Questões de Vestibular
Sobre república oligárquica - 1889 a 1930 em história
Foram encontradas 369 questões
Com base em seus conhecimentos sobre o ideário eugênico e seu contexto, e tendo em vista elementos do excerto, assinale a alternativa correta.
I. A criação de inúmeras políticas sociais possibilitou a incorporação efetiva dos recém-libertos da escravidão à vida republicana com igualdade de oportunidades. II. A repressão da polícia aos setores mais pobres da população, identificados como as “classes perigosas”, tais como capoeiras e boêmios, foi constante. III. A realização do projeto de reforma urbana de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que incorporou os diversos setores sociais em seu projeto urbanístico de capital, dotou a capital da República de amplas avenidas, redes de esgoto, iluminação de rua elétrica e distribuição de renda. IV. As várias medidas autoritárias promovidas pelos agentes sanitários nos cortiços e casas de cômodo com desalojamentos, vistorias e mandatos de desapropriação desconsideraram que tais espaços eram os lares de centenas de homens, mulheres e crianças.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
centrosabia.org.br
Considerando a organização social de Canudos, pode-se afirmar que essa era uma sociedade
Jornal O Malho, 29/10/1904
A Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro em 1904. Seu estopim foi a campanha de vacinação em massa da população, efetivada pelo governo federal, após a lei que estipulou a vacina obrigatória contra a varíola. Essa insurreição urbana tem causas mais profundas, entre as quais podem ser destacadas
"CAPÍTULO I - DA INTRODUÇÃO DE IMIGRANTES
Art. 1º É inteiramente livre a entrada, nos portos da República, dos indivíduos válidos e aptos para o trabalho, que não se acharem sujeitos à ação criminal do seu país, excetuados os da Ásia ou da África que somente mediante autorização do Congresso Nacional poderão ser admitidos de acordo com as condições que forem então estipuladas.”
(Coleção de Leis do Brasil, 1890, p. 1424, Vol. 1, fasc. VI. Redação atualizada.)
Sobre a política imigratória brasileira da Primeira República (1889-1930), é correto afirmar que ela pretendia
Tendo os fragmentos de texto precedentes como referência inicial e considerando aspectos marcantes da República brasileira, julgue o item que se segue.
Pela generalização presente no segundo fragmento de texto,
percebe-se que é exagerada a menção aos “constantes golpes,
estados de sítio” que teriam marcado a história do Brasil,
dada a inexistência, na Primeira República (1889-1930), de
tentativas golpistas, não tendo sido sequer utilizada a
excepcionalidade do estado de sítio.
I. A consolidação da República, dentre outros fatores, se deu a partir do Pacto Oligárquico e da política “café com leite”, alternância de Minas Gerais e São Paulo na presidência do país.
II. A economia se diversificou e a industrialização por substituição de importações passou a ser a principal fonte de obtenção de divisas no comércio externo.
III. Houve uma ampliação do direito de voto pela inclusão dos analfabetos e a criação de uma Justiça Eleitoral independente para evitar fraudes nas eleições provinciais.
IV. Embora a maioria da população continuasse a viver no campo, a urbanização e a industrialização das capitais permitiram a emergência de um novo ator social: a classe operária.
Estão corretas apenas as afirmativas
Na década de 1920, a sociedade brasileira viveu um período de grande efervescência e profundas transformações. Mergulhado numa crise cujos sintomas se manifestaram nos mais variados planos, o país experimentou uma fase de transição cujas rupturas mais drásticas se concretizaram a partir do movimento de 1930.
FERREIRA, Marieta de Moraes e PINTO, Surama Conde Sá.
“A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930”.
In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília. O Brasil republicano.
Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Duas das transformações socioeconômicas que contribuíram para a ruptura mais drástica indicada foram:
Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos "conselhos", geralmente baseados na Bíblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...)
Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia.
De vários pontos do sertão apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé. Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...)
José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. São Paulo, 21/09/1997.
O texto sugere que Antonio Conselheiro
Sobre o período da República brasileira, que se inicia em 1889 e segue até o presente, é correto afirmar que:
FGV, Atlas Histórico do Brasil - Revolta da vacina. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/revolta-da-vacina
Sobre a Revolta da Vacina, é correto afirmar que
(MOTTA, Marly. O Bota-Abaixo. In: Atlas histórico do Brasil. Rio de Janeiro: FGV/ CPDOC, 2016.) Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/o-bota-abaixo (último acesso em 29/05/2021)
A Reforma Urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos (1902-1906), no Rio de Janeiro, acarretou consequências sérias para a então capital da República.
Com relação ao processo descrito no texto, a principal consequência foi
[...] 7) reforma do sistema eleitoral, tendo em vista, precipuamente, a garantia do voto
8) reorganização do aparelho judiciário, no sentido de tornar uma realidade a independência moral e material da magistratura, que terá competência para conhecer do processo eleitoral em todas as suas fases
9) feita a reforma eleitoral, consultar a nação sobre a escolha de seus representantes, com poderes amplos de constituintes, a fim de procederem à revisão do Estatuto Federal, melhor amparando as liberdades, públicas e individuais [...]”
VARGAS, Getúlio. Discurso de Tomada de Posse do Presidente Getúlio Var- gas (3 de novembro de 1930). Retirado de: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presiden- cia/ex-presidentes/getulio-vargas/discursos/discursos- de-posse/discurso-de-posse-1930/view (Acesso em: 29/05/2021)
O discurso acima foi proferido no momento da posse de Getúlio Vargas, no governo provisório, em novembro de 1930. Nesse discurso, o chefe de estado brasileiro revela que as motivações para a realização da Revolução de 1930 consistiam em combater
“A lei Adolfo Gordo era uma constante ameaça a todos, meio de intimidação e vingança, um cutelo suspenso na cabeça do irreverente ou inconformado. O fazendeiro ameaçava o colono. O industrial ameaçava o operário. Ou se submetiam a qualquer iniquidade, a aceitar condições vexatórias e prejudiciais, ou eram denunciados como elementos perigosos à tranquilidade pública. Para tal, não eram precisas provas: a informação policial era suficiente!”
(DIAS, Everardo. História das Lutas Sociais no Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1977; p.56)
Sobre a lei citada no trecho acima e seu contexto histórico, é correto afirmar que
Sobre as práticas políticas no cairiri, nos primeiros anos da República (1889¬1930), assinale a única alternativa CORRETA:
(Boris Fausto. História do Brasil, 1994. Adaptado.)
O excerto refere-se a um princípio constitucional da República oligárquica no Brasil, a saber:
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2006. p. 309.)
Mapa da Coluna Prestes (Extraído: http://www.megatim es.com .br/2012/11/colunaprestes-1925-1927.html)
Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930), ocorreram várias revoltas, de grupos descontentes com a situação política, econômica e social da época. Dentre essas revoltas, destaca-se a Coluna Prestes, que foi liderada pelo capitão do exército Luís Carlos Prestes. Essa revolta fez parte do movimento que ficou conhecido como: