Questões de Vestibular Sobre queda do socialismo real em história

Foram encontradas 24 questões

Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Vestibular - Técnico PROEJA |
Q1643542 História
Imagem associada para resolução da questão Na IMAGEM 1, vemos uma das várias fotografias que registraram a queda do muro de Berlim, em 1989. Para os países do leste europeu, esse fato representou
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 09 |
Q1404689 História
É comum ouvir dizer que vivemos na pós-modernidade. No entanto, o seu significado, é para muitos cientistas sociais controvertido. O termo pós-modernidade se refere ao mundo
Alternativas
Q1401663 História

    Os últimos anos da União Soviética (URSS) foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Em termos internacionais, a URSS era como um país derrotado após uma grande guerra — só que sem guerra.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).

O processo mencionado no texto modificou a geopolítica mundial porque
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - História |
Q1401328 História
Nas últimas décadas do século 20, a expressão “neoliberalismo” passou a fazer parte não só do dia a dia de economistas, mas, também, do noticiário jornalístico, que difundiu o termo para toda a sociedade. Obviamente, para haver um “neoliberalismo”, é preciso que tenha havido, anteriormente, um “liberalismo”, doutrina econômica que tem suas bases em autores clássicos, como o filósofo escocês Adam Smith. “O liberalismo vem do individualismo. As três questões básicas do liberalismo são a garantia da propriedade privada, a garantia dos excedentes monetários e a liberdade de usar os excedentes monetários, para qual se usa a doutrina de Adam Smith”, diz o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Valter Duarte Ferreira Filho. (LIBERALISMO... 2016).
A expansão da política neoliberal ocorreu no âmbito da crise do socialismo real, que se desdobrou na dissolução da União Soviética.
Em relação a esse processo, pode-se inferir que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: MULTIVIX Órgão: MULTIVIX Prova: MULTIVIX - 2019 - MULTIVIX - Vestibular - Medicina |
Q1400618 História

Leia a imagem e o texto a seguir para responder à questão:


Imagem associada para resolução da questão


Desde sua construção, em agosto de 1961, o muro de Berlim sempre foi identificado com o governo do Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED, na sigla em alemão) e especificamente com Walter Ulbricht e Erich Honecker. O máximo símbolo da divisão da cidade de Berlim, da Alemanha, do continente europeu e, em certo sentido, do conflito da Guerra Fria era justificado pelos dirigentes comunistas germano-orientais sob o argumento de proteger a economia da República Democrática da Alemanha (RDA) do saqueio, do contrabando e da especulação – além de controlar a população e evitar a fuga em massa de trabalhadores qualificados para o setor oeste da cidade, território da República Federal da Alemanha (RFA).


Fonte: AVILA, Carlos Federico Domínguez. A queda do muro de Berlim: um estudo com fontes

brasileiras. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 18, n. 37, p. 93-110, out. 2010. 


O muro de Berlim foi derrubado em 1989. Sobre a conjuntura de construção e queda do muro é possível afirmar:


Alternativas
Q1399314 História
Os últimos anos da União Soviética (URSS) foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Em termos internacionais, a URSS era como um país derrotado após uma grande guerra — só que sem guerra. HOBSBAWM, E. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
O processo mencionado no texto modificou a geopolítica mundial porque
Alternativas
Q1394592 História

Imagem associada para resolução da questão

1 = República Checa / 2 = Eslováquia

Fonte: Worldatlas. Endereço eletrônico: https://www.worldatlas.com. Acesso: 21 jul. 2019. Adaptado.

A República da Tchecoslováquia esteve ao lado Leste da Cortina de Ferro, durante a Guerra Fria. Todavia, em 1989, no auge da crise da URSS, ocorreu, no país, uma revolução social pacífica que trouxe, lentamente, a democracia do voto para a realidade político-institucional dessas sociedades. Tal revolução pacífica é nomeada, na história contemporânea do final da Guerra Fria, de:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381477 História
A passagem seguinte foi extraída do texto “Os quedes vermelhos da Tchi”, que integra o livro Os da minha rua, de Ondjaki:

“Chegou a nossa vez. Um camarada também aí num microfone tipo escondido aquecia a multidão: ‘Pioneiros de Agostinho Neto, na construção do socialismo...’ e nós gritávamos, suados, contentes, meio a rir meio a berrar: ‘Tudo pelo Povo!’”

O trecho acima narra a participação do personagem principal, Ndalu, em um desfile de Primeiro de Maio, em Luanda, na década de 1980, durante a vigência do regime socialista em Angola. Esse regime, implantado logo após a independência pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), com o apoio de Cuba e da antiga União Soviética, enfrentou uma guerra civil promovida por dois outros grupos armados: a União Nacional pela Libertação Total de Angola (UNITA) e a Frente Nacional de Libertação Angolana (FNLA). Os três grupos atuaram nas lutas pela independência do país, em 1975. Pode-se afirmar que um dos motivos da guerra civil em Angola foi:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2018 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1369300 História
No dia 9 de novembro de 1989, veio abaixo o Muro de Berlim. A barreira física separava a Berlim Oriental e seu governo socialista da Berlim Ocidental, cujo sistema era capitalista» A queda do muro terminou com quase 30 anos de afastamento entre os dois núcleos populacionais da cidade alemã e simbolizou o colapso do bloco de países controlados pela União Soviética, além da própria União Soviética.

