Questões de Vestibular Sobre história
Foram encontradas 5.486 questões
A Revolução Industrial promoveu um aumento da demanda por matérias-primas e da exploração da mão de obra no mundo, bem como acelerou as mudanças tecnológicas, fatos que, associados ao racismo científico e ao imperialismo europeu, estão relacionados à ocupação colonial na África e na Ásia, nos séculos XIX e XX.
As explorações coloniais realizadas pelos países europeus na África e as novas formas de imperialismo econômico no contexto pós-colonial causaram impactos destruidores em diversos espaços naturais africanos.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item.
Investigações arqueológicas, antropológicas e históricas comprovam a presença dos povos originários há milhares de anos no território que hoje compõe o Brasil e revelam, ainda, uma marcante diversidade em suas formações societárias, culturais e linguísticas.
Na antiguidade clássica, as pólis (cidades), como Atenas, eram modelos de cidadania e inclusão, sendo considerados cidadãos homens e mulheres que fossem trabalhadores e vivessem dentro dos muros da cidade.
A civilização egípcia, que conheceu seu curso histórico no continente africano, produziu um sofisticado conjunto de conhecimentos filosóficos, matemáticos, médicos e tecnológicos, tendo influenciado, de diversas formas, várias sociedades antigas, como a grega, por exemplo.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 foi promulgada em um contexto histórico marcado por movimentos de redemocratização em diversos países sul-americanos e se caracterizou por um processo que visava à preservação da democracia e à promoção da justiça social.
As ditaduras implantadas na América do Sul, a partir dos anos 1960, chegaram ao fim na última década do século XX, tendo sido o Brasil o único país que julgou e condenou os militares golpistas e os envolvidos nos casos de desrespeito aos direitos humanos.
Os golpes que iniciaram as ditaduras militares brasileira (1964) e chilena (1973) ocorreram em uma conjuntura marcada pelo avanço político autoritário e conservador na América Latina e pelas disputas da Guerra Fria, tendo sido influenciados pelos Estados Unidos da América (EUA).
No início da Idade Moderna, movimentos como o Renascimento e a Reforma Protestante tiveram reduzido impacto social, em razão da inexistência da imprensa, fato que impediu que ideias, valores e objetos artísticos pudessem ser divulgados.
O desenvolvimento de instrumentos técnicos essenciais para a navegação marítima favoreceu o contato da Europa com outros continentes durante o período das Grandes Navegações, nos séculos XV e XVI.
No pós-Segunda Guerra Mundial, a disputa geopolítica entre Estados Unidos da América e União Soviética promoveu considerável avanço científico e tecnológico, tendo sido a corrida espacial um de seus símbolos.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.
O modelo econômico adotado no Brasil durante o regime militar (1964-1985) privilegiava a aplicação de recursos em projetos de proteção ambiental, por isso não houve, durante esse período, investimento em tecnologia para o desenvolvimento de grandes obras na área da construção civil.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.
A despeito dos questionamentos éticos suscitados pelo uso da IA em várias áreas do conhecimento, os limites de sua utilização na área da saúde não vêm sendo discutidos dada a imensa contribuição dessa tecnologia para a descoberta de cura de doenças antes incuráveis.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.
A despeito dos questionamentos éticos suscitados pelo uso da IA em várias áreas do conhecimento, os limites de sua utilização na área da saúde não vêm sendo discutidos dada a imensa contribuição dessa tecnologia para a descoberta de cura de doenças antes incuráveis.
(Adaptado de RUFER, M. Nación y condición pos-colonial. In: BIDASECA, K. (Org.) Genealogías críticas de la colonialidad en América Latina, África, Oriente. Buenos Aires: CLACSO, 2016.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre memória política na Argentina e considerando as informações do texto, é correto afirmar que
(Adaptado de MALACCO, F. Unidade nacional e unidade continental: uma discussão acerca dos projetos políticos de Amílcar Cabral e Kwame Nkrumah. Revista Ars Historica, 17, p. 78-100, jul/dez 2018.)
Com base no excerto, marque a alternativa correta sobre o ideário nacional proposto por Amílcar Cabral e pelo movimento por ele liderado.
Com base em seus conhecimentos sobre o ideário eugênico e seu contexto, e tendo em vista elementos do excerto, assinale a alternativa correta.
(Marquês de Lavradio (Governador do Rio de Janeiro, 1769-1779). Carta de Amizade Escrita a Manuel da Cunha de Menezes em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1769. In: Marquês de Lavradio. Cartas do Rio de Janeiro, 1769-1776. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, p. 10, 1978.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre o século XVIII e considerando as informações do excerto, assinale a alternativa correta.
(Traduzido e adaptado de GONZALEZ, A. F. G. Los matices de la resistencia: Trayectorias vitales de mujeres esclavizadas ante la justicia eclesiástica de Santiago. Chile, siglos XVII y XVIII. Autoctonía (Santiago), 8(1), p. 88-127, janeiro de 2024.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre América espanhola e considerando as informações, presentes no excerto, sobre o caso de Juana Antônia Gomiciaga, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista seus conhecimentos sobre Grécia Antiga e considerando o excerto anterior, assinale a alternativa correta.