Questões de Vestibular
Sobre geometria básica em raciocínio lógico
Foram encontradas 4 questões
P: — Estudei geometria. A interseção entre dois planos pode ser uma reta.
J: — Eu também estudei geometria. O quadrado da hipotenusa é o quadrado da soma dos catetos. A diagonal do cubo é a sua aresta vezes a raiz cúbica de dois; o volume da esfera é pi vezes quatro terços do cubo do seu raio.
P: — Eu li recentemente que as funções trigonométricas são periódicas. Os períodos das funções seno, cosseno e tangente são iguais a dois pi.
J: — Eu estudei números primos, espero que caia. P: — Você sabia que existem infinitos números primos?
J: — Claro! Se você soma dois números primos, o resultado é sempre outro número primo. Por exemplo, dois mais três é igual a cinco. Todos são primos!
P: — Interessante. Mas o produto de dois números primos nunca resulta em outro número primo! Essa tal de matemática é um quebra-cabeças...
Tendo como referência o diálogo acima, faça o que se pede no item, que é do tipo D.
O diálogo acima contém erros conceituais de matemática. No quadro abaixo, indique, com precisão, dois desses erros e apresente a justificativa de cada um deles.
O espaço reservado acima é de uso opcional, para rascunho. Caso
o utilize, não se esqueça de transcrever o seu esboço para o
Caderno de Resposta.
A figura 1 é um grafo cujos vértices A e C possuem ordem 3 (o vértice A é o apoio de um arco cujas extremidades coincidem) e os demais vértices possuem ordem 2.
Além disso, dizemos que um grafo admite um “passeio de Euler" se existir um caminho do qual façam parte todas as arestas ou arcos desse grafo, sendo possível desenhá-lo sem tirar o lápis do papel e passando-o uma única vez em cada aresta ou arco. Na figura 1 é possível fazer um “passeio de Euler" partindo-se apenas dos vértices “A" ou “C". Por exemplo, um possível “passeio" pode ser representado pela sequência de vértices dada por: AABCDEFC.
Consideres os grafos:
Os que admitem um “passeio de Euler" são apenas:
Após deslizar a figura pelo plano a, isto é, realizar translação ou rotação da figura no plano a, pode-se obter