Questões de Vestibular
Sobre guerras, conflitos e terrorismo em conhecimentos gerais
Foram encontradas 120 questões
Svetlana Aleksiévtitch. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Cia das Letras, 2016, p.16.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item que se segue.
A Guerra Civil de Ruanda levou ao genocídio de mais de 800 mil pessoas da etnia tustsi.
Considerando o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Entretanto, no exato momento em que a globalização econômica se apresentava, fazendo-se sentir cada vez mais no cotidiano das pessoas, um outro fenômeno subia à tona de maneira identicamente globalizada. No refluxo da movimentação estudantil que abalou os quatro cantos do planeta em 1968, deu-se início à maior onda de terrorismo já observada na história. Em poucas palavras, beneficiada pela revolução no campo dos transportes de massa e na comunicação eletrônica, a globalização dos mercados passou a ser acompanhada por uma autêntica “globalização do medo”.
(MONDAINE, M. A Globalização do Medo. In. PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (orgs.) As Faces do Fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004. p.228.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a globalização e seus desdobramentos, relacione as características, na coluna da esquerda, com o movimento/acontecimento, na coluna da direita.
(I) Medo e xenofobia.
(A) Brigadas Vermelhas (Itália) – Baader-Meinhoff (Alemanha).
(II) Lutas separatistas/nacionalistas.
(B) Ato Patriótico (EUA).
(III) Lutas contra o capitalismo.
(C) Assassinato de Jean Charles (Londres).
(IV) Retrocesso dos direitos civis.
(D) Al Qaeda.
(V) Fanatismo religioso.
(E) IRA (Irlanda), ETA (País Basco), OLP (Palestina).
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Entre essas agrupações, uma das principais é o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), cuja meta é
(www.vice.com)
Os registros fotográficos foram feitos pela missionária inglesa Alice Seeley Harris no Congo, propriedade particular do rei Leopoldo II da Bélgica. As fotografias, de grande circulação nas sociedades europeias no início do século passado, revelaram
Enquanto palestinos e israelenses entram na segunda semana de um intenso conflito, uma série de mortíferos atiça ambos os lados, em uma região em que perder a vida na guerra é algo comum.”
Fonte: https://www.google.com/amp/s/internacional.estadao.com.br/noti- cias/geral,conflito-entre-israel-e-hamas-o-que-se-deve-saber-sobre-o-te- ma,70003719274.amp. Acesso: 21/05/2021
Os violentos confrontos ocorridos no mês de maio de 2021 entre Hamas e Israel geraram mais de duzentas mortes de civis, incluindo crianças. Contudo, os conflitos entre palestinos e israelenses já se desenrolam há décadas.
A causa central dos conflitos entre palestinos e israelenses é
(https://brasil.elpais.com. Adaptado.)
O grupo em questão propunha
Assinale o par de exércitos que amargaram o fracasso nas geladas terras russas:
Difundiu-se a ideia de que qualquer oposição ao governo era sinal de antiamericanismo ou comunismo, produto de sabotagem ou traição nacional. À frente dessa histeria política, estava o senador Joseph MacCarthy. O macarthismo atingiu seu auge com o “caso Rosenberg”, que se caracterizou pela prisão e o julgamento do casal judeu Ethel e Julius Rosenberg.
DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2001. p. 569-570.
O casal Rosenberg foi acusado de
O conflito neste País nasceu do embate entre as forças leais ao Presidente Bashar Al-Assad e os rebeldes que são contra a permanência dele no poder. Em 2011, seguindo o exemplo de outros países árabes, os habitantes protestaram contra o líder autoritário. A reação do governo foi imediata e violenta e muitos moradores pegaram em armas. Foi o início da guerra civil n(o)a:
A península em questão é caraterizada atualmente pela:
(https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/2000/07/08)
Quanto ao chamado genocídio de Ruanda é correto afirmar que:
Depoimento de Gabis Bogiatzian, 23 anos, nascido em São Paulo. Disponível em:<https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/genocidio-armenio/> Acesso em: 15 abr. 2015.
O depoimento citado descreve uma das maiores atrocidades do século XX: o genocídio armênio, que matou cerca de 1,5 milhões de pessoas. Esse genocídio foi perpetrado pelos
Analise as imagens a seguir.
As duas fotografias representam dois momentos de reação de civis ao poder militar, sendo que
Ele se remete a qual movimento ocorrido em 1987, no Oriente Médio?
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Euronews <https://pt.euronews.com/2019/09/12/catalunha-
dividida-pela-independencia > Acesso em: 9 abr. 2020
I. O desejo de independência da Catalunha é incentivado por outros países europeus, a exemplo da Alemanha e de Portugal. II. A independência da Catalunha tornaria o novo Estado-nação membro automático da União Europeia. III. Em 2017, um referendo proclamou a Catalunha independente da Espanha. Esse movimento separatista foi considerado ilegal e não reconhecido pelo governo espanhol. IV. A Catalunha nunca foi reconhecida como uma nação independente, apesar de apresentar um governo autônomo por meio do Generalitat (Generalidade da Catalunha).
Estão CORRETAS apenas:
Sobre a atualidade marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Brasil vem, desde 2016, refutando as ideias do Consenso de Washington, receituário neoliberal que pregava mais abertura comercial e menos protecionismo, privatização de empresas estatais, desregulamentação das leis trabalhistas, além das reformas fiscais e tributária.
( ) A Guerra da Coreia (1950-1953) foi o início das tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e a atual troca de ameaças entre os dois países reacende a tensão, deixando o mundo em polvorosa diante de um possível confronto nuclear.
( ) A Revolução Russa, o primeiro regime comunista da história e acontecimento significativo do século XX, completa em 2017 os 100 anos, muitos dos quais vivenciados na Guerra Fria, caracterizada por antagonismo político, econômico, ideológico e militar entre Estados Unidos e União Soviética.
( ) Em junho de 2017 os Estados Unidos, segundo poluidor do mundo atrás da China, decidiram sair do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, um tratado internacional para redução dos gases de efeito estufa.
( ) A queda do muro de Berlim em 1989 representou o fim das barreiras físicas entre os países, com exceção dos Estados Unidos que, contrariamente, desde Bush, Clinton, Obama e Trump, vêm aumentando a extensão do muro ao longo da fronteira com o México.