Questões de Vestibular Sobre estoque em logística

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Logística |
Q2173702 Logística
O Just in Time (JIT) é uma abordagem que visa aprimorar a produtividade global e eliminar desperdícios. Possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento na quantidade, no momento e nos locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. O JIT é dependente do balanço entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSON, R. Administração da Produção. 8. ed. São Paulo; Atlas, 2018 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O JIT requer peças com qualidade porque defeitos reduzem o fluxo de materiais, geram estoques e reduzem a taxa de produção.
II. O fluxo rápido de materiais é importante no JIT para atender à produção de forma empurrada.
III. A flexibilidade no processo produtivo JIT, é necessária, para que se consiga produzir em lotes pequenos, atingindo-se fluxo rápido e lead times curtos.


É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Logística |
Q2173701 Logística
O controle de estoque é exercido pelo controle de itens individuais, chamados de “unidades para armazenamento em estoques” (SKUs, do inglês stock keeping units). A maioria das empresas mantém grande número de SKUs. Para melhores controles e menores custos, é útil classificar ositens de acordo com a sua importância. É conveniente que itensmaisimportantes,segundo algumcritério, tenham prioridade sobre os menos importantes. O critério mais utilizado pelas empresas para essa classificação baseia-se na demanda anual em valores monetários.
ARNOLD, J. R. T. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1999.

A ferramenta de qualidade utilizada para a classificação dos SKUs mencionada no texto é o
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Logística |
Q2173698 Logística
A demanda dos consumidores atrelada ao dinamismo da logística de entrega torna essa área bastante complexa e estratégica para as empresas ganharem novos consumidores. Os custos de estoque e armazenagem demandam reposições e dinamismo nas operações. A gestão desses elementos exige um sistema de informação que possa controlar e monitorar, em tempo real, as variáveis cruciais para a tomada de decisão dos gestores quanto aos quantitativos que devem ser adquiridos.
DIAS, M.A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).
Adequar os valores que possam minimizar os riscos de falta de estoque ajuda a lidar com as variações do consumo e dos prazos de entrega dosfornecedores. O gráfico a seguir apresenta um conjunto de variáveis utilizadas no dia a dia dos gestores.
Imagem associada para resolução da questão




• Ponto de pedido (PP = Cm * TR + Es ), em que: ◦ Emin. – estoque mínimo; ◦ Emáx. – estoque máximo; ◦ Cm – consumo médio; ◦ TR – tempo de reposição; ◦ PP – ponto de pedido; ◦ Es – estoque de segurança; ◦ LC – lote de compra.
Considere o consumo médio de 50 unidades por mês, o tempo de reposição de 15 dias e um estoque de segurança suficiente para um mês de consumo.
Pode-se afirmar que o seu ponto de pedido é de
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Logística |
Q2173697 Logística
A Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ou serviços da empresa. Dessa forma, pode-se incluir a maioria das atividades realizadas pelos departamentos de compras, recebimento, planejamento e controle da produção, tráfego e estoques. Já a distribuição física refere-se à coordenação entre demanda e suprimento, por meio da movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra (em uma empresa verticalizada) ou da empresa para seu cliente.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando o contexto mencionado, avalie as afirmações a seguir.
I. A expedição de produtos é uma das principais atividades da Administração de Materiais.
II. A programação de compras e estoques é uma atividade da Distribuição Física/ Transporte.
III. O recebimento e a armazenagem de materiais são atividades da Administração de Materiais.


É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Logística |
Q2173693 Logística
A embalagem para proteção é uma importante dimensão do produto para o especialista em logística. Sob muitos aspectos, é a embalagem que deve ser manuseada, e o produto em si é preocupação secundária. É a embalagem que tem forma, volume e peso. O produto em seu interior pode não ter as mesmas características. A questão é que, se um televisor for removido de sua caixa e substituído com equipamento para teste de choques, como é feito em testes de dano durante manuseio, a logística não vai tratar a caixa de maneira diferente, presumindo que a alteração não é conhecida. O pacote fornece um conjunto revisado das características do produto.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

Diante do exposto e considerando a importância da embalagem para a logística, avalie as afirmações a seguir.
I. A embalagem pode adicionar, aos produtos, custos que podem ser equilibrados com a diminuição dos custos dos estoques e da perda de materiais.
II. A embalagem tem várias funções, como a de promover o uso de um produto, protegê-lo e aumentar a eficiência em sua distribuição.
III. A embalagem promove a melhor utilização do equipamento de transporte, assim como altera a densidade do produto.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: B
5: E