Questões de Vestibular Sobre república de 1954 a 1964 em história

Foram encontradas 139 questões

Q2058780 História
Quando, em agosto de 1961, Ernesto ‘Che’ Guevara foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria que o Estado brasileiro oferece a alguma personalidade estrangeira, estava demonstrada a posição da política externa independente do Brasil em relação às potências da época. Esse episódio é considerado como um dos fatores que contribuíram para  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2022 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1994439 História
Imagem associada para resolução da questão


Quando Carlos Lacerda assumiu a função de primeiro governador do estado da Guanabara, em 1960, as favelas estavam em expansão na cidade. Durante seu governo, iniciou-se a política de remoção, ou seja, o processo de transferência de algumas favelas para lugares distantes, o que gerou muito descontentamento e protestos. Surgiram conjuntos habitacionais como Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Vila Kennedy, em Senador Camará, Vila Aliança, em Bangu, e Vila Esperança, em Vigário Geral, compostos por pequenas unidades padronizadas, servidas por transportes públicos insuficientes e distantes dos empregos da maioria. Hoje, quem passa pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, pelos prédios da chamada Selva de Pedra, no Leblon, ou pelo campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, nem imagina que esses espaços abrigaram as três maiores favelas da cidade nos anos 1960: Catacumba, Praia do Pinto e Esqueleto, respectivamente.
A favela do Esqueleto tinha esse nome pois, em seu terreno, havia o esqueleto da construção inacabada de um hospital. Grande parte de seus moradores foi assentada na Vila Kennedy.
Adaptado de multirio.rio.rj.gov.br.
Iniciada ainda no antigo estado da Guanabara, durante o governo de Carlos Lacerda, as remoções de favelas inseriam-se no projeto de intervenção estatal para expansão da cidade.
Um objetivo e um efeito das remoções então efetivadas foram, respectivamente:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961813 História
No contexto da Guerra Fria, o Governo de João Goulart (1961-1964) elaborou um conjunto de reformas a serem votadas no Congresso Nacional, visando promover o desenvolvimento econômico e social do País.

As medidas abaixo fazem parte das reformas políticas propostas pelo Governo Goulart em 1963, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2021 - CEDERJ - Vestibular - Língua Inglesa - 2022.1 |
Q1859687 História
A política de desenvolvimento de JK abriu a economia brasileira para uma maior integração ao cenário mundial. Três são referências corretas a essa política e estão associadas em: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858933 História

A noção de ditadura variou ao longo da História e dependeu das características políticas de cada sociedade.


A esse respeito, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q1802291 História
A partir do governo do Presidente Juscelino Kubistchek, os camponeses entraram de vez na vida política nacional. Questões como a desigualdade campo-cidade, a reforma agrária e os direitos trabalhistas para os trabalhadores do campo passaram a fazer parte dos discursos cotidianos. Nesse processo se desenvolveram e ganharam atenção as Ligas Camponesas. Sobre essas ligas, é correto dizer que
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2016 - UFRGS - 4º DIA - História e Matemática |
Q1796540 História
Em 1955, foram eleitos Juscelino Kubitschek (JK), para presidência da República, e João Goulart, para a vice-presidência.
Com relação ao contexto dessas eleições e ao governo JK, considere as seguintes afirmações.
I - Descontentes com o resultado das eleições, Carlos Lacerda e políticos ligados à União Democrática Nacional (UDN) tentaram impugnar as eleições, gerando uma crise política que ativou setores golpistas da sociedade civil e das forças armadas. II - O Plano de Metas previa investimentos do Estado em infraestrutura, visando à modernização social e ao desenvolvimento do setor industrial. III- O governo de JK caracterizou-se por instabilidade política, devido à inexistência de maioria parlamentar no Congresso, o que acabou atrasando a construção de Brasília.
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos I, IV, V e VI |
Q1793364 História
O governo do presidente João Goulart pretendeu realizar reformas de base a fim de corrigir as distorções resultantes do processo de desenvolvimento do país de tal forma que crescimento econômico não veio acompanhado de uma distribuição equilibrada dos rendimentos junto à população brasileira. A respeito dessas reformas de base, considere as assertivas abaixo.
I. No campo econômico sua proposta principal foi a reforma agrária, com emenda do artigo da Constituição, em que se previa a indenização aos proprietários de terras. II. Tais reformas previam, além da reforma agrária, reformas administrativa, bancária e fiscal, em que o governo buscava unir tanto às massas mobilizadas, quanto a opinião pública, em relação à necessidade de mudanças institucionais para alcançar o desenvolvimento nacional. III. A realização de reformas de base foi uma proposta do seu antecessor, o presidente Jânio Quadros, que durante sua campanha eleitoral e no seu curto governo, esboçou e deu início a algumas estratégias políticas com o intuito de corrigir as distorções econômicas.
Assinale
Alternativas
Ano: 2018 Banca: ESPM Órgão: ESPM Prova: ESPM - 2018 - ESPM - Vestibular 2019/1 - RS |
Q1788998 História
O sociólogo, jurista e escritor Hélio Jaguaribe morreu neste domingo, no Rio de Janeiro, aos 95 anos. Um dos expoentes do pensamento brasileiro, ao longo do século XX, foi um dos grandes intérpretes do nosso país. Estudou o Brasil para transformá-lo, o que era uma das propostas do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros).
(Folha de São Paulo, 11/09/2018)
O ISEB, mencionado no texto, deve ser relacionado com o contexto apresentado na seguinte alternativa::
Alternativas
Ano: 2020 Banca: CEPERJ Órgão: CEDERJ Prova: CEPERJ - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Inglês |
Q1712804 História
A reportagem retrata a época do Presidente da República brasileira Jânio da Silva Quadros, que colocou em prática um estilo de governo que agradou, pelo menos no início de sua gestão, setores da classe média.
HÁ 50 ANOS - O GLOBO
O GLOBO NOTICIAVA EM 10 DE FEVEREIRO DE 1961
O delegado Lafaiete Stockler, da Delegacia de Costumes e diversões, disse a O Globo que o policiamento durante o carnaval será intensificado e que não será permitido, de forma alguma, o uso de fantasias consideradas amorais, indecorosas, tais como biquínis e estilizações deturpadoras. O uso de lança-perfume e bebidas alcoólicas não será permitido em bailes infantis. “Nos bailes para adultos, o lança-perfume foi permitido. No entanto, aqueles que o utilizarem para fins indevidos serão rigorosamente punidos”, esclareceu. Fonte: O Globo, em 10/02/2011
Tal estilo foi definido por alguns historiadores como:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 07 |
Q1404898 História

Segundo Angela de Castro Gomes, “JK foi quem melhor soube mobilizar a esperança como recurso do poder, combinando o desenvolvimento econômico para a democracia política na história do Brasil e na memória popular”.

(SCHMIDT, M. F. Nova História Crítica. S. P: Editora Nova Geração, 2007, p. 641.)


Juscelino Kubitschek, em sua campanha à presidência da República, usou um discurso baseado no lema “50 anos em 5”, ou seja, cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Para tanto, JK estabeleceu um Plano de Metas, baseado nos estudos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL –, direcionado para os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Priorizando os investimentos para modernizar o país, o governo de JK assumiu uma parceria do capital nacional com o capital estrangeiro, mudando, dessa forma, os rumos dos investimentos estatais, antes concentrados no setor de bens de capital, para o de bens de consumo duráveis, em particular a indústria automobilística e a eletrodoméstica. O governo de Juscelino foi apelidado de

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 05 |
Q1404793 História

Modernização e nacional-desenvolvimentismo


De modo geral, pode-se dizer que até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as receitas para a modernização do Brasil prescreviam a organização do Estado: era o Estado que estaria encarregado de formar a nação e seu povo, e para isso era fundamental uma cultura nacional. Após o início da Guerra Fria, a necessidade de vencer obstáculos e transformar o país permaneceu constante, mas a modernização passou a ter como alvo principal o estabelecimento de políticas que visassem a desenvolver o país, ou seja, a acelerar seu crescimento econômico em direção à industrialização e à urbanização.

