Questões de Vestibular
Comentadas sobre movimentos sociais, discriminação e desigualdade: raça, classe e gênero em conhecimentos gerais
Foram encontradas 39 questões
No mesmo estudo, 30% disseram que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. Uma exposição de roupas de vítimas de estupro na Bélgica, porém, contradiz essa lógica. Exibida em Bruxelas, a mostra traz trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual e reúne calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas. A exposição demonstra o fato de que a violência do estupro independe da vestimenta, da idade, do corpo, das atitudes da vítima, assim a falsa ideia de que as mulheres incitam de alguma forma essa violência, na verdade, esconde uma estrutura e uma cultura socialmente enraizadas, que invertem o processo da violência, culpabilizando a vítima e vitimizando o agressor.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/91251/Captura_de%20Tela%20%28140%29.png)
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/exposicao-apresenta-os-trajes-de-mulheres-estupradas-roupas-discretas/ Pode-se afirmar que a culpabilização da vítima é parte do processo, sociologicamente, conhecido como
BANDEIRA DO JUNETEENTH HASTEADA EM NEBRASKA, 2020
g1.globo.com
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden assinou, a lei que estabelece o dia 19 de junho como o “Juneteenth” (junção das palavras junho e dezenove em inglês), um feriado nacional que comemora o fim da escravidão no país.
Este é o primeiro feriado nacional a ser estabelecido desde o “Dia de Martin Luther King Jr.”, em 1983, e se torna o 11º reconhecido pelo governo federal dos Estados Unidos.
O “Juneteenth” comemora o dia 19 de junho de 1865, quando o Major General Gordon Granger anunciou o fim da escravidão em Galveston, Texas, em acordo com a Proclamação de Emancipação de 1863 do presidente Abraham Lincoln.
cnnbrasil.com.br, 17/06/2021.
Nos EUA, um efeito esperado da medida descrita é contribuir para:
“Ao contrário dos africanos na Colômbia ou em Serra Leoa, os que foram trazidos para o Brasil nunca despertaram interesse em seus senhores por sua cultura e origens. O trabalho de registro de histórias da África através de entrevistas aos africanos escravizados empreendido pelo padre Pedro Claver, em Cartagena das Índias, no século XVII, ou aquele empreendido pelo missionário Koelle entre africanos livres de diversas etnias em Serra Leoa, no século XIX, ao registrar suas línguas, não têm paralelo no Brasil, país das Américas que mais recebeu africanos”.
MAMIGONIAN. Beatriz Gallotti. África no Brasil: mapa de uma área em expansão, p.46. Disponível em: http://www.pretosnovos.com.br/dropbox/textos/publicados/ topoi9a2.pdf
A ausência do interesse em conhecer as culturas dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos resulta
Considere os dados estatísticos apresentados abaixo.
Taxa de homicídio por cor ou raça (2002-2009) *Em 100 mil habitantes
Fonte: IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, nº. 20. Brasília, 2012, p. 317.
Rendimento médio real por hora dos ocupados na indústria da transformação
por cor e escolaridade. Regiões metropolitanas – biênio 2011-2012
*Em reais de junho de 2013
Com base nas informações fornecidas nos gráficos, assinale abaixo a alternativa correta sobre a atualidade histórico-social brasileira.
Observe a capa do jornal “Gazeta de Notícias”, de 14/05/1889.
Como podemos perceber, trata-se de uma das mais importantes leis promulgadas no país, a chamada
“Lei Áurea”, que, neste ano, completou 130 anos. Segundo diversas organizações do Movimento
Negro, apesar de tanto tempo ter se passado, a abolição da escravidão no Brasil ainda “não estaria
completa”. Dentre as alternativas abaixo, qual está de acordo com a crítica formulada por esses
movimentos?
![](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/82532/4522c4340880204d319d.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/79727/125389bd56e0569f7972.png)
“Projeto de uma estátua equestre para o ilustre chefe do Partido Liberal”
A charge, publicada na Revista Illustrada no ano de 1880, faz uma crítica
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/79493/875b93f45078f2307268.png)
Foto do movimento Panteras Negras nos EUA. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-os-panteras-negras/ Acesso em: 08 ago. 2020.
Acerca de cenários contemporâneos, julgue o item a seguir.
O feminismo é um amplo fenômeno político e social observado no Brasil e em outros países do mundo.
Analise as informações para responder a questão:
Peça da campanha publicitária “Homens que amamos”, do esmalte Risqué.
Peça da campanha publicitária “Verão”, da cerveja Itaipava.
