Questões de Vestibular Sobre gênero dramático em literatura

Foram encontradas 22 questões

Ano: 2011 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2011 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381613 Literatura
Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, os quatro fidalgos cavaleiros da ordem de Cristo são aceitos na “barca da Glória”. Diz-lhes o Anjo: “Ó cavaleiros de Deus,/ a vós estou esperando;/ que morrestes pelejando/ por Cristo, Senhor dos Céus!/ Sois livres de todo o mal,/ santos por certo sem falha:/ que quem morre em tal batalha/ merece paz eternal”. Incentivando o engajamento de nobres e camponeses nas Cruzadas, a Igreja, ao garantir a salvação da alma, visava ampliar seu prestígio e expandir seus domínios. Sobre as Cruzadas, é correto afirmar que:
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Ano: 2011 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2011 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381612 Literatura
Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, o Anjo se recusa a embarcar o sapateiro. “Essa barca que lá está/ leva quem rouba de praça (...) Tu roubaste bem trint’anos/ o povo com teu mester”. No período da baixa Idade Média, os artesãos organizavam-se em corporações de ofício que tinham como função, entre outras, definir padrões de preço e qualidade. Sobre essas corporações, é correto afirmar que:
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Ano: 2011 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2011 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381611 Literatura
Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:
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Ano: 2011 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2011 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381610 Literatura
Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:
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Ano: 2010 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381486 Literatura
As passagens abaixo foram extraídas de Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1465?-1536), e das 95 Teses, de Martinho Lutero (1483-1546), obras tornadas públicas no ano de 1517, respectivamente, em Portugal e no Sacro Império Germânico.

Texto I
“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei e faremos um serão. Essa dama, é ela vossa? FRADE – Por minha a tenho eu, E sempre a tive de meu. DIABO – Fizestes bem, que é formosa! E não vos punham lá grosa [reprovação] No vosso convento santo? FRADE – E eles fazem outro tanto! DIABO – Que coisa tão preciosa... Entrai, padre reverendo! FRADE – Para onde levais gente? DIABO – Para aquele fogo ardente Que não temestes vivendo. (...) FRADE – (...) Como? Por ser namorado E folgar com uma mulher Se há-de um frade perder, Com tanto salmo rezado?”

Texto II
“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...) 45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de Deus. (...) 48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo (assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”

Sobre esses autores, é correto afirmar:
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Ano: 2010 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381482 Literatura
Empregada desde a Antiguidade, a alegoria foi com frequência cultivada na Idade Média cavaleiro-cristã, a exemplo do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Tomando por base essa peça, é correto afirmar que o emprego do discurso alegórico constitui:
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Ano: 2010 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1381462 Literatura
Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:
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Ano: 2019 Banca: Inatel Órgão: Inatel Prova: Inatel - 2019 - Inatel - Vestibular - Junho |
Q1369361 Literatura
Vista de cima, a imensa estrada parece uma cicatriz na floresta.  

Apesar de seu teatro ter sido desenvolvido no ambiente da corte, era antes de tudo rudimentar, popular e primitivo. Era usado, basicamente, como entretenimento. O autor em questão é:
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Ano: 2019 Banca: Instituto Consulplan Órgão: FMO Prova: Instituto Consulplan - 2019 - FMO - Vestibular - 2º DIA DE PROVA - TIPO 04 - AZUL |
Q1368556 Literatura
Madame Clessi – Quer falar comigo? Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria... Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.] Alaíde – A senhora não morreu? Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro? Alaíde – Li o seu diário. Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde? Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade! Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.] Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa. Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É. Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha! Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas. Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui? Madame Clessi – É a mim que você pergunta?
(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)

Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se
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Q1355509 Literatura
Em relação à peça As velhas, de Lourdes Ramalho, marque a única questão que não se coaduna com o texto dramatúrgico:
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Ano: 2019 Banca: UFVJM-MG Órgão: UFVJM-MG Prova: UFVJM-MG - 2019 - UFVJM-MG - Vestibular - Seleção Seriada - Sasi - Segunda Etapa |
Q1345349 Literatura
Uma das características mais marcantes do teatro de Nelson Rodrigues está na revelação de desejos reprimidos nos seus personagens. Tal característica pode ser analisada como uma patologia social, fator central para a explicação dos casos de violência desencadeados. Nesse sentido, muitos personagens de O beijo no asfalto (1960) carregam desejos que procuram reprimir ou esconder.
Associe os personagens a seus desejos reprimidos.
1 – Aprígio 2 – Dália 3 – Cunha
( ) Possui ciúmes do casamento da irmã ( ) Ama Arandir ( ) Possui prazer em agir com violência
ASSINALE a alternativa que contém a associação correta.
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Ano: 2016 Banca: IF-TO Órgão: IFF Prova: IF-TO - 2016 - IF-TO - Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio |
Q1338013 Literatura
A literatura é uma linguagem carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e reflexão no leitor, expressada através de gêneros literários. Leia as seguintes afirmações:
I – O gênero lírico, através de poesias, expressa o mundo interior, explorando certa musicalidade nas palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas, apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do homem em seu mundo. Os textos deste gênero foram feitos para serem encenados.
Analise tais afirmações, e assinale a alternativa correta:
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Q1275767 Literatura
Vejam-se as seguintes expressões e/ou ditos extraídos d’As velhas, de Lourdes Ramalho: igual cantiga de perua – de pior a pior; quem se abaixa demais... aparece; o futuro a Deus pertence; pernas pra que te quero; duro com duro não dá bom muro; todo penso é torto; o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada; falou do mau – prepare o pau; cobrir o sol com a peneira.
Sobre a ocorrência desses ditos ou expressões, podemos afirmar:
I - Os ditos e expressões acima demonstram uma pobreza vocabular por parte da dramaturga porque, longe de sair do esquema de apropriação vocabular regional ou local e de se valer de uma dinâmica de maior projeção linguístico-cultural, repete, através dos ditos e expressões, ideias já cimentadas no cancioneiro popular. II - A apropriação, pela dramaturga, de ditos e expressões do cotidiano popular dá um maior movimento e leveza às falas das personagens, de modo a criar, no leitor (ou no expectador), uma identificação não só com a variante linguística do homem comum, mas, e sobretudo, com a dinâmica do falar popular, através das imagens recorrentes e atualizadas nas expressões citadas. III - A recorrência, na peça, de expressões/ditos populares ratifica o papel regional ou local da representação literária, embora os conflitos internos das personagens e a dinâmica sociocultural em que elas estão inseridas apontem para questões humanas universais.
Está(ão) correta(s):
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Ano: 2010 Banca: UESPI Órgão: UESPI Prova: UESPI - 2010 - UESPI - Vestibular - Prova 1 |
Q1271946 Literatura
Ainda sobre José Expedito de Carvalho Rêgo, sabemos que, além de escrever Vaqueiros e viscondes, foi autor de muitas outras obras, tanto no gênero romance quanto no gênero teatral. Dentre as obras abaixo, qual podemos apontar como de sua autoria?
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Ano: 2011 Banca: UESPI Órgão: UESPI Prova: UESPI - 2011 - UESPI - Vestibular - Prova 01 |
Q1271825 Literatura
A peça Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, se destaca pelo grande número de personagens. São personagens que compõem a peça:
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Ano: 2011 Banca: UESPI Órgão: UESPI Prova: UESPI - 2011 - UESPI - Vestibular - Prova 01 |
Q1271824 Literatura
Ainda sobre Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, quais os títulos das demais peças que formam a tetralogia “Raimunda!”? 1) “Raimunda Jovita na roleta da vida ou quis o destino: de Pucella e Ninon”. 2) “Raimunda Pinto na terra dos Yuppies, ou como era bom os esteites”. 3) “O trágico destino de duas Raimundas ou os dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados”. 4) “Ramanda e Rudá” 5) “Raimunda: da miséria para o mundo e uma taça de champanhe”. Estão corretas apenas:
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Ano: 2011 Banca: UESPI Órgão: UESPI Prova: UESPI - 2011 - UESPI - Vestibular - Prova 01 |
Q1271823 Literatura
Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, é a terceira peça de uma tetralogia que começou a ser escrita em 1972. Sobre esta peça, é correto afirmar:
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Q1268537 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


Na obra dramática, o mundo se apresenta autônomo, com interferência de vários sujeitos.

Alternativas
Q1268534 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


A teoria dos gêneros é um sistema de normas a que os autores têm que se submeter, a fim de produzirem obras literárias puramente líricas, épicas, ou dramáticas.

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Ano: 2010 Banca: UNEMAT Órgão: UNEMAT Prova: UNEMAT - 2010 - UNEMAT - Vestibular - Prova 2 |
Q1262589 Literatura
A ideia da morte parece ter sido o tema principal da cultura medieval. Acreditava-se que uma vida submetida ao julgamento imediatamente deixava o corpo. Sabe-se que cada uma das personagens do Auto da Barca do Inferno (1517), de Gil Vicente, possui um objeto terreno que não consegue se desvincular.
No caso do judeu, do onzeiro e do frade, esses objetos são respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: E
6: B
7: B
8: C
9: C
10: B
11: C
12: B
13: D
14: C
15: D
16: B
17: C
18: E
19: E
20: A