Questões de Vestibular de História - Medievalidade Europeia

Foram encontradas 319 questões

Q2093117 História
(URCA/2022.2) O processo histórico ao longo do tempo é marcado por inúmeras transformações sociopolíticas, econômicas, geo-histórias, geopolíticas, territoriais e ideológicas etc. As práticas do trabalho criaram modos de produção que marcaram épocas e regimes de historicidade. Algumas das experiências humanas encerram seus ciclos juntamente com o seu contexto histórico, outras dessas experiências são ressignificadas ou permanecem na longa duração. Acerca dos meios de produção, aquele que foi caracterizado pela terra e por uma economia natural, em que nem o trabalho nem os produtos do trabalho eram mercadorias, e que, o produtor imediato estava ligado ao meio de produção por uma relação social específica na definição legal de servidão, é:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 2º Dia |
Q2081784 História
14.png (635×293) 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_da_Batalha#/media/Ficheiro:Mosteiro_da_Batalha_78a.jpg
O Mosteiro da Batalha, em Portugal, é uma construção arquitetônica medieval. Entre as características da Igreja Católica, no período dos séculos XI-XV, é correto afirmar que se trata de uma instituição
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular 2023 |
Q2076561 História
O papa Urbano II, cujo pontificado decorreu entre 1088 e 1099, prometia a remissão dos pecados de quem participasse das Cruzadas.
Imagem associada para resolução da questão

 https://iqaraislam.com/primeira-cruzada-foi-realmente-uma-guerra-contra-o-isla


O movimento das Cruzadas, ocorrido na Idade Média, consistiu em expedições militares promovidas pelos países cristãos ocidentais. Uma das consequências dessas expedições foi
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021215 História
       Na tradição canônica do Ocidente, o corpo foi encarado como uma materialidade desvinculada da mente e inferior a esta. Conhecer é visto como um ato superior a operar; contemplar e compreender o mundo é superior a agir sobre ele. Nas reflexões platônicas, a perfeição não pode ser atingida em virtude do corpo. A matéria imprime um grau de imperfeição que impossibilita a existência de um universo absolutamente perfeito.

       A estruturação do cristianismo, especialmente com Paulo de Tarso, desenvolve-se a partir de certa tradição judaica em que a busca da salvação impõe o exercício cotidiano de uma austeridade expressa no controle do corpo. Já Descartes, no século XVII, elabora a mais radical reflexão sobre o dualismo entre mente e matéria, compreendendo a natureza a partir de uma divisão entre reinos independentes: o da mente (res cogitans) e o da matéria (res extensa). O corpo é matéria incapaz de compreender o mundo, tarefa só realizável pelo intelecto.

      Ao contrário disso, as tradições afroindígenas não percebem o ser humano como cindido, e sim como resultado da interdependência entre todas as coisas. A corporeidade, para esses saberes, não engloba só a motricidade (entendida como corpo e movimento), mas também envolve dimensões afetivas, intelectuais, sociais e espirituais do ser humano.


Luiz Antonio Simas. Umbandas: uma história do Brasil. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2022, p.42-3 (com adaptações). 

Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.


Na Europa medieval, a cultura clássica greco-romana foi preservada e difundida graças à atuação dos mosteiros católicos e dos intelectuais árabes. Platão influenciou Santo Agostinho (Patrística), ao passo que São Tomás de Aquino (Escolástica) acolhia ideias de Aristóteles.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962037 História
O Despotismo Esclarecido na Europa na segunda metade do século XVIII está relacionado às mudanças na organização administrativa do Estado Absolutista, na relação do monarca com os seus súditos e na forma de administrar os territórios coloniais. Sobre o Despotismo Esclarecido, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962036 História
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde às características do Feudalismo?
Alternativas
Q1860430 História
No século IX, novas ondas invasoras formadas por normandos, húngaros e árabes varreram a Europa Ocidental. Essas novas levas de invasores no continente europeu
Alternativas
Q1803263 História
O período feudal europeu ocorrido na Idade Média teve como característica
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2018 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2018 - Medicina |
Q1798978 História
Por volta do ano 1000, consolidou-se no Ocidente uma profunda mutação política e social. As antigas estruturas públicas herdadas da Antiguidade terminaram por desmoronar para dar lugar a um novo regime, o feudalismo. Este não é desordem, mas uma tentativa de instaurar uma nova ordem fundada sobre as relações de homem a homem e sobre a adaptação do poder a uma escala territorial reduzida, organizada em torno de um castelo.
(Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt (orgs.). Dicionário analítico do Ocidente medieval, vol. I, 2017. Adaptado.)
Pode-se exemplificar a afirmação do texto com
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2015 - UNICENTRO - VESTIBULAR DE 2016 - História |
Q1798933 História
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das características da transição do Feudalismo para o Capitalismo.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Vestibular Medicina - Dia 1 |
Q1797188 História
Entre os séculos XVI e XVII, alguns pensadores políticos europeus escreveram obras sobre a natureza do Estado e suas finalidades. Dentre eles, destaca-se o italiano Maquiavel (O Príncipe, 1532), cujas ideias justificavam uma forma específica de organização política que vigorou, na Europa Moderna, e pela qual
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2016 - UFRGS - 4º DIA - História e Matemática |
Q1796525 História
Sobre a história da Idade Média, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1795967 História
O mercador de Veneza é uma peça de teatro escrita por William Shakespeare entre 1596 e 1597. No excerto, o judeu Shylock refere-se a um empréstimo em dinheiro feito por ele ao cristão Antônio.
Shylock
Ainda um mau negócio para mim! Um falido, um pródigo, que mal se atreve a mostrar a cabeça no Rialto! Um mendigo que habitualmente vinha exibir-se na praça!... [...] Gostava de chamar-me de usurário. [...] Gostava de emprestar dinheiro por cortesia cristã.
(William Shakespeare. O mercador de Veneza, 2013.)
As palavras de Shylock sobre Antônio revelam
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1794447 História
O rei é o homem bem-nascido, o homem nobre. Ele é definido não somente por uma boa família, mas também em relação à aristocracia e à nobreza. Há na aristocracia medieval uma tendência a rebaixar o rei, a reduzi-lo ao “primeiro entre os iguais”.
(Jacques Le Goff. “Rei”. In: Dicionário analítico do Ocidente medieval, vol. 2, 2017. Adaptado.)
Esse lugar ocupado pelo rei na sociedade medieval decorria, entre outros motivos, da
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UEA Prova: VUNESP - 2018 - UEA - 003. Prova de Conhecimentos Específicos - Humanas |
Q1793820 História
Leia o texto para responder à questão.

