Questões de Vestibular
Sobre história e geografia do estado do paraná em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 104 questões
( ) A ocupação do norte do estado do Paraná, considerando o vazio demográfico de populações nativas na região, ocorreu de forma pacífica e esteve associada à expansão econômica dos Campos Gerais. ( ) A Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, nos anos 1930, permitiu o escoamento da produção econômica regional para o Porto de Santos, proveniente do trabalho agrícola realizado por mão de obra migrante. ( ) A Companhia de Terras Norte do Paraná enfrentou dificuldades para a aquisição das terras no processo de expansão da cafeicultura no norte paranaense, em função do seu alto custo. ( ) A região cafeeira norte-paranaense apresenta solos férteis, do tipo latossolos, e estações climáticas bem definidas, com verões quentes e invernos frios, com risco de geadas severas. ( ) A implantação da cultura cafeeira no norte paranaense gerou problemas ambientais, como o desflorestamento da vegetação nativa, o assoreamento dos cursos d’água e a contaminação do solo por agrotóxicos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Na História do Brasil, o Paraná foi palco de algumas revoltas e levantes. Em 1912, teve inicio um conflito na região com contexto de um duelo entre habitantes empobrecidos que se situavam às proximidades dos rios Uruguai, Pelotas, Iguaçu e Negro, contra as forças oficiais. Esse conflito só acabou em 1916 e a disputa estava entre o Paraná e Santa Catarina.
O nome dado a esse conflito foi
I. A estimativa de população segundo o IBGE em 2018 é de mais de 380 mil habitantes II. O atual prefeito de Cascavel é Leonaldo Paranhos da Silva III. O Rio Iguaçu é uma das principais fontes de fornecimento de água do município. IV. A cidade está situada no terceiro Planalto do estado, na região Oeste Paranaense, com uma altitude em torno de 781 metros.
Estão corretas apenas as afirmativas

Sobre o relevo do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.
I. Curitiba localiza-se no Terceiro Planalto, Ponta Grossa localiza-se no Segundo Planalto e Guarapuava localiza-se no Primeiro Planalto. II. No Segundo Planalto, a formação geológica é de rochas sedimentares datadas da Era Paleozóica. III. O relevo paranaense pode ser dividido em cinco unidades: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto ou de Curitiba, o Segundo Planalto ou de Ponta Grossa e o Terceiro Planalto ou de Guarapuava. IV. Situa-se no Terceiro Planalto o Parque Estadual de Vila Velha, que apresenta rochas esculpidas pela ação erosiva da água, e onde se localiza a depressão da Lagoa Dourada. V. No Terceiro Planalto, situam-se as Cataratas do rio Iguaçu que, por sua vez, estão sobre rochas ígneas representantes do maior derrame de lavas vulcânicas basálticas ocorrido na Terra, entre 120 e 130 milhões de anos, durante o Cretáceo.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Analise o mapa abaixo e assinale a alternativa correta.
http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fernandoramme/mapas/prme
O Norte do Paraná só foi integrado à economia nacional nos anos 1930 por meio das ações da Companhia de Terras Norte do Paraná. As populações indígenas que habitavam a região, especificamente a caingangue, pouco tiveram de suas histórias preservadas ou registradas.
Sobre a ocupação que antecedeu os caingangue e que pode ser chamada de experiência guaranítica (Séc. XVIXVII), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( )A Gobernación del Assunción ligava-se à região do Reino do Paraguai sob controle espanhol, mas de interesse geopolítico para Portugal.
( ) Às margens dos rios Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri foram fundadas reduções jesuíticas para o aldeamento dos índios.
( ) A destruição das reduções jesuíticas nessa região deveu-se ao expansionismo paulista que, por meio de bandeiras, fazia a preação dos indígenas.
( ) A região passou ao domínio português a partir do Tratado de Madri, assinado em 1750, que aboliu o Tratado de Tordesilhas.
( ) A estrada do Peabiru tornou-se um meio estratégico de defesa da população guarani no conflito contra os bandeirantes.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Em abril de 2015, os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná mobilizaram-se contra mecanismos de um projeto muito polêmico, encampado pelo governador Carlos Alberto Richa. O auge desse confronto deu-se no dia 29, quando a Polícia Militar do Paraná tratou os professores como inimigos de uma guerra, no episódio que ficou nacionalmente conhecido por “Massacre na Praça Nossa Senhora da Salete”. Sobre esse triste episódio, analise as alternativas:
I) O projeto transferia cerca de 30 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro – bancado pelo governo estadual – para o Fundo Previdenciário – formado por contribuições dos servidores e do Estado – os dois fundos formam o Paraná-Previdência. A transferência ameaçava gerar um déficit no Fundo Previdenciário.
II) Os servidores defendiam, na época, que a mudança comprometeria o Fundo Previdenciário que, com o tempo, teria mais benefícios a pagar do que recursos. Já o governo alegava que a medida geraria uma economia de cerca de R$ 125 milhões para os cofres do Estado e a não aprovação da reestruturação poderia comprometer a remuneração dos professores.
III) Todavia, diante da violência imposta aos professores, os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná ficaram sensibilizados e não aprovaram o referido projeto de lei.
Está(ão) correta(s) apenas:
Observe o infográfico a seguir.
(Disponível em:<http://www.folhadelondrina.com.br/economia/industria-paranaense-gera-mais-empregos-no-interior-983163.html> . Acesso em: 21 set. 2017.)
I. Nas mesorregiões do Paraná, onde ocorreu a redução do percentual do número de empregos no setor de indústria, ocorreu também a redução do número absoluto de empregos. II. Em todas as mesorregiões em que ocorreu redução percentual do número de indústrias, houve também redução percentual do número de vagas de empregos geradas pela indústria. III. A participação da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no total de empregos gerados pela indústria paranaense caiu 17,3% nas últimas duas décadas. De 1996 para 2015, a RMC apresenta uma regressão percentual na oferta de vagas. IV. O grande destaque na geração de emprego industrial nas duas décadas foi a mesorregião Oeste, de Cascavel, que, em 1996, concentrava 7,8% da participação total do Estado e passou a 12,5%, em 2015.
Assinale a alternativa correta.


No estado do Paraná, na década de 1970, um fenômeno climático denominado “geada negra” atingiu uma parcela considerável do Estado e provocou um conjunto de desdobramentos na área socioeconômica e ambiental.
Sobre esses eventos, assinale a alternativa correta.
Observe o mapa a seguir.
(Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062007000200019. Acesso em: 31 ago. 2016.)
A região delimitada no mapa do Paraná se refere à localização geográfica da bacia do rioObserve o mapa a seguir.
Com base nos conhecimentos sobre a formação geológica do Estado do Paraná, assinale a alternativa
que apresenta, correta e respectivamente, as unidades de relevo I, II, III e IV localizadas no mapa.
Na região norte do Paraná, no final da décadas de 1940 e início da década de 1950, ocorreu um conflito armado no campo, próximo à cidade de Porecatu.
Sobre esse evento, assinale a alternativa correta.