Questões de Vestibular de História - Período Entre-Guerras: Revolução Russa de 1917
Foram encontradas 63 questões
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914- 1991). São Paulo: Companhia das Letras, p. 62.
Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução Russa, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O operariado russo, no período pré-revolucionário, vivia e trabalhava em condições precárias. As organizações operárias eram constantemente reprimidas pela polícia czarista.
II. O setor financeiro e industrial russo destacava-se no cenário europeu e constituía-se em um dos centros hegemônicos do capitalismo mundial.
III. A igreja ortodoxa era extremamente débil e sem força política nos meios aristocráticos russos.
IV. A ampla maioria da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.
A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje [...]. Mas a memória coletiva é não somente uma conquista, é também um instrumento e um objeto de poder. (LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 5. ed., 2003, p. 469-470.)
A partir dos conhecimentos sobre a Idade Moderna e a Idade Contemporânea, considere as seguintes afirmativas:
1. Em 2020, várias estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas para se protestar contra o genocídio de povos americanos nativos. 2. A obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena objetiva valorizar a atuação de grupos e indivíduos marginalizados na história e na memória do nosso país. 3. Após a morte de Lênin (1924), Stálin coordenou o silenciamento da memória e das representações de Lênin nos países soviéticos. 4. No projeto “Brasil: Nunca Mais”, a memória das torturas dos presos políticos no período do Estado Novo foi recuperada.
Assinale a alternativa correta.
(Edmund Wilson. Rumo à estação Finlândia, 2013.)
O excerto refere-se à análise feita por Lenin, líder do Partido Bolchevista, do movimento social que derrubou o czar Nicolau II, em março de 1917. No seu entender, havia
O quadro O Bolchevique foi pintado pelo artista russo Boris Kustodiev (1878-1927). Ele faz referências à Revolução de 1917 e tem em seu centro a figura de um proletário segurando uma bandeira pintada na cor vermelha. A partir da leitura do quadro (aqui reproduzido em preto e branco) e do seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.
SANTOS, Leonardo. Construtivismo Russo. A arte e o design gráfico dos cartazes soviéticos. Lajeado: Monografia de final de curso. Univates, 2014.
Esses dois símbolos representam, respectivamente, a
Em 1917, a Rússia passou por um violento processo de transformação. A radicalidade das novas ideias políticas, econômicas e culturais pôs fim ao antigo império tsarista e alterou profundamente o cenário global.
Sobre o processo revolucionário na Rússia, considere as afirmativas abaixo:
I. Marcou o fim do regime monárquico caracterizado pela posição autocrática do Tsar.
II. O novo sistema republicano pôs fim a condição de servidão semi-feudal das populações rurais do país.
III. O fracasso do Governo Provisório contribuiu para a vitória política do partido bolchevique.
IV. A crise política da monarquia e do governo do parlamento não teve relação com a crise militar deflagrada pela participação da Rússia na Guerra.
ASSINALE:
Em outubro de 1917, a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo derrubou o governo provisório de Alexander Kerensky e assumiu o poder, impondo um novo tipo de governo. Assinale a alternativa que justifica a importância histórica desse acontecimento:
1) Fica abolida, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária. 2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da Igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos Sovietes. 3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, são crime punido pelo tribunal revolucionário. Presidente do Soviete de Comissários do Povo. Vlademir Ulianov – Lênin”
Esse decreto indica as características
Sobre a Revolução Russa nos momentos após a morte de Lênin responda:
Neste trecho, Lênin destaca uma divergência interpretativa da doutrina marxista entre algumas correntes políticas.
Assim, na revolução de 1917, quando a questão da significação do papel do Estado foi posta em toda a sua amplitude, posta praticamente, como que reclamando uma ação imediata das massas, todos os socialistasrevolucionários e todos os mencheviques, sem exceção, caíram, imediata e completamente, na teoria burguesa da "conciliação" das classes pelo "Estado". Inúmeras resoluções e artigos desses políticos estão profundamente impregnados dessa teoria burguesa e oportunista da "conciliação". Essa democracia pequeno-burguesa é incapaz de compreender que o Estado seja o órgão de dominação de uma determinada classe que não pode conciliar-se com a sua antípoda (a classe adversa). A sua noção do Estado é uma das provas mais manifestas de que os nossos socialistas-revolucionários e os nossos mencheviques não são socialistas, como nós, os bolcheviques, sempre o demonstramos, mas democratas pequeno-burgueses de fraseologia aproximadamente socialista.
Fonte: LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 12.
Sobre a divergência interpretativa da doutrina marxista, o revolucionário critica a ideia de que o Estado poderia:
(HECKER, A. Revolução Russa: uma história em debate. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2007.)
No trecho acima, o autor fala sobre a Nova Política Econômica (NEP), instalada por Lênin pouco tempo depois da tomada do poder na Rússia. Sobre a NEP, analise as afirmativas.
I - Representou uma suavização da política econômica anterior, admitindo algumas manifestações capitalistas ou de economia mista para reorganizar o aparelho produtivo. II - Contribuiu para o surgimento de uma nova categoria social, os nepmen, empresários da iniciativa privada que colaborariam com o governo bolchevique e dispostos a uma adaptação ao comunismo. III - Expressou o rompimento definitivo da Rússia com o sistema capitalista e uma forte guinada ao comunismo socialista. IV - Significou melhoria nas condições do trabalhador industrial: aumento salarial e diminuição da jornada de trabalho.
Estão corretas as afirmativas
“A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada a aplaudir os discursos dos chefes e votar por unanimidade as resoluções que lhe são apreendidas”.
Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa. Citado em: Antoine Prost. Gérard Vincent (orgs). História da Vida Privada: Da Primeira Guerra aos nossos dias. v.5. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, pp.419-420
É correto afirmar que, para a autora, o processo revolucionário russo
Há 100 anos, em 1917, iniciava-se a Revolução Russa, um acontecimento capital na história do século XX. A reivindicação básica dos pobres da cidade era pão, e a dos operários entre eles, melhores salários e menos horas de trabalho. A reivindicação básica de 80% de russos que viviam da agricultura era, como sempre, terra. [...] O slogan “Pão, Paz, Terra” conquistou crescente apoio.
Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
O recorte acima faz referência a um dos mais importantes movimentos de trabalhadores no mundo.
Sobre a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o texto, a conduta do líder revolucionário foi pautada pela perspectiva de que o:
Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. [...]
Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me
tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda
estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro
responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado
quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um
país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo
tenha suas derrotas por lá.”
A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que