Questões de Vestibular de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Goiás

Foram encontradas 22 questões

Ano: 2017 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2017 - UEG - Processo Seletivo UEG 2017/2 |
Q1793761 História e Geografia de Estados e Municípios
O estado de Goiás, por estar localizado na região central do continente sul-americano, em virtude do fator continentalidade e da atuação de massas de ar distintas, tem apenas duas estações bem definidas, sendo o inverno e o verão. No estado, aproximadamente 90% das precipitações ocorrem durante o final da primavera e, principalmente, no verão. Essas precipitações estão relacionadas à atuação da massa
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2015 - UEG - Vestibular |
Q1783267 História e Geografia de Estados e Municípios
Considere os dados sobre a taxa de crescimento e evolução populacional do estado de Goiás no gráfico a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

A análise dos dados apresentados nos gráficos leva a inferir que
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2015 - UEG - Vestibular |
Q1783263 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
Juntamente com Pedro Ludovico ia também, preso, seu companheiro Ricardo Campos. Depois de muito rodar pelas estradas e ao aproximarem-se da Cidade de Goiás, cruzaram com uma viatura conduzindo quatro soldados. Zaqueu e César desceram do veículo e foram ao encontro dos soldados, trocaram com eles algumas palavras. Finda a conversa, César retorna e diz a Pedro Ludovico que a Revolução estava vitoriosa e que ele e Ricardo Campos estavam livres.
TELES, José Mendonça. A vida de Pedro Ludovico. Goiânia: Kelps, 2004. p. 27.
Esse episódio, ocorrido no dia 24 de outubro de 1930, no qual Pedro Ludovico passa de prisioneiro a líder do comboio que se dirigia para a Cidade de Goiás, é resultado direto
Alternativas
Q1699730 História e Geografia de Estados e Municípios
O movimento de ocupação do Norte de Goiás esteve articulado às mudanças econômicas ocorridas na região, ainda no século XIX, e que se estenderam para a segunda metade do século XX. É CORRETO afirmar que essas mudanças econômicas decorreram do
Alternativas
Q1399764 História e Geografia de Estados e Municípios
O movimento de ocupação do Norte de Goiás esteve articulado às mudanças econômicas ocorridas na região, ainda no século XIX,e que se estenderam para a segunda metade do século XX.É CORRETO afirmar que essas mudanças econômicas decorreram do
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2017 - UEG - Vestibular - Língua Inglesa |
Q1395608 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir.


Há 30 anos, Goiânia esteve nos noticiários do mundo todo devido ao acidente com o Césio-137. O desastre começou no dia 13 de setembro de 1987, e é considerado, até hoje, o maior acidente radiológico em área urbana do mundo.

Disponível em:<http://Programamateriapri.wixsite.com/matéria-prima/single-post/2017/04/23/30-anos-do-Acidente-com-Césio-137-em-Goiânia> . Acesso em: 18 ago 2017.


A informação do texto de que o acidente radiológico de Goiânia é o maior em área urbana do mundo é

Alternativas
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: IF Goiano Prova: INEP - 2019 - IF Goiano - Vestibular Segundo Semestre |
Q1339455 História e Geografia de Estados e Municípios
No Brasil e em grande parte dos países do mundo, as mulheres estão ingressando cada vez mais no mundo do trabalho, porém com salários ainda menores do que os dos homens. Dados estatísticos revelam que no país as mulheres ganham em média 30% menos que os homens, um dos piores índices de diferença salarial do mundo. Os gráficos abaixo trazem um exemplo específico do Estado de Goiás:

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: http://profissoes.imb.go.gov.br/profissoes/view/graficos.php?tipo=1&loc_fam=5211%20- %20Operadores%20do%20com%E9rcio%20em%20lojas%20e%20mercados. Acesso em: 23 abr. 2019.

Considerando os dados apresentados pelos gráficos, constata-se que
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Prova A - Medicina |
Q1305222 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir.


De posse de seu “honroso título de doutor”, alguns indivíduos incorporavam a figura do “médico distinto”, totalmente desinteressados pela função primeira da profissão, que é a de conservar a saúde e prestar assistência ao doente.

            MAGALHÃES, S. M. Males do Sertão. Goiânia: Cânone Editorial, 2014. p. 180.