(OLIVEIRA, L. L. Cultura e Identidade Nacional no Brasil do Século XX. In: GOMES, A. C.; PANDOLFI, D. C.; ALBERTI, V. (Org.). A República no Brasil. RJ: FGV, 2010. p. 359.)


Durante o século XX, a modernização do país foi um objetivo perseguido em várias estratégias de governo. Com o projeto nacional-desenvolvimentista, o presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) buscou

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1404218 História
[...] Ninguém perturbará a ordem deste país comigo vivo. Ninguém! E eu não aconselharia, quem quer que seja, a tentá-lo [...] (Pronunciamento de Jânio Quadros). BENEVIDES, Maria Vitória de Mesquita. O governo de Jânio Quadros. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 73. Sobre o governo de Jânio Quadros, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for correto.
I. Jânio Quadros, em seu discurso de posse, fez sérias acusações ao governo de Juscelino Kubitschek. Salientou a inflação, o endividamento externo e ainda a corrupção, que se propagava em todos os setores da vida pública. II. Autoritário e conservador, Jânio Quadros governou de forma que todas as deliberações careciam de sua aprovação. Ele tomava decisões e as comunicava aos ministros por meio de bilhetes. III. Como forma de sanear a economia, Jânio Quadros adotou medidas bastante impopulares: congelou os salários, demitiu cerca de 10 mil funcionários públicos, limitou o crédito e ainda desvalorizou o cruzeiro em 100%.
Está correto o contido em:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Geografia e História 2° Dia |
Q1403746 História
Eleito presidente da República em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros assumiu o cargo em 31 de janeiro de 1961. Contudo, seu governo foi inconcluso, não completou sequer 7 meses, uma vez que renunciou ao seu mandato em 25 de agosto de 1961. Alguns dos aspectos que marcaram o seu governo e são considerados responsáveis por sua curta duração foram:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2016 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Segundo Semestre |
Q1402375 História
O programa de Reformas de Base do governo João Goulart (1961-1964) pretendia:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2016 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1401048 História
O governo JK representa no imaginário político brasileiro uma Idade de Ouro. Os elementos positivos, que ficaram gravados na memória coletiva nacional, fazem com que muitos políticos evoquem JK como referência. (Adaptado) (Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/apresentacao. Acesso em 16 fevereiro de 2016.)
A construção desse imaginário está relacionada:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - História |
Q1400188 História
O ideal desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek foi definido em um programa de trinta objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia. Tal plano era denominado:
Alternativas
Q1399686 História
A Ação Integralista Brasileira, fundada em 1932, agrupava movimentos e partidos de orientação fascista, nos moldes europeus. Entre eles figuravam a Legião Cearense do Trabalho, a Ação Social Brasileira, o Partido Nacional Sindicalista e a Ação Imperial Patrianovista.
É CORRETO afirmar que são características do integralismo:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2015 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1398779 História
O Plano de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek (1955-1960) canalizou a maior parte dos investimentos públicos e privados para:
Alternativas
Q1397357 História
“Varre, varre, varre, varre vassourinha! Varre, varre a bandalheira! Que o povo já tá cansado De sofrer dessa maneira Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado! Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado! Alerta, meu irmão! Vassoura, conterrâneo! Vamos vencer com Jânio!”
(Varre, varre vassourinha, varre a corrupção. Jingle da campanha presidencial de Jânio Quadros. Maugeri Neto e Fernando de Almeida. 1960.)
Tendo o combate à corrupção como um dos temas centrais de sua campanha, Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de 1960 com expressiva votação. Sete meses após assumir, renunciou ao cargo.
Sobre seu curto governo é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: A
6: D
7: C
8: D
9: A
10: A
11: C
12: C
13: D
14: B
15: D
16: D
17: D
18: D
19: D
20: D