Questões de Vestibular Sobre segurança pública em conhecimentos gerais

Foram encontradas 23 questões

Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786528 Conhecimentos Gerais
Leia os versos de um trecho da música Maria da Vila Matilde, interpretada por Elza Soares.
Cadê meu celular? Eu vou ligar pro 180 Vou entregar teu nome E explicar meu endereço Aqui você não entra mais [...]
A letra faz referência ao tema da violência doméstica contra as mulheres que, segundo as estatísticas do Instituto Maria da Penha, atinge uma brasileira a cada 2 segundos.
Em relação à história da atuação do Brasil na prevenção e combate à violência, considere as afirmações abaixo.
I - O "Disque 180", implementado em 2005, passou a disponibilizar informações sobre os direitos e os locais de atendimento às mulheres em situação de violência. II - A Lei Maria da Penha foi sancionada, em 2006, para combater a violência de gênero, uma vez que se trata de violação aos direitos humanos. III - A Lei do Feminicídio, que alterou o Código Penal de 1940, passou a qualificar o homicídio relacionado à condição do sexo feminino como crime hediondo.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1784313 Conhecimentos Gerais
Observe a tabela abaixo.

Imagem associada para resolução da questão
Adaptado de Atlas Nacional de Violência: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/dados-series/20. Acesso em: 31 mai. 2019.
Considere as seguintes afirmações sobre a dinâmica da distribuição espacial da violência no Brasil e os dados apresentados na tabela.
I - O aumento das taxas referentes à criminalidade nas Regiões Norte e Nordeste está relacionado à disputa pelo domínio de mercados varejistas, nessas regiões, por facções criminosas, oriundas do Sudeste. II - A queda das taxas de violência no Sudeste está relacionada às políticas de desarmamento implementadas desde o início dos anos 2000 e à transição demográfica rumo ao envelhecimento da população. III- A Região Sul apresenta estabilidade nas taxas de violência, mantendo-se com as mais baixas taxas de violência do país.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1401649 Conhecimentos Gerais

    Após oito anos de vigência da Lei n. 11 340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, é possível detectar o crescimento da intolerância com qualquer tipo de violência, aliada à sensação de maior segurança proporcionada pela existência do instrumento legal.

Disponível em: www12.senado.gov.br. Acesso em: 9 ago. 2014.

A aplicação da lei descrita no texto significa um avanço na garantia de direitos, uma vez que
Alternativas
Q1401596 Conhecimentos Gerais

Estado violência    

  Estado violência        

Deixem-me querer  

 Estado violência      

Deixem-me pensar 

Estado violência     

Deixem-me sentir   

 Estado violência      

Deixem-me em paz

TITÃS. Cabeça dinossauro ao vivo. Rio de Janeiro: Universal, 2012 (fragmento).

A ação do Estado na canção é reveladora de uma postura identificada em:
Alternativas
Q1401595 Conhecimentos Gerais

As pesquisas indicam que os pobres são as principais vítimas da onda de criminalidade violenta, pois não têm os recursos políticos e econômicos que lhes garantam acesso à justiça e à segurança.

ZALUAR, A. Crime, medo e política. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Org.).

Um século de favela. São Paulo: Editora FGV, 2008.


Qual fator determina a situação apontada no texto?

Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2017 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1398472 Conhecimentos Gerais

A violência urbana atinge milhares de pessoas em muitos países do mundo. A cidade tem sido palco desse fenômeno de maneira indistinta. Podemos mencionar a cidade de Porto Alegre (RS), que tem mostrado índices muito elevados de insegurança social, demandando, inclusive, a intervenção da Força Nacional de Segurança.


Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. A pobreza é a causa da violência urbana. Esse fato se concretiza em países com IDH baixo como Paraguai e Nicarágua, por exemplo, que apresentam índices maiores de insegurança nas cidades quando comparados aos índices do Brasil.

II. Os EUA apresentam índices de violência mais baixos do que a média dos países considerados desenvolvidos, mesmo mantendo uma cultura armamentista.

III. Dentro de um país, qualquer que seja, a violência atinge os diferentes segmentos da sociedade de forma desigual. No Brasil, por exemplo, atinge mais os jovens de 15 a 24 anos.

IV. O índice de violência varia de cidade para cidade. Porto Alegre, uma metrópole regional, tem índices de violência superiores aos de São Paulo, uma metrópole nacional.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q1397352 Conhecimentos Gerais
Discutir a criminalidade no mundo e compará-la entre países e regiões são exercícios dos mais complexos para os pesquisadores da área, na atualidade. Todavia há certa unanimidade entre eles quando são comparados países / regiões mais violentos (notadamente em relação aos homicídios, porque são dados registrados oficialmente), a partir de um indicativo que vem sendo uma importante ferramenta para esses estudos, sobretudo nas Ciências sociais e econômicas, em todo o mundo. O índice que afere que a criminalidade tende a ser menor quanto maior for o seu valor é o da(do)
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2017 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1386190 Conhecimentos Gerais
Se não existissem instituições sociais que conhecessem o uso da violência, [...] surgiria uma situação que poderíamos designar como “anarquia”, no sentido específico da palavra. [...] No passado, as instituições mais variadas – a partir do clã – conheceram o uso da força física como perfeitamente normal. Hoje, porém, temos de dizer que [há] uma comunidade humana que pretende, com êxito, o “monopólio do uso legítimo da força física” dentro de um determinado território. [...] Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que [essa comunidade humana] o permite. Fonte: WEBER, Max. Política como Vocação. Estudos de Sociologia, Guanabara, 1982, p. 98

O trecho acima é de um clássico das Ciências Sociais com inegável atualidade. Nele, aparece a definição de um conceito-chave para a compreensão da política, especialmente a partir da Era Moderna, o de Estado. De acordo com o texto, o que define o Estado é “o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território”. Em qual dos casos a seguir pode-se falar, com base nessa definição, em crise do Estado?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2013 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383524 Conhecimentos Gerais

Dorothy Stang foi morta a tiros no município de Anapu, no sudoeste paraense, em 12 de fevereiro de 2005. De acordo com o Ministério Público, ela foi assassinada porque defendia a implantação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas que eram disputadas por fazendeiros e madeireiros da região. A Justiça do Pará condenou, no fim desta noite de quinta-feira (19), o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, a 30 anos de prisão pela morte da missionária norte-americana, na qualidade de coautor e mandante do crime.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pa/2013-09-20/mandante-do-assassinato-de-dorothy-stang-econdenado-a-30-anos-de-prisao.html Adaptado. Acessado em 21-09-2013


O contexto que envolve o assassinato da missionária norte-americana reflete:



Alternativas
Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380979 Conhecimentos Gerais
É recorrente o tema da crise do sistema penitenciário brasileiro. Uma de suas últimas expressões foi a rebelião no presídio de Altamira, no estado do Pará, que registrou mais de 60 mortos e é considerada o maior massacre prisional desde o ocorrido na penitenciária do Carandiru, na cidade de São Paulo, em 1992. No tocante a essa questão, é incorreta a seguinte afirmação:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - SEGUNDO DIA – CADERNO 1 |
Q1375616 Conhecimentos Gerais
Líder sindical assassinado por fazendeiros em 1980, na cidade de Brasiléia-Acre, era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela região:
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2008 - UCPEL - Vestibular |
Q1359306 Conhecimentos Gerais

No Brasil, a falta de acesso à escola e a expansão do tráfico de drogas estão entre as principais causas da violência registrada no país. À medida que a idade avança, aumenta também a evasão escolar e diminui a oportunidade no mercado de trabalho.

Observe os gráficos a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Com relação à violência no Brasil, considere as afirmativas abaixo assinalando V (Verdadeiro) e F (Falso)


( ) O mundo do crime torna-se um atrativo para os jovens sobretudo em comunidades com grande densidade demográfica e infra-estrutura precária, haja vista que pode possibilitar melhores rendimentos e ascensão social.
( ) A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, com o estabelecimento de regime prisional por responsáveis por crimes hediondos, baseia-se no fato de que há poucos crimes contra menores que, em contrapartida, cometem muitos crimes dessa natureza.
( ) Os crimes com motivações racistas não são causa da desproporção no impacto da violência entre brancos e negros, mas sim, a perpetuação de uma situação de desigualdade de renda que reflete na qualidade de vida da população negra.
( ) O Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, conseguiu acabar pelo menos com uma das sérias causas de violência no país: o comércio ilegal de armas de fogo, que ingressavam no país pela divisa com Paraguai e Bolívia.
( ) A ocupação por policiais auxiliados por forças federais de morros no Rio de Janeiro tem a seu favor o argumento de que a gravidade da situação exige medidas drásticas e, contra, a idéia de que o êxito no combate ao crime depende de medidas de inteligência e não de força bruta.


