Questões de Vestibular
Sobre conhecimentos gerais sobre desastres naturais e humanos em conhecimentos gerais
Foram encontradas 15 questões
Atente para seguinte excerto:
“[...] O ímã atrai o ferro, os vulcões entram em erupções: fatos físicos onde alguma coisa se repete; a erupção do Vesúvio em 79: fato físico tratado como evento”.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 1995.
O motivo que faz da erupção do Vesúvio, no ano 79 da Era Cristã, um evento presente no registro histórico, ao contrário de tantas outras erupções de vulcões que já ocorreram, é
( ) Os tsunamis são ondas gigantes ocasionadas pelo deslizamento costeiro ou marítimo, ou por erupções vulcânicas. No ano de 2004, foi registrado no Oceano Índico alto índice de mortes provocado por esse fenômeno. ( ) Os terremotos são vibrações das camadas da crosta da Terra produzidas pelo tremor e oriundas de fenômenos tectônicos ou vulcânicos. Esses fenômenos ocorrem quando as placas tectônicas entram em processo de choque ou acomodação. ( ) As vibrações causadas pelos terremotos são produzidas por ondas longitudinais e transversais, podendo ser consideradas fracas aquelas que não são notadas pelo homem, sendo, porém, registradas pelos sismógrafos. ( ) O alto risco de incidência de terremotos no Japão dá-se pela sua localização em uma região de encontro de placas tectônicas continentais e oceânicas e pelo fato de a região conter várias falhas geológicas, além de inúmeros vulcões. ( ) Se comparados aos que ocorrem no Japão e na Califórnia, os abalos sísmicos no Brasil são de menor intensidade; esse fenômeno pode ser explicado pela situação geológica do país, que dificulta ocorrências de maior proporção.
Marque a alternativa CORRETA:
DESLIZAMENTO DE ENCOSTAS
Os deslizamentos de encostas são as mais comuns e trágicas ocorrências enfrentadas pela Defesa Civil. Grande parte das encostas dos morros da Rio de Janeiro são áreas de risco potencial. [...] Diversos órgãos da Prefeitura trabalham para evitar que as encostas venham abaixo, destruindo casas e matando gente, mas a responsabilidade é também dos moradores e das Associações de Moradores, que devem conhecer os riscos e saber como evitá-los.
Fonte: http://www0.rio.rj.gov.br/defesacivil/deslizamento.htm - Acesso em 10/05/2014
O deslizamento de encostas é um fenômeno natural intensificado pela ação humana.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação humana que NÃO intensifica os deslizamentos de encostas:
Às vésperas da Copa, São Paulo atravessa pior crise hídrica da história
A apenas cinco semanas do início da Copa do Mundo, São Paulo atravessa uma das piores crises hídricas de sua história por conta da falta de água nos reservatórios que abastecem o estado. A ONG WWF Brasil denunciou nesta terça-feira que a situação do Sistema Cantereira, que abastece grande parte de São Paulo, é resultado da falta de planejamento do governo durante décadas. "Pensávamos que nunca ia faltar água, mas não contávamos com uma concentração tão grande de pessoas. O crescimento de São Paulo deveria ter sido acompanhado por um planejamento", disse à Agência Efe Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida da organização ambientalista. De acordo com Kimura, apesar de o governo de São Paulo negar em diversas ocasiões o racionamento de água, dita prática será "inevitável" devido aos baixos níveis dos reservatórios. "O possível racionamento de água não está sendo admitido pelo governo por ser uma medida que pode gerar desgaste em um ano de eleições. Não está sendo admitido, mas é inevitável", comentou. https://br.noticias.yahoo.com/ – Adaptado – acessado em 06/05/2014.
Considere as alternativas adiante a respeito da água doce.
I. O aumento da população, o crescimento econômico não sustentável e a agricultura irrigada estão entre os principais fatores que ameaçam as fontes de água em todo o mundo. II. O Brasil tem grande disponibilidade de água doce e, por essa razão, não enfrenta problemas de abastecimento em nenhuma de suas metrópoles nacionais. III. Os fertilizantes e agrotóxicos podem modificar as características dos "corpos de água", gerando impactos em aquíferos, rios e mananciais. IV. A impossibilidade da dessalinização de águas salgadas do planeta dificulta a solução de um problema que, com custos pouco elevados, atenderia toda a demanda mundial. V. Uma das consequências relacionadas à falta de água potável é o aumento da incidência de doenças, como a diarreia e outros males provocados pela água contaminada, os quais causam a morte de milhões de crianças em todo mundo.
Somente são corretas as afirmativas:
O excerto faz duas afirmações, que podem ser explicadas
Assinale a alternativa correta em relação à importância científica desse crânio arqueológico.
Rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Samarco,
no distrito de Bento Rodrigues (Mariana, MG).
noticias.terra.com.br, novembro/2015.No Brasil, os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora e subsidência, ou seja, afundamento do terreno. Inicialmente, a mineração afeta a cobertura vegetal, em graus variados, desde a supressão total ou parcial na área a ser minerada, até a utilização de grandes volumes de água. A atividade gera profundas alterações, modificando toda a estrutura física e social tanto do local onde está situada a mina quanto da região no entorno. Adaptado de ge902ferro.wordpress.com
O desastre ocorrido na cidade de Mariana evidenciou o quanto a mineração de ferro pode causar impactos socioambientais negativos. Nesse episódio, esses impactos provocaram a seguinte mudança nas condições de vida da localidade mineira:
Analise com atenção a charge de Angeli e as proposições seguintes:
www.sedur.ba.gov.br
I- Historicamente a degradação ambiental no Brasil foi se consolidando, principalmente ao longo da década de 70, época da ditadura militar, pois o próprio governo brasileiro abriu as portas do país para as indústrias de potencial poluidor, justificando querer acabar com a miséria, que seria a principal poluição.
II- A escravidão, o massacre dos povos indígenas e a devastação da biodiversidade são formas bárbaras de dominação que ocorreram no período colonial, e que não se manifestam no Brasil atual.
III- As estratégias de luta dos movimentos ambientalistas do século XXI propõem uma ruptura com as formas tradicionais de organização e com os canais de intermediação política. E buscam sua eficácia por meio de novas formas de organização e luta, longe dos sistemas institucionalizados e corporativistas do poder político.
IV- A legislação ambiental é rígida e efetiva e é um exagero do chargista retratar a sociedade urbana e industrial como a principal agente poluidora dos rios e do ar. Ela seria adequada para representar a época da primeira Revolução Industrial, mas não serviria para explicar a sociedade capitalista da atualidade.
Escolha a afirmativa correta:
Os documentos abaixo tratam do tema doenças/vacinação. Em 2018 completamos 100 anos desde que a Gripe Espanhola atracou no Brasil e matou milhares de pessoas.
As condições de vida nos campos de batalha da I Guerra Mundial criaram o cenário ideal para a proliferação de um vírus incomum e altamente letal. Apesar de, a princípio, agir no corpo humano como um vírus comum, a conhecida Gripe Espanhola potencializou sobremaneira os efeitos da gripe comum. Dado o fato de soldados do mundo todo estarem na Europa, ao voltarem para casa propagaram o vírus para o planeta. Estima-se que tenham morrido entre 30 milhões e 35 milhões de pessoas. Imagine isso depois da I Guerra Mundial – que, segundo estatísticas, matou cerca de 9 milhões de pessoas! No Brasil, estima-se que tenham morrido mais de 30 mil pessoas, dentre elas o presidente recém-eleito Rodrigues Alves, em 1919. De lá para cá se passaram cem anos. A medicina avançou muito, e a Liga das Nações investiu em pesquisa. Ficou claro que a solução para as pandemias só aconteceria com cooperação internacional e criação de vacinas com campanhas em todo o mundo.
(Texto adaptado. Disponível em: <https://bit.ly/2vDKIql>. Acesso em: 10 out. 2018.)
Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem "uma luz vermelha" no país. No Amazonas e em Roraima, com o surto de sarampo, há cerca de 500 casos confirmados e mais de 1500 em investigação. No outro extremo do país, o Rio Grande do Sul também confirmou casos da doença este ano.
(Disponível em: <https://bit.ly/2tXJeXa>. Acesso em: 10 out. 2018.)
Charge de 2015 alusiva ao movimento antivacina, que prega a não imunização de crianças.
(Disponível em: <https://bit.ly/2P1dfzc>. Acesso em: 10 out.2018.)
Sobre o tema, é possível afirmar que:
Tendo em vista a legislação ambiental vigente, o tecnólogo em Gestão Ambiental contratado por uma empresa mineradora tem como uma de suas responsabilidades vistoriar a barragem de rejeitos dessa empresa.
Uma barragem de rejeitos consiste em
O desastre de Chernobyl ainda custa caro. Hoje o governo gasta até 7% dos impostos para garantir o isolamento e a segurança de uma região maior que um Parque do Ibirapuera e meio. O país já aceitou que a Zona de Exclusão não vai servir para moradia, plantação nem para a atividade madeireira tão cedo.
(www.superinteressante.com.br. Adaptado.)
O acidente e o país relacionados ao fato mencionado no excerto correspondem, respectivamente,

A figura acima faz referência à queda da barragem no distrito de Bento Gonçalves, na cidade de Mariana, MG, no ano de 2015. Segundo a reportagem, essa tragédia levou para os rios toneladas de rejeitos de minério de ferro contendo, inclusive, outros metais, como arsênio, antimônio, zinco e cobre. Esse rejeito

É o fogo do mal dos ardentes que queima as populações
do ano 1000. Uma doença desconhecida que provoca um terror
imenso. Mas o pior está por vir: a peste negra devastará a Europa
e ceifará um terço de sua população durante o verão de 1348.
Como a AIDS, para alguns, essa epidemia é vivida como uma
punição do pecado. Então, procuram-se bodes expiatórios e
encontram-se os judeus e os leprosos, acusados de envenenar
poços. As cidades isolam-se, proibindo-se a entrada de estrangeiro
suspeito de trazer o mal. A morte está em toda a parte, na vida, na
arte, na literatura. Contudo, os homens desse tempo temem muito
mais outra doença, a lepra, considerada o sinal distintivo do
desvio sexual.
Georges Duby. Ano 1000, ano 2000: no rastro de nossos
medos. São Paulo: UNESP, 1998, p. 78-9 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir com base no texto acima e considerando
a obra apresentada acima, de Jerônimo Bosch (séculos XV-XVI),
pintor famoso por suas aterradoras representações da vida e da
morte.

É o fogo do mal dos ardentes que queima as populações
do ano 1000. Uma doença desconhecida que provoca um terror
imenso. Mas o pior está por vir: a peste negra devastará a Europa
e ceifará um terço de sua população durante o verão de 1348.
Como a AIDS, para alguns, essa epidemia é vivida como uma
punição do pecado. Então, procuram-se bodes expiatórios e
encontram-se os judeus e os leprosos, acusados de envenenar
poços. As cidades isolam-se, proibindo-se a entrada de estrangeiro
suspeito de trazer o mal. A morte está em toda a parte, na vida, na
arte, na literatura. Contudo, os homens desse tempo temem muito
mais outra doença, a lepra, considerada o sinal distintivo do
desvio sexual.
Georges Duby. Ano 1000, ano 2000: no rastro de nossos
medos. São Paulo: UNESP, 1998, p. 78-9 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir com base no texto acima e considerando
a obra apresentada acima, de Jerônimo Bosch (séculos XV-XVI),
pintor famoso por suas aterradoras representações da vida e da
morte.