Questões de Vestibular
Sobre mercantilismo e a economia de estados em história
Foram encontradas 52 questões
O desenvolvimento de instrumentos técnicos essenciais para a navegação marítima favoreceu o contato da Europa com outros continentes durante o período das Grandes Navegações, nos séculos XV e XVI.
( ) A formação das monarquias ibéricas está ligada ao processo de reconquista cristã.
( ) As monarquias nacionais ibéricas se formaram antes das monarquias francesa e inglesa.
( ) O reino de Castela foi o único domínio espanhol que não contou com minorias étnicas e religiosas.
( ) Defenderam tolerância e respeito, não obstante a maioria dos reinos cristãos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/ a-america-latina-de-eduardo-galeano/>. Acesso em: 4 ago. 2018.
A política de exploração retratada por Galeano está relacionada ao contexto do
Leia o trecho abaixo e responda à questão .
A expansão ultramarina foi uma faceta do mercantilismo e expôs os desbravadores dos mares a condições extremas de sobrevivência no processo da travessia entre os continentes.
(Fonte: RAMOS, Fábio Pestana. A dura vida dos navegantes. Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 7, n. 84, p. 22-25, set. 2012)
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a vida dos marinheiros com o dia a dia nas caravelas durante a travessia dos oceanos.
I – Os marinheiros precisavam conviver com doenças como escorbuto, disenteria, febres e desnutrição.
II – Os marinheiros precisavam administrar a inexistência de banheiros e conviver com o acúmulo de dejetos no convés.
III – Os marinheiros precisavam consumir alimentos estragados devido à dificuldade em conservá-los.
IV – Os marinheiros precisavam garantir o suprimento de proteínas consumindo os ratos que estavam a bordo.
Estão corretas:
Leia atentamente as afirmativas abaixo, relacionadas ao mercantilismo, e considere se são CORRETAS ou INCORRETAS.
( ) O mercantilismo pode ser entendido como um conjunto de teorias e práticas de intervenção econômica que vigorou nos Estados Nacionais da Europa Moderna, desde meados do século XV.
( ) O mercantilismo foi um modo de produção que sucedeu o Feudalismo na Europa e se caracterizou pela aplicação de uma política de livre concorrência entre as nações.
( ) Estímulo às exportações combinado com controle de importações e aplicação de uma política protecionista entre os Estados são características do mercantilismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
I.
Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).
II.
A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]
Com a expansão do comércio e as facilidades da
rede mundial de computadores, ocorreu a
intensificação do fluxo de capitais entre os países.
A busca de maior lucratividade levou as empresas
a investir cada vez mais no mercado financeiro,
que se tornou o epicentro da economia
globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).
As características expressas no texto indicam que o “Antigo Regime” foi,
A conclamação feita por Urbano II, em 27 de novembro de 1095 em Clermont, encontrou eco formidável, e uma massa eclética e entusiasta [...] se pôs a caminho na primavera de 1096 sem esperar os barões, senhores e cavaleiros a quem o papa se dirigia prioritariamente. Foi essa resposta à conclamação do papa que conferiu, assim como suas palavras, características peculiares à cruzada: uma peregrinação armada com vistas à libertação do túmulo de Cristo, o que permaneceria no cerne da ideia de cruzada.
(Fonte: DEMURGER, Alain. Os cavaleiros de Cristo. RJ: Zahar, 2002, p. 25-26.)
O caráter religioso do movimento das cruzadas, caracterizado pela necessidade da reconquista de Jerusalém, dominada pelos muçulmanos, foi acompanhado por questões econômicas, políticas e sociais. Outras causas para o movimento podem ser encontradas na seguinte alternativa:
Leia as assertivas a seguir e, com base no texto e em seus conhecimentos sobre o contexto histórico que tornou possível a constituição dos Estados Nacionais, marque a alternativa correta.
I- No final da Idade Média os reis procuram concentrar o poder político em suas mãos, processo esse que se desenrolou de forma tranqüila, pois foram pontuais os embates e guerras entre os senhores feudais e os reis.
II- Com a expansão comercial e urbana a partir do século XI, surge um novo grupo social, a burguesia, que, devido a interesses opostos aos da nobreza, apóia financeiramente os reis no processo de centralização do poder.
III- O renascimento comercial e urbano e a crise do feudalismo fortaleceram a centralização do poder nas mãos dos reis, fazendo com que, aos poucos, a organização política feudal cedesse lugar às monarquias nacionais.
IV- No processo de centralização do poder, os reis se utilizaram de milícias urbanas, sem, no entanto, chegarem a criar exércitos nacionais permanentes.
(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)
O excerto descreve as relações comerciais no Império Britânico em meados do século XVIII, referindo-se