Questões de Vestibular
Sobre história e geografia do estado do rio de janeiro em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 16 questões
(ZALUAR, Alba e ALVITO, Marcos, 1998. Com adaptações.)
Nesse contexto, permeado também por discrepâncias sociais e insatisfação política, eclodiram inúmeros movimentos sociais entre os quais podemos destacar:
Quais foram os impactos da modernização no Rio de Janeiro sobre a população?
A Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína, no Piauí, foi inscrita no Livro de Registro dos saberes, em maio de 2014. O modo de fazer e as práticas socioculturais associadas à cajuína são bens imateriais devido à sua imersão nos rituais de hospitalidade das famílias no Piauí. As garrafas de cajuína, atualmente também vendidas, eram dadas de presente ou servidas às visitas e oferecidas em comemorações. A cajuína — bebida genuinamente piauiense — é considerada de relevante interesse cultural para o Piauí, onde se comemora a safra do caju.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2015 (adaptado).
Leia o texto e observe a ilustração.
O Programa de Despoluição
da Baía de Guanabara –
PDBG – foi concebido para
melhorar as condições
sanitárias e ambientais da
Região Metropolitana do Rio
de Janeiro. Verifique a
distribuição, a situação e as
fases de operação das
Estações de Tratamento de
Esgoto (ETEs) do PDBG.
Considerando essas informações, é correto afirmar:
Dados: CENSO/IBGE. 2010. Disponível em: <http://niteroi.osbrasil.org.br/2016/06/10/mapa-da-desigualdade>. Acesso em: 21 set. 2017. Adaptado.
De acordo com os índices municipais de mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro apresentados no cartograma acima, conclui-se que o(s)
Leia com atenção os textos abaixo, a respeito do Festival Internacional da Canção ocorrido no Rio de Janeiro em 1968, e depois escolha a alternativa correta.
Vou voltar/Sei que ainda vou voltar para o meu lugar/Foi lá e é ainda lá/Que eu hei de ouvir cantar/ Uma sabiá
Sabiá. Chico Buarque de Hollanda e Tom Jobim
Vem vamos embora que esperar não é saber/Quem sabe faz a hora não espera acontecer
Pra não dizer que não falei das flores. Geraldo Vandré
As 20 mil pessoas que estavam no Maracanãzinho [em 1968] transformaram-se em coral dessa variante melódica do conceito marighelista de que 'a vanguarda faz a ação'. 'Sabiá' derrotou 'Caminhando', mas Tom Jobim mal conseguiu tocá-la. A arquibancada vaiou-o por 23 minutos. Talvez tenha sido a mais longa das vaias ouvidas nos auditórios do país. Não era a Tom que se apupava, muito menos ao júri, que deixara 'Caminhando' em segundo lugar. A vaia era contra a ditadura, e aquela seria a última manifestação vocalista das multidões brasileiras. Passariam uma década em silêncio, gritando pouco mais que 'gol'. Poucas semanas depois, o governo proibiu a execução de 'Caminhando' nas rádios e em locais públicos. Temia que se tornasse 'o ponto de partida para a aceleração e ampliação de um processo de dominação das massas'.
Gaspari, Elio, A ditadura envergonhada. São Paulo, Companhia das Letras, 2002, p. 322.
A leitura do texto aponta para a ocorrência de stress hídrico ao final do século XIX. Na imagem a seguir, uma ilustração de Angelo Agostini, o engenheiro e homem público Paulo de Frontin é retratado no episódio que ficou conhecido como água em seis dias, quando conseguiu dobrar o abastecimento da cidade.
Fonte: SCARRONE, Marcello e outro. “Quando o Império morreu de sede”. Revista de História. Adaptado. http://www. revistadehistoria.com.br/secao/artigos/quando-o-imperio-morreu-de-sede Publicado 3-2-2015. Acesso 23-09-2015
A situação descrita no texto e a ilustração mostram que o estresse hídrico na cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX, foi
Disponível em:<http://www.cptec.inpe.br>. Acesso em: 13 mar. 2018.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as características climáticas dessa localidade.
( )O município enquadra-se no tipo climático denominado tropical úmido-seco. ( )A maior concentração de chuvas nessa localidade ocorre entre os meses de dezembro e abril. ( ) Devido a maior concentração de chuvas no período de inverno, a localidade pode ser afetada por eventos de precipitação extrema, o que causa vários impactos em seu espaço urbano tais como inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. ( )As temperaturas apresentam uma variação sazonal, alcançando as maiores médias no verão e as menores médias no inverno.
( )Os meses com temperaturas mais altas são junho, julho e agosto.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca da Baía deTodos-os-Santos, é correto afirmar:
É um dia de real grandeza, tudo azul Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos Um sol de torrar os miolos Quando pinta em Copacabana A caravana do Arará, do Caxangá, da Chatuba A caravana do Irajá, o comboio da Penha Não há barreira que retenha esses estranhos Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho A caminho do Jardim de Alá É o bicho, é o buchicho, é a charanga (...) Com negros torsos nus deixam em polvorosa A gente ordeira e virtuosa que apela Pra polícia despachar de volta O populacho pra favela Ou pra Benguela, ou pra Guiné
Sol A culpa deve ser do sol que bate na moleira O sol que estoura as veias O suor que embaça os olhos e a razão E essa zoeira dentro da prisão Crioulos empilhados no porão De caravelas no alto mar Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria Filha do medo, a raiva é mãe da covardia Ou doido sou eu que escuto vozes Não há gente tão insana Nem caravana do Arará Não há, não há (...) CHICO BUARQUE letras.mus.br Na letra da canção, o compositor estabelece vínculos entre diferentes temporalidades. Esses vínculos explicitam uma relação de causalidade entre os seguintes elementos:
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão.Tensões Sociais e Criação Cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
O crescimento a que se refere o autor ocultava algumas questões estruturais. Atente para o que se diz a esse respeito.
I. O plano geral da cidade, com relevo acidentado e áreas pantanosas, constituía obstáculo permanente à construção de prédios e residências.
II. Havia um alto nível de insalubridade na cidade, com focos endêmicos de varíola, malária e febre amarela.
III. O abastecimento de gêneros, no entanto, era bastante satisfatório, senão a capital não teria suportado o grande número de imigrantes que nela aportavam naquele período.
É correto o que se diz apenas em
Fonte: Comitê de Bacia Lagos – São João. Endereço eletrônico: http://www.lagossaojoao.org.br/mapas/Bacia-do-rio-Una-e-Cabo-de-Buzios.jpg. Acesso: 01 abr. 2018.
A unidade hidrológica apresentada é uma feição espacial que tem nomes muito específicos. Das expressões a seguir, a única que não se refere, especificamente, a essa unidade éDe acordo com essa crônica de 1920 sobre o projeto do prefeito Carlos Sampaio para a cidade do Rio de Janeiro, é INCORRETO afirmar que o autor:
Adaptado de ABREU, M. sobre a memória da cidade. In: Fridman, F.; Haesbaert, R. (orgs.).
Escritos sobre espaço e história. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
Uma intervenção específica do poder público no espaço da cidade do Rio de Janeiro, que ilustra de modo exemplar a perspectiva descrita no texto, foi responsável pela.
Assinale a alternativa que complementa a informação acima.