    O tráfico atlântico vai permitir – entre os séculos XVI e XVIII – a exploração das colônias nas Américas. Os portugueses implantaram um cativeiro em São Tomé, abastecido a partir do Congo. No Novo Mundo, os escravos são direcionados a princípio para o trabalho nas plantações, principalmente de cana-de-açúcar. Um comércio triangular é implantado entre a Europa, a África e as Américas, onde circulam, de um continente a outro, quinquilharias, escravos e produtos das colônias.

(Marc Ferro. A colonização explicada a todos, 2017. Adaptado.)
O historiador faz uma descrição da história Ocidental que abarca um período de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos I, IV, V e VI |
Q1793361 História
“Na Antiguidade e na Idade Média, apesar do nível técnico inferior, o tempo de produção diária, semanal ou anual era bem menor que no capitalismo. Como a religião tinha primazia sobre a economia, o tempo das festas e dos rituais religiosos era mais importante do que o tempo da produção, que foram em boa parte abolidos na esteira da modernização.”
(KURZ, R., in Folha de São Paulo, 3 jan. 1999, p. 5)
Com base no texto acima, considere as assertivas abaixo.
I. O trabalho na sociedade feudal era estruturado na servidão, que mantinha os indivíduos presos à terra, tendo que pagar uma série de obrigações em taxas e serviços. Apesar disso, o servo era preso à terra e não podia ser negociado como mercadoria, diferentemente do trabalhador no sistema capitalista, facilmente descartado e substituído. II. As sociedades existentes antes da Revolução Industrial eram quase todas de caráter aristocrático e hierarquizadas. A economia era primordialmente agrícola, em que o comércio ocupava um papel complementar. O objetivo máximo era suprir as necessidades da sociedade como um todo. Com o advento da economia de mercado capitalista, o objetivo era a obtenção do lucro, mesmo que fosse necessário transformar a força de trabalho em mercadoria.
III. A sociedade capitalista é uma organização social regida pelas necessidades das leis de mercado, não apenas para satisfazer às necessidades humanas. Nelas os trabalhadores modernos são livres, pois não estão sujeitos à autoridade de um senhor, como antigamente, porém, na economia de mercado atual, os empregados só têm participação como vendedores de sua força de trabalho.
Assinale
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2016 - URCA - Prova 1: Física, Matemática, Química e História |
Q1790892 História
Foi durante a Renascença que surgiu o costume de dividir a história do mundo em três grandes épocas. Antiga, Medieval e Moderna. Sobre o conceito de Idade Média, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2017 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e História |
Q1790769 História
“Quando um fiel havia cometido um pecado, ele podia, ou antes, devia ver um padre, contar-lhe o erro cometido e, a esse erro, que devia sempre ser um erro grave, o padre respondia propondo ou impondo uma penitência – que se chamava uma “satisfação”. A cada pecado devia corresponder uma satisfação. A consumação dessa satisfação, e somente ela, podia acarretar, sem nenhuma cerimônia suplementar, a remissão do pecado” (FOUCAULT, Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 147) O texto acima, destaca um dos principais rituais cristãos no período feudal da Europa a partir do século VI.
Considerando as características desses rituais e o texto acima, assinale a alternativa correta no que se refere ao ritual da penitência: 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: ESPM Órgão: ESPM Prova: ESPM - 2018 - ESPM - Vestibular 2019/1 - RS |
Q1788990 História
No século XIII surgiu a Escolástica, corrente filosófica que, a partir de então, dominou o pensamento medieval.
(Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades: das Comunidades Primitivas às Sociedades Medievais)
A Escolástica:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786505 História
Leia o enunciado abaixo.
No dia 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu uma parte importante da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos mais famosos edifícios medievais franceses. Embora construções anteriores tenham existido no mesmo local, foi a partir dos séculos XII e XIII que a igreja passou a tomar sua forma mais conhecida, período em que houve a consolidação ........ na Europa. Sua arquitetura é hoje uma das mais conhecidas manifestações do estilo ........ , predominantemente ......... e marcado pela grandiosidade para abrigar o número crescente de fiéis. Trata-se de um modelo arquitetônico que obedece a uma ........ e que mantém relações de fundo com a filosofia escolástica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: A
6: C
7: C
8: B
9: C
10: E
11: C
12: B
13: E
14: C
15: D
16: E
17: B
18: E
19: C
20: E