Indique a opção que contém a seqüência correta.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1354392 Conhecimentos Gerais

Leia o fragmento para responder à questão:


No início do período republicano no Brasil a criança respondia por crime a partir dos 9 anos de idade, mas até os 14 era julgada conforme sua capacidade de discernimento, que era avaliada por um juiz. Entre os 14 e 21 anos, a pena era mais branda do que as definidas para os adultos. Em 1921, a imputabilidade (a possibilidade de ser responsabilizado por um ato) passou a ser possível a partir dos 14 anos, e a capacidade de discernimento deixou de ser fator considerado. Até os 18 anos, o menor infrator era submetido a um processo e a medidas punitivas diferenciadas. Foi só em 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que a ênfase mudou. O ECA, que completou 25 anos em 2015, estabelece os direitos dos jovens até 18 anos no Brasil. O jovem brasileiro continua tendo responsabilidade penal a partir dos 12 anos – ou seja, ele é responsabilizado e punido por seus atos a partir desta idade, mas julgado sob parâmetros da justiça juvenil.

(Jovens infratores na mira da polêmica. In___Revista Guia do Estudante – Atualidades, 2º semestre de 2015. SP: Abril, 2015, p. 147-148.)


De acordo com as informações, e tomando por base as atuais discussões sobre a redução da maioridade penal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2011 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2011 - MACKENZIE - vestibular |
Q1338557 Conhecimentos Gerais
Participação dos homicídios no total de óbitos juvenis por UF e região (%)

Imagem associada para resolução da questão
http://www.ipclfg.com.br/seguranca-publica/homicidios-no-brasil-tem-naturalidade-idadecor-e-sexo/

Com base no gráfico acima e nos seus conhecimentos a respeito da população brasileira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPERVE - UFSC Órgão: UFSC Prova: COPERVE - UFSC - 2010 - UFSC - Vestibular - Prova 2 |
Q1309250 Conhecimentos Gerais

Brasil, mostra tua cara

Pesquisas apontam que a consolidação da democracia tem colaborado com sensíveis melhoras nos índices econômicos e sociais – mas falta muito para superar o velho carma da desigualdade.

Adaptado de: DIEGUEZ, Flávio. Discutindo Geografia. São Paulo: Escala, p. 35, Ano 4, n. 20 [s.d].

Com relação ao exposto acima, assinale a proposição CORRETA.


A exclusão social pode levar à formação de verdadeiros estados paralelos em áreas dominadas pelo crime organizado, o que gera inúmeras formas de violência, que atingem parcela significativa da sociedade.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Prova A - Medicina |
Q1305231 Conhecimentos Gerais
A violência é uma das questões mais debatidas na contemporaneidade e um grave problema social. Existem diversas formas de violência, como a física, a sexual, a doméstica, a política, a simbólica, entre outras. A partir da perspectiva sociológica, constata-se que a violência é
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UESPI Órgão: UESPI Prova: UESPI - 2011 - UESPI - Vestibular - História e Geografia |
Q1271057 Conhecimentos Gerais
O consumo de drogas desnorteia políticas educacionais e cria redes de tráficos internacionais. Há interesses econômicos e disputas que mobilizam até mesmo polícias e sistemas judiciários. Na verdade, o tráfico de drogas mostra que:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2011 - UFGD - Vestibular - Prova 1 |
Q1265608 Conhecimentos Gerais
Leia o texto para responder à questão.
     MS: Policia Federal apreende 1 tonelada de maconha em Ponta Porã            ''Agentes da Polícia Federal em Ponta Porã (MS) apreenderam, na noite de quarta-feira, 09/02/2011) aproximadamente uma tonelada de maconha que era transportada em dois veículos nas saídas das cidades de Guia Lopes da Laguna e Bela Vista. Quatro homens foram presos‖.
(Disponível em: <https://www.portalms.com.br>. Acesso em: 10 fev. 2011).
As apreensões de drogas são comuns em Ponta Porã e em outros municípios adjacentes, como Guia Lopes da Laguna e Bela Vista, em decorrência
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2010 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia |
Q1264048 Conhecimentos Gerais
Alguns problemas comuns nas grandes cidades brasileiras como assassinatos, roubos e furtos, agressões contra pessoas, xenofobia, acidentes de trânsito e atropelamentos, dentre outros, constituem a chamada violência urbana. Qual ou quais problemas estão associados à violência urbana? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1263747 Conhecimentos Gerais

Observe a charge a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://www.ivancabral.com/2012/02/charge-do-dia-violencia-

-urbana.html. Acesso em: 14 out. 2019.



Na charge, apresenta-se uma crítica explícita ao seguinte problema socioespacial:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: C
6: B
7: B
8: C
9: D
10: A
11: B
12: E
13: B
14: D
15: C
16: A
17: A
18: B
19: C
20: C