasileira da Primeira República (1889-1930), a saber:
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(Leonardo da Vinci: artista, cientista inventor, 2005.)
Comparando as obras analisadas, pode-se afirmar que Leonardo da Vinci, artista renascentista,
A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano. A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido
A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente.
Essa imagem pode ser considerada renascentista porque
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Disponível em: https://media.npr.org/assets/img/2015/04/16/yoda-1300_custom36b4ede34ac569a75eba56009c3ac96fbf650d94-s800-c85.jpg Acesso em: 08 ago. 2020.
Qual particularidade das iluminuras medievais pode ser destacada na imagem?
Analise a imagem a seguir:
Disponível em: https://emersonfialho.wordpress.com/2008/08/09/ Acesso em: 08 ago. 2020.
Qual obra literária da Grécia Antiga é retratada pela imagem?
Considerando o texto, nosso comportamento em relação ao patrimônio histórico deve ser de
Para Oswald, o primitivo estará associado ao pensamento selvagem como questionamento do pensamento iluminista e como proposta de valorização do pensamento selvagem local ao qual viria se acrescentar a incorporação contemporânea da técnica.
(Viviana Gelado. Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina, 2006.)
O primitivismo expresso no “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”,
lançado por Oswald de Andrade em 1924, pode ser associado à
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Com base no texto, no quadro e nos conhecimentos sobre história contemporânea, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Em 24 horas, Notre Dame arrecadou entre 900% e 1.000% a mais do que o Museu Nacional em sete meses. ( ) O governo brasileiro destinou recursos imediatos e suficientes para a reconstrução do Museu Nacional, o que explica o baixo valor doado pela elite do país. ( ) Apesar de a renda média anual da faixa 0,1% mais alta brasileira ser maior que a sua equivalente francesa, o mesmo não ocorre com a faixa 50% mais baixa. ( ) Museus são instituições que podem expressar as bases organizacionais a partir das quais o poder é exercido. ( ) A renda média anual da faixa 0,01% mais alta francesa, por ser maior que a brasileira, predispôs à menor doação para o seu patrimônio nacional.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
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(A) Retomada dos modelos clássicos, buscava a perfeição e a beleza por meio do uso de formas equilibradas, proporcionais e harmoniosas, que visavam à simetria e à ordem. Uso de arcos, abóbadas, cúpulas e colunas. (B) Valorização do passado histórico e baseada nos ideais iluministas, busca o racionalismo e o academicismo. Uso da proporção e da clareza, da simplicidade e do equilíbrio das formas, visando à harmonia e à beleza estética. (C) Uso de materiais de alta tecnologia, valorização da população usuária na elaboração dos projetos, contribuindo para uma arquitetura mais humana e ambiental, preocupada com a preservação de recursos naturais. (D) Mistura de várias tendências, utilizando formato irregular, incomum, pisos abertos, grandes dimensões e diversidade de materiais, privilegiando a funcionalidade, o conforto, o design orgânico e a economia verde.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Marco Cianfanelli, Release (Soltura), 2012, África do Sul, aço pintado e cortado a laser, profundidade 20,8 m, altura 9,48 m e largura 5,19 m.
As imagens apresentam, de diversos ângulos, a escultura de Marco Cianfanelli em homenagem ao 50º aniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, em 1962. A obra é composta por hastes de aço de altura variável, cortadas a laser e inseridas na paisagem, na província de KwaZulu-Natal, onde Mandela foi detido pelo regime do apartheid. Ao comentar a sua obra, o artista afirmou: "As 50 colunas representam os 50 anos que se passaram desde a sua captura, mas também sugerem a ideia de que muitos compõem um conjunto; referem-se à solidariedade. Indicam a ironia de que o encarceramento de Mandela o transformou em um ícone de luta, alimentando a resistência que levou o país à democracia".
As afirmações abaixo constituem aspectos da proposta política e estética do artista, EXCETO: