Questões de Vestibular Sobre versificação - ritmo e estrofes em literatura

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961848 Literatura
Analise as afirmativas a respeito das relações coesivas entre as frases nos textos 3, 5 e 7.

I. O emprego repetido de “tem que”, nas linhas 19 a 21 do texto 3, indica que o grande escritor, segundo a autora, é necessariamente um ser múltiplo. II. No verso 04 do texto 5, a repetição do “e” é um recurso estilístico que, neste caso, justifica o emprego dos substantivos “esforço” (verso 06) e “suplício” (verso 09). III. No texto 7, há uma relação de causalidade entre os períodos “De tudo não falo. Não tenciono relatar ao senhor minha vida em dobrados passos” (linhas 01 e 02).

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Ano: 2018 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2018 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1961841 Literatura

TEXTO 5 


A um Poeta



O soneto permite a reflexão sobre o próprio fazer poético. Para isso, na primeira estrofe, o autor trata das _________ da/para a criação; na segunda e na terceira, ressalta a importância do _________ do trabalho do poeta; na última, declara o verdadeiro _________ do poeta.
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2008 - UFMT - Vestibular - Primeira Fase |
Q1353492 Literatura

Leia a estrofe e responda à questão


Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

Em relação aos aspectos formais do segundo verso do quarteto, Casualmente, uma vez, de um perfumado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2019 - UEG - Vestibular - Língua Inglesa |
Q1300809 Literatura

Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.     

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroxima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A antirrosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.

MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroxima. In: Antologia poética. São Paulo:Companhia das Letras, 1992. p.196


DALI, Salvador. A face da guerra, Óleo sobre tela, 1940. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/obras-de-salvador-dali/. Acesso em: 09 out. 2019

A imagem se deixa ler por meio de formas vigorosas, cujo efeito é aterrador, ao passo que o poema, em alguns versos, se dirige de forma apelativa ao leitor, como se verifica no
Alternativas
Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2015 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q587679 Literatura
Leia um trecho do “Manifesto do Surrealismo", publicado por André Breton em 1924.

      Surrealismo: Automatismo psíquico por meio do qual alguém se propõe a exprimir o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de controle exercido pela razão, fora de qualquer preocupação estética ou moral.

      O Surrealismo assenta-se na crença da realidade superior de certas formas de associação, negligenciadas até aqui, na onipotência do sonho, no jogo desinteressado do pensamento.

(Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro, 1992. Adaptado.)

Tendo em vista as considerações de André Breton, assinale a alternativa cujos versos revelam influência do Surrealismo.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2015 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q587675 Literatura

A questão abordam um poema do português Eugênio de Castro (1869-1944).



Verifica-se certa liberdade métrica na construção do poema. Na primeira estrofe, tal liberdade comprova-se pela
Alternativas
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2013 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q357443 Literatura
Embora pareça constituído de versos livres modernistas, o poema em questão ainda segue a versificação medida, combinando versos de diferentes extensões, com predomínio dos de doze e dez sílabas métricas. Assinale a alternativa que indica, na primeira estrofe, pela ordem em que surgem, os versos de dez sílabas métricas, denominados decassílabos.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2011 - UECE - Vestibular - Prova 1 |
Q238230 Literatura
Os dois poetas empregam, no verso três de seus poemas, uma forma do verbo ir (vai, linhas 3 e 33). Considere o que se diz sobre essa forma:

I. No poema de Drummond, vai é uma forma do imperativo, tom que combina muito bem com a atmosfera criada em torno do anjo.

II. No poema de Adélia Prado, vai é a forma da terceira pessoa do presente do indicativo e aparece como verbo auxiliar de carregar.

III. O valor semântico do verbo anunciar (anunciou, linha 32), no poema de Adélia Prado, e o emprego do vocativo (linha 3), no poema de Drummond, são importantes para determinar o tempo verbal a que a forma vai pertence.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q215421 Literatura
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

 Crescia naturalmente
Fazendo estripulia,
Malino e muito arguto,
Gostava de zombaria.
A cabeça duma escrava
Quase arrebentei um dia.
E tudo isso porque
Um doce me havia negado,
De cinza no tacho cheio
Inda joguei um punhado,
Daí porque a alcunha
De “Menino Endiabrado”.
Prudêncio era um menino
Da casa, que agora falo.
Botava suas mãos no chão
Pra poder depois montá-lo:
Com um chicote na mão
Fazia dele um cavalo.
(Varneci Nascimento. Memórias póstumas de Brás Cubas em cordel.)

Considere as seguintes afirmações:

I. Os versos do poema possuem sete sílabas poéticas.

II. O poema é composto por três sextilhas.

III. As três estrofes obedecem ao esquema de rimas ABCBDB.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: A
6: E
7: A
8: D
9: D