Nos anos de 1980, é correto afirmar que a U.R.S.S. sofreu:
Alternativas
Ano: 2006 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2006 - UCPEL - Vestibular |
Q1359137 História
A situação insustentável levou o dirigente alemãooriental Erich Honecker a renunciar e, seus sucessores a abrirem o muro de Berlim em novembro, para evitar um novo êxodo e dar credibilidade às reformas. Mas era tarde, porque o regime se desintegrava e o governo alemão ocidental já atuava dentro do país, em apoio aos grupos de oposição, especialmente prometendo a conversão de cada marco oriental por um ocidental. Assim, a população votou nos partidos anticomunistas e apoiou a unificação. (Paulo Fagundes Vizentini. Dez anos que abalaram o século XX. Porto Alegre: Novo Século, 1999, p. 46)
O texto acima aborda a queda do muro de Berlim, em 1989, e isto representa
Alternativas
Ano: 2011 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2011 - UEPB - Vestibular - HISTÓRIA - 2º DIA |
Q1356785 História
Mesmo não se podendo decretar a extinção do marxismo e do socialismo, podemos analisá-los pelo prisma da história e pelo papel que desempenharam nos séculos XIX e XX. Assinale a única alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - História |
Q1355281 História
Nas duas últimas décadas do século XX, houve grandes transformações em escala mundial. Sobre esse período, assinale o que for correto
O processo de desintegração dos regimes socialistas do Leste Europeu, cujo episódio mais emblemático foi a “queda do muro de Berlim”, ocorreu por intermédio de intensa violência política impulsionada pelo confronto entre levantes populares e reação das forças de segurança pública. A exceção foi a Romênia, onde o líder Nicolau Ceausescu negociou uma transição pacífica com a oposição.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - História |
Q1355279 História
Nas duas últimas décadas do século XX, houve grandes transformações em escala mundial. Sobre esse período, assinale o que for correto
Com a ascensão do líder Mikhail Gorbachov, a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) deflagrou uma política de reformas conhecida como Perestroika (reestruturação), à qual foi associada a política da Glasnost (transparência). Graças a essas reformas, a URSS conseguiu vencer sua crise estrutural e experimentou uma fase de crescimento que só cessou no governo de Vladimir Putin.
Alternativas
Q1349715 História
Sobre a história e a geografia política da Idade Contemporânea, assinale o que for correto
O fim dos regimes socialistas foi marcado pelo surgimento de um novo mapa político da Europa e pela ocorrência de violentos conflitos étnicos. A região dos Bálcãs, onde se localiza a República da Iugoslávia, foi a única que escapou à fragmentação política e à violência étnica.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2019 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1342414 História
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, celebraram o 30º aniversário do fim da Cortina de Ferro. Convidada por Orbán, Merkel viajou até a cidade fronteiriça de Sopron, na Hungria. Lá, em 19 de agosto de 1989, mais de 600 alemães da parte oriental aproveitaram a abertura de um posto de fronteira com a Áustria, por ocasião de um “piquenique pan-europeu”, para fugir para o lado ocidental. O evento foi uma fissura crucial na Cortina de Ferro. “Eu não poderia ser uma política e não poderia ser chanceler de uma Alemanha reunificada se esses eventos não tivessem acontecido”, declarou Merkel.

(“Na Hungria, Merkel e Orbán celebram fim da Cortina de Ferro e defendem Europa ‘unida’”. https://internacional.estadao.com.br, 19.08.2019. Adaptado.)

A comemoração citada no excerto faz referência
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336436 História
Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.
No século XXI, com a derrocada do bloco socialista e a extinção da União Soviética, a China rompe com o regime comunista e com a economia planificada, adere ao capitalismo de estado e se transforma na maior potência econômica do planeta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2019 - UNIVESP - Vestibular |
Q1280894 História
Com o término da Segunda Guerra Mundial, inicia-se uma Ordem Mundial bipolar, colocando em lados opostos a União Soviética e os Estados Unidos, ambos disputando a hegemonia global. Esse período também foi chamado de Guerra Fria, pois não houve uma guerra direta entre essas superpotências.
O término desse período histórico foi marcado
Alternativas
Q1262690 História
O fim do comunismo na Europa Oriental e na União Soviética, entre 1989 e 1991, foi um fato inesperado para a maioria da comunidade acadêmica e política, pois ele não apresentava sinais aparentes de deterioração. O historiador Mark Mazower declarou: “A liberdade foi a consequência; o desejo de liberdade não foi necessariamente a causa”. Segundo essa afirmação e os conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2010 - PUC - RS - Vestibular - Prova 02 |
Q1262249 História
Em dezembro de 1991, era criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI), o que determinava a extinção da União Soviética. No interior da crise econômica e institucional, que mostrava efeitos havia pelo menos uma década, um elemento decisivo para a criação da CEI foi
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - História |
Q588455 História
Considere os acontecimentos da História Mundial recente.

1 Queda do Muro de Berlim

2 Atentados do 11 de setembro

3 Dissolução da União Soviética

4 Término da Ditadura Civil Militar no Brasil

Assinale a alternativa em que esses acontecimentos encontram-se apresentados na ordem cronológica correta. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: E
5: C
6: A
7: C
8: E
9: C
10: B
11: B
12: E
13: E
14: E
15: E
16: E
17: E
18: E
19: C
20: A