Questões de Vestibular de História - Bizantinos: encontro do ocidente com o oriente

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070895 História
No ano de 395, o Imperador Teodósio decidiu pela divisão política dos territórios sob seu governo. O Império Romano do Ocidente tinha capital em Milão (posteriormente transferida para Roma), e o Império Romano do Oriente tinha capital em Constantinopla. O Império Romano do Ocidente cairia sob as invasões bárbaras do século V, e o Império Romano do Oriente sobreviveria como o Império Bizantino. Sobre o Império Bizantino assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 1ª Etapa |
Q1403819 História
Por Crescente Fértil, compreende-se uma região do Oriente Médio onde, há milênios, formaram-se as primeiras civilizações de que se tem notícia. Eram regiões extremamente propícias à agricultura, em razão do seu rico solo lavrável, mas, sobretudo, desenvolveram-se por otimizarem as vazões de grandes rios, como a civilização egípcia, que se desenvolveu às margens do Nilo. Sobre o antigo Egito, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: INEP Órgão: IF Sul Rio-Grandense Prova: INEP - 2016 - IF Sul Rio-Grandense - Vestibular - Integrado |
Q1378875 História
Dentro do Império Bizantino, a autoridade era o imperador. Este recebia o auxílio de uma extensa burocracia. O imperador era o componente fundamental das estruturas políticas dominantes (exercia seus poderes no exército e na igreja). A tática adquirida pelo Império Bizantino (apelando para a guerra e utilizando uma diplomacia para afastar e/ou englobar diversos povos enfraquecidos por sua dominação) fez com que ele cruzasse por onze séculos.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/idade-media/formacao-do-imperio-bizantino/>. Acesso em: 22 jul. 2016. (texto adaptado)


O imperador que formulou o Corpo do Direito Civil e foi responsável pela reconstrução da Igreja Santa Sofia foi
Alternativas
Ano: 2017 Banca: INEP Órgão: IF Sul Rio-Grandense Prova: INEP - 2017 - IF Sul Rio-Grandense - Vestibular - Integrado |
Q1378078 História
“A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia). A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados. Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”
(BRAICK, Patrícia e Ramos. MATA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. - São Paulo, Moderna, 2010. p. 175.)


O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou
Alternativas
Q1362510 História
Sobre a história nos períodos antigo, medieval e moderno, assinale o que for correto.
A Liga Hanseática era uma associação de cidades do Império bizantino, com vistas a garantir a segurança do comércio no mar Mediterrâneo, ameaçado pela ação de piratas turcos e mouros.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: E