Questões de Vestibular
Sobre fórmula de compasso em música
Foram encontradas 27 questões
Considerando a partitura precedente, de Allah-la-ô, julgue o item.
Na parte final de Allah-la-ô, entre os compassos 38 e 39 e entre os compassos 42 e 43, encontram-se alguns desvios de acentuação do tempo, chamados de
C quiáltera.
Para determinar onde estão posicionadas as notas nas linhas e nos espaços, coloca-se uma clave no pentagrama, no início da música, para indicar uma nota de referência, sendo utilizada, em Allah-la-ô, a clave de sol, que indica que a nota sol é a nota de referência e está localizada na segunda linha de baixo para cima.
Considerando a partitura precedente, de Allah-la-ô, julgue o item.
A música é escrita no pentagrama, um sistema de cinco linhas horizontais e quatro espaços entre as linhas, no qual devem ser escritas as notas musicais.
Considerando a partitura precedente, de Allah-la-ô, julgue o item.
No início do primeiro pentagrama, o número 2 sobre o número 4 indica que o compasso da marchinha Allah-la-ô é binário, ou seja, o compasso tem dois tempos; sendo assim, cada nota escrita no compasso n.º 10 vale ½ tempo.
Tendo como referência os textos precedentes, julgue o item a seguir.
A marchinha de carnaval tem sua origem rítmica nas marchas militares, compostas em compasso de dois tempos com acentuação no segundo tempo.
Visto que o trecho musical da partitura apresentada possui 17 compassos e está em um compasso ternário, um músico levará 1 min e 15 s para tocar todo esse trecho na velocidade de pulsação de 60 bpm (batimentos por minuto).
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
Considerando que o compasso de O Canto do Pagé é 4/4, portanto quaternário, ou seja, que cada compasso tem precisamente quatro tempos ou pulsações, calcule o número total de tempos, ou pulsações, do trecho apresentado. Após efetuar o cálculo solicitado, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
O número de notas musicais a serem cantadas ao mesmo
tempo dos compassos de 5 a 8 indica que são necessárias
quatro pessoas, ou grupos de pessoas, para a execução do
conteúdo completo do trecho.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
Entre os compassos de 1 a 4, verifica-se o emprego de
linguagem onomatopeica, recurso muito utilizado na música
para enfatizar a rítmica e os acentos métricos.
Com base nessa partitura musical, correspondente a um trecho da música O Canto do Pagé, composta por Heitor Villa-Lobos em 1933, para coral à capela, estando os compassos enumerados de 1 a 8, em ordem cronológica, julgue o item.
Consideradas todas as vozes em toda a extensão do trecho
apresentado, verifica-se que, nesse trecho, Villa-Lobos
utilizou somente quatro figuras rítmicas diferentes.
FIGURA 5
Analise o que se afirma sobre a unidade de tempo e a unidade de compasso.
I. A unidade de tempo é a figura que vale um tempo e a unidade de compasso preenche todo o compasso.
II. A unidade de compasso preenche um tempo e a unidade de tempo preenche o compasso.
III.A semínima é a unidade de tempo dos compassos quaternário simples, ternário simples e binário simples.
IV.A unidade de compasso do 6/4 (seis por quatro) é a semibreve pontuada.
V. A unidade de tempo dos compassos binário composto, ternário composto e quaternário composto é a semicolcheia.
Estão CORRETAS, apenas, as assertivas
Entre o primeiro e o segundo compassos, o autor faz, inadvertidamente, um movimento de oitava paralela.
A partir da análise do excerto musical acima, pode-se concluir:
A voz do soprano, no primeiro compasso, apresenta saltos ascendentes consecutivos de 4a justa
e 3a
maior.
Sobre o trecho musical acima, é correto afirmar:
O primeiro compasso contém um acorde na primeira inversão.
A organização métrica tem como base um compasso
Assinale a alternativa que contém o tipo de compasso no qual ela está escrita.