Não existem muitos casos de propagandas machistas no Brasil porque a publicidade brasileira é madura para perceber que a pior coisa que pode fazer é irritar o consumidor, seja ele mulher, homem ou criança. De qualquer forma, nós não temos uma declaração oficial a respeito desse assunto”. Essa foi a resposta da assessoria de imprensa do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), por telefone, à pergunta [...] referente a algumas peças publicitárias lançadas no Carnaval e no Dia Internacional da Mulher, rechaçadas nas redes sociais por serem consideradas machistas – algumas inclusive retiradas de circulação. [...] Das 18 denúncias de machismo em propaganda recebidas em 2014 [...], 17 foram arquivadas, e apenas uma, da cerveja Conti, que dizia em sua página do Facebook “tenho medo de ir no bar pedir uma rodada e o garçom trazer minha ex” terminou com um pedido de suspensão e advertência da agência que realizou a campanha.
(DIP, Andrea. Na publicidade, o machismo é a regra da casa. Matéria publicada em 22 de março de 2015. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/machismo-e-a-regra-da-casa-4866.html. Acesso em: 06 abr. 2015, às 18h00.)
A prefeitura de Roma declarou guerra à publicidade machista e começou a eliminar todos os cartazes sexistas espalhados pela cidade que divulgam a imagem de "mulher objeto" e que apresentam o corpo feminino de maneira ofensiva. [...] [Ignazio] Marino [prefeito de Roma] afirmou [...] que ‘’o corpo da mulher não poderá ser associado a imagens que o equiparem a um objeto de maneira sexista" e que os espaços da prefeitura "só serão vendidos a quem respeite as regras". Além de retirar imagens ofensivas e não ceder espaços públicos a anúncios machistas, o prefeito anunciou a criação, "antes do verão", de um organismo que avaliará se a publicidade se inscreve dentro das normas de "não discriminação" quanto à orientação sexual e identidade de gênero.
(ORAÁ, Maria Salas. Roma declara guerra à publicidade machista. Matéria publicada em 05 de abril de 2015. Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/roma-declara-guerra-a-publicidade-machista-05042015. Acesso em: 06 abr. 2015, às 18h30.)
Tomando por base as informações, julgue os itens:
I. As propagandas de cerveja, mesmo não sendo as únicas a apresentatarem visões sexistas e machistas da mulher, têm sido as mais recorrentes neste tipo de publicidade.
II. Enquanto, no Brasil, o Conar nega a existência de padrões machistas ou preconceituosos na publicidade, em Roma, após o reconhecimento da existência desta prática, a prefeitura da cidade proibiu sua exibição em espaços públicos.
III. A manutenção de elementos machistas na publicidade brasileira tem co- mo uma das causas o fato dos canais de divulgação serem todos privados, ao contrário de Roma, onde a publicidade ocupa espaços concedidos pelo governo.
Está (ão) correto (s):
(Charles Seignobos. Histoire sincère de la nation française, 1982. Adaptado.)
Esse movimento social resultou
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/74895/c1bef1c662643541ff76.png)
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=beleza+de+homens+negros>. Acesso em: nov. 2018.
A imagem dos jovens negros pode ser interpretada como um exemplo de
Leia o texto para responder à questão.
Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.
(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)
(https://educa.ibge.gov.br)
No contexto da demarcação de terras indígenas no Brasil, o
mapa permite concluir que
A fotografia a seguir retrata uma mulher kaingang na colheita de trigo, no Rio Grande do Sul, em 1952.
A partir da leitura da imagem e dos seus conhecimentos sobre a política de Estado para a educação dos povos indígenas nessa época, assinale a alternativa correta.
A mobilização da sociedade brasileira, em diversos episódios
de sua história, foi determinante para a política nacional, a
exemplo
Faroeste Caboclo
− Não tinha medo o tal João de Santo Cristo.
Era o que todos diziam quando ele se perdeu.
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda
(...)
Ele queria sair para ver o mar
E as coisas que ele via na televisão
Juntou dinheiro para poder viajar
De escolha própria, escolheu a solidão
(...)
E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
(...)
Dizia ele: − Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há.
(...)
E João aceitou sua proposta
E num ônibus entrou no
Planalto Central
Ele ficou bestificado com a cidade
(...)
E João não conseguiu o que queria quando veio pra
Brasília, com o diabo ter
Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente
Que só faz sofrer.
Renato Russo
“Que país é este?”, EMI, 1 1987.
Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar.
George Orwell Adaptado de pt.wikipedia.org.
O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.
No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica
ao seguinte sistema: