Questões de Vestibular
Sobre pré-história ou história não-escrita em história
Foram encontradas 28 questões
As pinturas e gravuras rupestres constituem as mais antigas formas de expressão artística do ser humano na América. Algumas delas, como é o caso das pinturas da Serra da Capivara, mostradas a seguir, são consideradas patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO desde 1991.
A respeito dessas representações, julgue o item a seguir.
As pinturas rupestres estão em locais de fácil acesso, onde possivelmente foram elaboradas por indígenas pré-cabralinos.
As pinturas e gravuras rupestres constituem as mais antigas formas de expressão artística do ser humano na América. Algumas delas, como é o caso das pinturas da Serra da Capivara, mostradas a seguir, são consideradas patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO desde 1991.
A respeito dessas representações, julgue o item a seguir.
As pinturas rupestres possuem temáticas diversas, retratando figuras humanas, animais e símbolos pictóricos.
(Henri-Irénée Marrou. De la connaissance historique, 1975. Adaptado.)
Depreende-se do texto que as condições essenciais para a pesquisa histórica são

(http://ideflorbio.pa.gov.br)
As pinturas
I. O Homo erectus utilizou instrumentos de pedra e o fogo. II. O Homo neanderthalensis deu origem ao homem moderno. III. O Homo habilis viveu no princípio do Pleistoceno inferior.
É correto o que se afirma em
Pintura da Toca do Boqueirão, da Pedra Furada – Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí.
As escavações iniciadas em 1978, no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí, permitiram a descoberta dos mais antigos vestígios até hoje conhecidos da presença humana nas Américas. Na Toca do Boqueirão, do Sítio da Pedra Furada, as escavações demonstraram que o abrigo foi utilizado pelo homem pré-histórico há pelo menos 50 000 anos.
Disponível em: www.fumdham.org.br. Acesso em: 6 set. 2013 (adaptado).
Os estudos sobre os vestígios desses grupos revelam sua importância histórica no que diz
respeito à
Em 1972, a equipe do arqueólogo Richard Leakey encontrou, nas imediações do Lago Turkana, o crânio e os ossos de um Homo rudolfensis de 1,9 milhões de anos. Esta espécie teria coabitado o território africano ao mesmo tempo em que três outras; o Homo habilis, o Homo erectus e o Paranthropus boisei. Em 1974, pesquisadores descobriram, na Etiópia, um fóssil de 3,2 milhões de anos, ao qual apelidaram de Lucy. Em 2017, foram publicadas pesquisas a respeito de fósseis de Homo sapiens encontrados no Marrocos, os quais contariam com cerca de 300 mil anos.
Disponível em www.bbc.com, acessado em 15 de março de 2018.
Estas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, a respeito da evolução de espécies, pois elas poderiam ser referentes aos antepassados diretos da espécie humana. A este respeito, é correto afirmar
Analise a figura a seguir e responda a questão.
Figura 6
(Disponível em: <http://www.filmeb.com.br/calendario-de-estreias/cavernados-sonhos-esquecidos>. Acesso em: 9 out. 2017).
Examine duas pinturas produzidas na Caverna de Altamira, Espanha, durante o Período Paleolítico Superior.
Tais pinturas rupestres podem ser consideradas como
Trata-se da Revolução
No período “Neolítico ou Nova Idade da Pedra, [...] diversos grupos humanos passaram a polir a pedra. [...] Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam, caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais.”
Fonte: ARRUDA, José J; PILETTI, Nelson. Toda a História.
São Paulo: Ática, 2007. p. 11.
O texto acima caracteriza o início do período Neolítico, no qual ocorrem importantes inovações:
I → a domesticação de animais selvagens e o surgimento do pastoreio.
II → a manipulação de plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.
III → a substituição dos instrumentos de pedra por artefatos de bronze, cobre e ferro.
IV → a diferenciação social, o surgimento das classes sociais e da propriedade privada.
Está(ão) correta(s)
É correto o que se afirma apenas em
129. Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos. [...]
133. Se um homem for tomado como prisioneiro de guerra, e houver sustento em sua casa, mas mesmo assim sua esposa deixar a casa por outra, esta mulher deverá ser judicialmente condenada e atirada na água. [...]
135. Se um homem for feito prisioneiro de guerra e não houver quem sustente sua esposa, ela deverá ir para outra casa e criar seus filhos. Se mais tarde o marido retornar e voltar à casa, então a esposa deverá retornar ao marido, assim como as crianças devem seguir seu pai. [...]
138. Se um homem quiser se separar de sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir.
(www.direitoshumanos.usp.br)
Esses quatro preceitos, selecionados do Código de Hamurabi (cerca de 1780 a.C.), indicam uma sociedade caracterizada
A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes.
Na transição do período Paleolítico para o período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo