Questões de Vestibular de História - Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura
Foram encontradas 75 questões
(Adaptado de: CRIADO, M.l Á. “Uma pequena ‘idade do gelo’ pode ter mudado a história da Antiguidade (...)”. El País, fev, 2016.)
Com base em seus conhecimentos sobre a Antiguidade e tendo em vista o excerto anterior, é correto afirmar que
Estudos contemporâneos sobre o racismo delineiam uma conexão genealógica entre escravidão grega e o racismo, conforme a charge.
A relação entre os dois conceitos está contemplada na seguinte afirmativa:
Na atual historiografia produzida no Brasil, já se nota a tendência a dar voz a grupos sociais historicamente marginalizados na história brasileira, a exemplo das nações indígenas e dos africanos escravizados e seus descendentes.
A história está em constante reconstrução. E não é diferente com o processo da Independência do Brasil no contexto de seu bicentenário. O que os holofotes dos historiadores trazem à luz é que, ao contrário do que diziam os antigos livros didáticos, o processo de separação do Brasil de Portugal foi múltiplo, extenso e repleto de violências. “Foi um processo muito mais complexo do que simplesmente D. Pedro I gritar ‘Independência ou Morte’, com muitas camadas e todas as guerras acontecendo naquele momento”, explica a historiadora Lucia Maria Bastos das Neves. Entre 1821 e 1824, foram inúmeros os levantes em lugares como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Cisplatina.
O Estado de S. Paulo, 16/8/2022, p. C6 (com adaptações).
Considerando o fragmento do poema de Cecília Meireles apresentado, que compõe a obra Romanceiro da Inconfidência, publicada em 1953, julgue o próximo item.
Da afirmativa “a história está em constante reconstrução”
entende-se que o conhecimento histórico é suscitado pelo
presente, de modo que cada presente levanta novas e
diferentes indagações que podem propiciar interpretações
distintas sobre os fatos passados.