Questões de Vestibular
Sobre questões no oriente médio do pós guerra em história
Foram encontradas 19 questões
As características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina são
A chamada Questão Palestina tem se constituído no mais persistente foco de tensão no Oriente Médio. Ela se refere à luta de dois povos, o judeu e o árabe-palestino, pela posse de uma área sobre a qual ambos julgam ter direitos históricos ou adquiridos. Por estar localizada numa espécie de encruzilhada entre as civilizações árabe-islâmica e ocidental, a região passou por vários domínios.
OLIC, N. B.; CANEPA, B. Oriente Médio e a Questão
Palestina.São Paulo: Moderna, 2003 (adaptado).
A motivação central do conflito entre esses dois povos, a partir do século XX, é a
Considere o texto sobre a dinâmica demográfica dos refugiados:
Na África e no Oriente Médio, Estados divididos
em grupos religiosos e étnicos rivais sediam
disputas com o objetivo frequente de subjugar,
expulsar ou exterminar os adversários, motivando
a migração forçada. O Oriente Médio, alvo de
disputas geopolíticas e invasões externas nas
últimas décadas, é origem de grande parte dos
atuais conflitos e, consequentemente, dos
refugiados. A ONU estimou existirem 16,7 milhões
de refugiados internacionais no final de 2013
(7,2% dos migrantes).
Disponível em: http://panoramainternacional.fee.tche.br/ article/migracao-internacional-contemporanea-principais-processos/. Acesso em: 31 out. 2021.
No Oriente Médio, a partir da década de 2010, registra-se o maior deslocamento de refugiados com origem na
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o país da região cuja religião predominante é o judaísmo.
I - A revolução iniciou como um amplo movimento de contestação à monarquia do xá Reza Pahlevi e acabou cooptada por setores islâmicos radicais, representados pelo aiatolá Khomeini, que se tornaria Líder Supremo do país. II - A República Islâmica, fundada após a vitória da revolução, logo entrou em uma longa guerra contra a União Soviética e foi finalmente derrotada em 1989. III- Um grupo de jovens radicais islâmicos, em novembro de 1979, iniciou uma longa tomada de reféns na embaixada norte-americana do país, em retaliação ao apoio dos Estados Unidos ao xá deposto que duraria até 1981.
Quais estão corretas?
Betty Milan: (no Islã) Em que condições o homem pode repudiar a mulher com que se casou? Juliette Minus: Em quaisquer condições. Por ser estéril, por não ter filhos homens, por não cozinhar bem, ter mau humor, enfim, por qualquer coisa. E o homem não tem que prestar contas a ninguém. Basta usar a fórmula do repúdio, com ou sem testemunha, e o que resta à mulher é ir embora. MILAN, Betty. As mulheres do véu. Folha de São Paulo, 06 jan. 2002, Caderno Mais, p. 14 – 15.
Normalmente, a muçulmana repudiada volta para a casa dos pais ou do irmão mais velho sem ficar necessariamente estigmatizada socialmente, recuperando inclusive seu dote e podendo se casar novamente depois de três meses. Porém, fica privada de levar seus filhos. Tal situação se justifica em termos religiosos e sociais pelo fato de que no Islã
(Márcio Scalercio. Oriente Médio: uma análise reveladora sobre dois povos condenados a conviver)
A Resolução 181 manifestou-se favorável a que Jerusalém:
FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.
Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à
(1) Segunda Guerra Árabe-Israelense
(2) Guerra dos Seis Dias
(3) Guerra do Yom Kippur
( ) Em 1956, o Egito estatizou a Companhia do Canal de Suez, acabando com o controle de ingleses e franceses. Como Egito e Israel não se entendiam sobre a questão da Faixa de Gaza, França, Inglaterra e Israel invadiram o Egito, gerando este conflito.
( ) Em 1973, Egito e Síria atacaram Israel no Dia do Perdão Judaico por saberem que seu exército participava das celebrações. Conseguiram avançar pelo território israelense até que foram forçados a recuarem para a linha de cessar fogo de 1967.
( ) Temendo a concentração de forças árabes em suas fronteiras, Israel atacou Egito, Jordânia e Síria em 1967. Após combates, houve cessar fogo e o acerto de que Israel controlaria a Faixa de Gaza, parte da península do Sinai, Cisjordânia, Jerusalém e as Colinas de Gola – os chamados territórios ocupados.
Assinale a alternativa correta
Sobre a Revolução Islâmica, é correto afirmar que
Observe a área destacada pelas hachuras no mapa ao lado. Ela representa uma região de grande importância geopolítica pela sua localização na confluência entre Europa, Ásia e África; por ser o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo e por ser detentora das maiores reservas de petróleo do mundo. Esta conflituosa região é denominada de
Esta conflituosa região é denominada de
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos respectivos Estados árabes que, além do Egito, foram derrotados por Israel na Guerra dos Seis Dias:
PEDRO, Antonio, História do mundo ocidental. São Paulo, FTD, 2005.
Quando falamos do Islamismo, nos referimos a várias ideias, tais como religião, guerra, ou questões econômicas. Porém, no aspecto histórico, a organização do islamismo por Maomé teve um outro papel, relacionado à:
Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946.
Legenda:
MOSLEM: muçulmano;
NEW CONSTITUTION: nova Constituição;
CIVIL WAR: guerra civil;
FAMINE: fome.
A leitura correta da imagem permite concluir que ela
constitui uma crítica
REVISTA CAROS AMIGOS, ano XIV, nº 167/2011, p. 39-40.
Sobre o Oriente Médio é correto afirmar-se que