O texto citado discorre, no contexto da história de Goiás, sobre profissionais da medicina que angariaram prestígio social exercendo a prática médica. Nesse sentido, alguns nomes expressivos da política goiana tiveram a sua carreira influenciada pela formação em medicina, como foi o caso de: 

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Direito |
Q1302546 História e Geografia de Estados e Municípios
Com o declínio da produção de ouro nas minas de Goiás (final Séc. XVIII), uma nova prática econômica se estabeleceu, permitindo o povoamento e a ocupação da região, contribuindo, posteriormente, para a formação de uma rede urbana. Tal atividade se sustentou
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Direito |
Q1302540 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
Na manhã do dia 6 de dezembro, o garoto Gessiron Alves Franco (o futuro artista plástico Siron Franco), amigo da família, encontrou os corpos de Wanderley Matteucci (35 anos); Lourdes Pinheiro (23); Walkíria (6); Wagner (5); Wolney (4) e Wilma (9 meses). Apenas a garotinha de 2 anos, Wânia Márcia, inexplicavelmente, foi poupada. Com exceção de Wolney, asfixiado com uma gravata, todos os demais foram mortos a golpe de machado. A chacina causou uma grande comoção em Goiânia e teve repercussão nacional.
OLIVEIRA, E. C. de. A Outra História de Goiânia: crimes e tragédias. In: SILVA, A. L. da; OLIVEIRA, E. C. de (Orgs.). Goiânia em Mosaico: visões sobre a capital do cerrado. Goiânia: Editora da PUC/GO, 2015. p. 82 – 83.

O massacre descrito no texto, ocorrido em Goiânia em 1957, que inspirou a produção de diversos livros e filmes, ficou conhecido como
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Vestibular - Medicina - Inglês |
Q1300925 História e Geografia de Estados e Municípios
Observe o gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Censos Demográficos – IBGE
A elevada taxa de urbanização, com crescimento da população urbana, e a queda na população rural verificada entre os anos de 1950 e 1980 se deu, sobretudo, em virtude
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Vestibular - Medicina - Inglês |
Q1300922 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir.
A comparação dos números admitidos por Cunha Mattos com o dos anos de 1804 e 1809 mostraria que os progressos da população se fizeram muito menos sentir entre os brancos do que entre os negros e mulatos livres, o que provaria, como tudo o que me leva a crer, que o clima da América Tropical convém mais aos homens de cor do que à raça caucásica.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem às nascentes do rio São Francisco e pela Província de Goiás. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937. p. 300.
Em 2019, completaram-se 200 anos da passagem do viajante francês Auguste de Saint-Hilaire por Goiás. No texto citado, ao analisar os dados demográficos sobre a população goiana, o francês corrobora a tese
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Vestibular - Língua Inglesa |
Q1300842 História e Geografia de Estados e Municípios

Dentre as fontes de arrecadação de impostos no estado de Goiás, o maior percentual provém do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS):

Imagem associada para resolução da questão

Com base nos dados da tabela apresentada, verifica-se que

Alternativas
Ano: 2012 Banca: IFG Órgão: IF-GO Prova: IFG - 2012 - IF-GO - Vestibular |
Q1273753 História e Geografia de Estados e Municípios
“Por fim, vamos notar Goiânia como uma consolidação entre urbano e o rural, capaz de absorver os elementos existentes e as ideias em trânsito, o velho e o novo, a oligarquia e a revolução, a agricultura e o comércio. Enfim, Goiânia será também uma obra deste período de transição” CHAUL, Nasr N. F. A construção de Goiânia e a transferência da capital. Goiânia: Editora da UFG, 1988. p. 46.
Com base no texto do historiador Nasr N. F. Chaul, marque a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: IFG Órgão: IF-GO Prova: IFG - 2010 - IF-GO - Vestibular - Prova 2 |
Q1273668 História e Geografia de Estados e Municípios
“Baianinho era cativo do coronel Batista, a quem ficara devendo um despropósito. Dívida fantástica, dívida inventada pelo coronel. Baianinho comprava uma rapadura, o coronel assentava duas em sua conta; no mercado a rapadura custava quinhentos réis, nos assentamentos do coronel cada rapadura custava o dobro. Com cinco anos Baianinho devia tanto que não pagaria ainda que trabalhasse o restante da vida”. (ÉLIS, Bernardo. O Tronco. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979)
As construções literárias buscam retratar, em essência, ações culturais e a realidade social de um povo ou região. A literatura goiana não foi diferente. Nessa passagem da obra O Tronco, Bernardo Élis busca retratar a realidade social das relações de trabalho entre coronéis e seus agregados no sertão goiano. A partir do que foi apresentado sobre o coronelismo em Goiás, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: IFG Órgão: IF-GO Prova: IFG - 2010 - IF-GO - Vestibular |
Q1273548 História e Geografia de Estados e Municípios
“A ação contra a subversão jesuítica e a longa devassa administrativa contra a corrupção instauradas no governo de João Manuel de Melo em Goiás (1659-1770) nos proporcionam um acesso privilegiado para os estudos da estrutura administrativa e do funcionamento dos governos coloniais da época do iluminismo”.
PALACÍN, Luiz. Subversão e corrupção: um estudo da administração pombalina em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1983. p. 08.

