Questões de Vestibular Comentadas sobre história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 40 questões
Em 2019, a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao bumba-meu-boi maranhense, cuja celebração congrega fé, religião, música, dança, artesanato, entre outros aspectos. Os grupos são divididos em sotaques, que se distinguem por características como personagens, instrumentos e coreografia. Cada gravura, identificada pelos numerais 1, 2, 3 e 4, corresponde a uma manifestação cultural do Estado do Maranhão.
LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/91251/Captura_de%20Tela%20%28135%29.png)
A sequência das figuras representa, respectivamente, as seguintes manifestações culturais maranhenses:
Leia o texto e analise o gráfico para responder à questão.
A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) é publicada, anualmente, pelo IBGE, desde 1986. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos apresenta as PEVS, no Maranhão, comparativamente entre os anos de 1998 e 2018, mostrando que, mesmo com pequena participação na economia estadual, os valores agregados de extrativismo e silvicultura têm aumentado desde 2013 com maior vigor, principalmente, por conta da celulose. A atividade participou com 3,2% no Valor Adicionado Bruto do setor primário no Maranhão, ao passo que, apesar de alternar produtos, o extrativismo vegetal mantém praticamente os patamares percentuais
IMESC. Produção da extração vegetal e da silvicultura: o que mudou no Maranhão nos últimos 20 anos?. São Luís: IMESC, 2019.IBGE. PEVS -
No Nordeste, o Maranhão é o estado que mais produz, em valor, produtos da Extração Vegetal, conforme o gráfico construído a partir dos dados do IBGE.
No que se refere aos produtos do extrativismo vegetal maranhense, alguns deles têm relação direta com a situação paisagística transicional entre Caatinga, Cerrado e Amazônia, caracterizadora do estado do Maranhão. Os três produtos extraídos, com representatividade econômica, no Maranhão, são
![Imagem associada para resolução da questão](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/77697/9b41516eaa2809824b3c.png)
Considerando o texto e o mapa, assinale a alternativa correta.
![Imagem associada para resolução da questão](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/77697/84d64e6f61f818f13c87.png)
O mapa apresenta a distribuição de comunidades remanescentes de quilombolas no Brasil. Os estados da Região Nordeste se destacam, entre outros motivos, por terem recebido, no período colonial, grandes contingentes de escravos para a produção açucareira. O estado do Rio Grande do Sul aparece em 6º lugar, com 122 comunidades remanescentes. Esta posição tem relação com o fato de a população do Rio Grande do Sul estar composta por quase 20% de homens e mulheres negros na primeira metade do século XIX. Tal fato está relacionado às características da economia sul-rio-grandense no século XIX, que empregava grande quantidade de mão-de-obra escrava para a
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/83301/19e82939bfbb57abdfc6.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/83225/e607d25985c0e0d4cb5d.png)
(www.clubemundo.com.br. Adaptado.)
Um dos fatores que explicam o crescimento da população de Manaus é
A notícia abaixo, deixou todo o Cariri triste!
Rosiane era compositora, cantora, musicista, pesquisadora, doutora em Arqueologia, tendo concluído o seu doutorado em Arqueologia na Universidade Coimbra. A universidade que é uma das mais antigas do mundo criou uma comenda em homenagem a caririense que pesquisava as raízes do homem sertanejo. Na maior parte da vida ajudou na construção do futuro de centenas de crianças e adolescentes.
Para a região do Cariri, ela está imortalizada na existência de uma obra muito importante para preservação da cultura e da arte do Ceará. Sua vida está materializada na existência do(a):
Afigura abaixo apresenta uma obra de arte.
Os Guerreiros na Praça dos Três Poderes. |Foto: Renato Araújo/Agência Brasilia (Adaptado.Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/ 2019/09/05/bruno-giorgi-e-suas-esculturas-ajudam-a-contar-a-historia-de-brasilia/. Acesso em 06/05/2020)
A obra, que é popularmente conhecida como Os
Candangos, tem como objetivo homenagear os:
A diversidade geográfica catarinense é marcante no território nacional. A seguir, está o mapa do estado com indicações de fatos que marcam a paisagem de Santa Catarina.
Sobre Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/72434/7ec17fe2b8608eba1abb.png)
Sobre o relevo do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.
I. Curitiba localiza-se no Terceiro Planalto, Ponta Grossa localiza-se no Segundo Planalto e Guarapuava localiza-se no Primeiro Planalto. II. No Segundo Planalto, a formação geológica é de rochas sedimentares datadas da Era Paleozóica. III. O relevo paranaense pode ser dividido em cinco unidades: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto ou de Curitiba, o Segundo Planalto ou de Ponta Grossa e o Terceiro Planalto ou de Guarapuava. IV. Situa-se no Terceiro Planalto o Parque Estadual de Vila Velha, que apresenta rochas esculpidas pela ação erosiva da água, e onde se localiza a depressão da Lagoa Dourada. V. No Terceiro Planalto, situam-se as Cataratas do rio Iguaçu que, por sua vez, estão sobre rochas ígneas representantes do maior derrame de lavas vulcânicas basálticas ocorrido na Terra, entre 120 e 130 milhões de anos, durante o Cretáceo.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres, que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino a favela como o quarto de despejo de uma cidade.
Carolina Maria de Jesus, escritora e moradora da Favela do Canindé, nos anos 1950.Quarto de despejo. Adaptado.
Levando em conta o texto e o mapa, considere as seguintes afirmações:
I. O custo da moradia em áreas mais valorizadas e a desigualdade social são fatores que explicam a grande concentração do número de favelas nas áreas periféricas do sul e do norte do município, de 1960 a 1980.
II. A favela é definida como uma forma de moradia precária devido à existência de elevadas taxas de analfabetismo e baixos índices de desenvolvimento humano de sua população, fatores predominantes na região central da cidade até 1980.
III. Em todas as regiões do município, o maior crescimento do número de favelas se deu de 1981 a 1990, em função da saída e do fechamento de indústrias e da crise econômica que levaram ao desemprego.
Está correto o que se afirma em
A figura mostra corte transversal A-B em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.
As rochas representadas são de idade précambriana e
formam estruturas em um sistema de
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/77509/0d3d5747704e0dbf079f.png)
FONTE: IBGE. https://www.ibge.gov.br/ Acesso em 21 de julho de 2018.
A partir da dinâmica das águas fluviais em uma rede hidrográfica como a mostrada no mapa hipsométrico acima, identifica-se que o sentido do curso do rio Tietê, indicado com o no 1 no território paulista é
Os recursos minerais estão diretamente relacionados ao tipo de formação geológica em que são encontrados.
Observe o mapa a seguir:
Rio Grande do Norte – Área Produtora de Petróleo – 2005
No Rio Grande do Norte, a estrutura geológica da área produtora de petróleo corresponde a
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/76243/01c9c102d72e1a91d46f.png)
Analise o mapa abaixo e assinale a alternativa correta.
http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fernandoramme/mapas/prme
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/75069/623867cb16d9b033880b.png)
Com relação à utilização das áreas I e II das terras de Pedro, pode-se dizer:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/75255/31ebfba4e5f5e0b199e1.png)
O território que, na atualidade, constitui o Estado do Maranhão apresenta meios e modos de ocupação distintos ao longo do seu processo histórico, resultando em diferentes características socioeconômicas e identidades regionais. É possível identificar que as transformações ocorridas nas bases socioeconômicas dessa área do Maranhão, nos séculos XIX e XX, ocorreram, respectivamente, pela
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/74981/83b77bead0a5d4618e34.png)
Disponível em: http://profissoes.imb.go.gov.br/profissoes/view/graficos.php?tipo=1&loc_fam=5211%20- %20Operadores%20do%20com%E9rcio%20em%20lojas%20e%20mercados. Acesso em: 23 abr. 2019.
Considerando os dados apresentados pelos gráficos, constata-se que