Baseado no texto, marque a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: IFG Órgão: IF-GO Prova: IFG - 2011 - IF-GO - Vestibular |
Q1273485 História e Geografia de Estados e Municípios
“Do conselho dos notáveis do arraial somente fazem parte dois vogais que não pertencem a essa parentalha dos Pereira Moreira. O chefe, o que manobra, é o mais velho tratado por Zezão Vigilato Pereira Moreira, a quem todos obedecem. O conselho discute tudo, mas na hora de decidir, quem dá a palavra se consente ou não é seu Zezão”. BERNARDES, Carmo. Santa Rita. Goiânia: Ed. UFG, 1995, p. 13.
Com base no fragmento textual de Carmo Bernardes e no processo histórico concernente a ele, assinale a alternativa incorreta no que se refere ao coronelismo em Goiás.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: IFG Órgão: IF-GO Prova: IFG - 2012 - IF-GO - Vestibular - Prova 1 |
Q1273420 História e Geografia de Estados e Municípios

“Baianinho era cativo do coronel Batista, a quem ficara devendo um despropósito. Dívida fantástica, dívida inventada pelo coronel. Baianinho comprava uma rapadura, o coronel assentava duas em sua conta; no mercado a rapadura custava quinhentos réis, nos assentamentos do coronel cada rapadura custava o dobro. Com cinco anos Baianinho devia tanto que não pagaria ainda que trabalhasse o restante da vida”.  

(ÉLIS, Bernardo. O Tronco. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979)

As construções literárias buscam retratar, em essência, ações culturais e a realidade social de um povo ou região. A literatura goiana não foi diferente. Nessa passagem da obra O Tronco, Bernardo Élis busca retratar a realidade social das relações de trabalho entre coronéis e seus agregados no sertão goiano.
A partir do que foi apresentado sobre o coronelismo em Goiás, assinale a alternativa correta

Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263817 História e Geografia de Estados e Municípios
TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
As cidades representam a mais profunda e radical intervenção humana sobre a superfície da Terra. O espaço urbano condensa uma longa história de atividade social, refletindo os diferentes ambientes culturais e as variadas estruturas econômicas que envolveram a sua produção. Sobre a cidade de Goiânia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2016 - PUC-GO - Vestibular |
Q768330 História e Geografia de Estados e Municípios

TEXTO 5

É com certa sabedoria que se diz: pelos olhos se conhece uma pessoa. Bem, há olhares de todos os tipos — dos dissimulados aos da cobiça, seja pelo vil metal ou pelo sexo.

Garimpeiro se conhece pelos olhos. Olhos de febre, que flamejam e reluzem. Há, em suas pupilas, o ouro. O brilho dourado tatua a íris. Trata-se apenas de um reflexo de sua alma e daquilo que corre em suas veias. É um vírus. A princípio, um sonho distante, mas, ao correr dos dias, torna-se uma angustiante busca. Na primeira vez que o ouro fagulha na sua frente, na bateia, toda a alma se contamina e o vírus se transforma em doença incurável.

Todos, no garimpo, têm histórias semelhantes. Têm família, filhos, empregos em suas cidades, nos distantes estados, mas, de repente, espalha-se a notícia do ouro. Então, largam tudo, vendem a roupa do corpo e lá se vão. Caçar o rastro do ouro é a sina. Nos olhos, a febre — um brilho dourado doentio. Sim, é fácil conhecer um garimpeiro.

Todos sabem que, no garimpo, não é lugar para se viver. Mas ninguém abandona o seu posto. Suor, lama, pedregulhos, pepitas douradas, cansaço — é a vida que até o diabo rejeita.

Por onde passam, o rastro da destruição. A  Amazônia é nossa. Tratores e retroescavadeiras derrubam e limpam a floresta; as dragas chegam, os rios se contaminam rapidamente de mercúrio. Quem pode mais chora menos. Na trilha do brilho dourado, nada se preserva. Ai daqueles que levantarem alguma voz... No dia seguinte, o corpo é encontrado no meio da selva, um bom prato aos bichos.

(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 5-6. Adaptado.)

O Texto 5 faz menção a garimpos. Durante o século XVIII, o território goiano experimentou uma notável ascensão econômica em decorrência do encontro e da extração de ouro. Acerca dos condicionantes da ocorrência de ouro em Goiás, bem como de seus desdobramentos, analise as afirmativas a seguir: I - Ao longo do Século XVIII, os locais de maior probabilidade de se encontrar ouro eram as áreas de nascentes dos principais rios. II - A historiografia de Goiás registra que muitos dos aglomerados urbanos surgiram próximos aos rios, em decorrência da associação com o ouro. III - Após o declínio na produção de ouro, a tendência observada foi o surgimento de aglomerados urbanos nas margens das rodovias que passavam por Goiás. IV - As cidades que surgiram em decorrência da economia aurífera experimentam franca ascensão até os dias atuais.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: B
6: A
7: D
8: A
9: E
10: E
11: E
12: C
13: B
14: B
15: B
16: D
17: C
18: B
19: A
20: C