Questões de Vestibular de Pedagogia - Teorias e Práticas para o Ensino Religioso
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Para o teólogo alemão Paul Tillich, é necessário diminuir a distância existente entre a fé e a cultura, mostrando que o físico e o material são profundamente afetados pela espiritualidade humana. Para se entender a cultura, é necessário perceber a teologia que percorre por debaixo da superfície das expressões humanas.
ARAÚJO, G. S. Paul Tillich e sua Teologia da Cultura. Revista Eletrônica Correlatio, n. 17, jun. 2010, pp. 178-187 (adaptado).
Considerando as imagens sobre as festas juninas e o texto acerca da teologia da cultura de Tillich, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As festas juninas, enraizadas na identidade do povo brasileiro, independentemente das diferenças entre as regiões, podem ser lidas a partir da concepção de Tillich.
PORQUE
II. Para Tillich, há uma correlação entre a fé e os aspectos culturais, sendo a cultura a substância e a forma da religião.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
COUTINHO, S. R.; SANCHES, J. W. L. O pluralismo religioso e as religiões em movimento. Revista de Cultura Teológica, 2021.
Considerando a abordagem realizada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os estudos migratórios demonstram que a globalização vem alterando profundamente as fronteiras, diminuindo as barreiras quanto à entrada de imigrantes na maioria dos países, estes ao saírem de seus locais de origem encontram abrigo e proteção, reafirmando suas identidades através do pluralismo religioso.
II. Os estudos migratórios tem constatado que as identidades religiosas sinalizam para as concepções absolutas e heterogêneas da sociedade contemporânea e oferecem a solução de problemas de ordem de intolerância, preconceito e discriminação religiosa.
III. O tema de estudo da fronteira perpassa a movimentação das pessoas que se deslocam pelos espaços e, procuram ultrapassar os limites fronteiriços demorando a fixar residência, aspecto que demostra a errância.
IV. O estudo sobre as fronteiras entre as religiões e, por conseguinte, sobre identidade religiosa e errância religiosa, traz contribuições importantes e fundamentais para o conhecimento do fenômeno do pluralismo religioso e as relações entre as religiões nos dias atuais.
É correto apenas o que se afirma em
“Pedirei a Deus para, misericordiosamente, proteger-nos. Então farei vapor, ajudarei a purificar o ar, a administrar remédios e a tomá-los. Evitarei lugares e pessoas onde minha presença não é necessária para não ficar contaminado e, assim, porventura infligirepoluiroutrose,portanto, causar a morte como resultado da minha negligência. Se Deus quiser me levar, ele certamente me levará e eu terei feito o que ele esperava de mim e, portanto, não sou responsável pela minha própria morte ou pela morte de outros. Se meu próximo precisar de mim, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme declarado acima. Veja que essa é uma fé que teme a Deus, porque não é ousada nem insensata e não tenta a Deus".
LUTHER, M. O Conselho pastoral de Lutero durante a peste negra. In: Luther´s Works, vol. 43, pp. 365 - 366.
A partir da temática presente no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação pastoral em situações de crise tem como fundamento o princípio do cuidado. II. O aconselhamento pastoral possui uma dimensão ampla, incluindo aspectos sociais. III. O cuidado espiritual dispensa o cumprimento dos protocolos sanitários. IV. A fé lúcida receia a Deus e não o desafia.
É correto apenas o que se afirma em
Embora a maior parte das religiões se interesse sobretudo pelas verdades eternas e atemporais, fato é que elas não são estáticas. A mudança é inerente a todas as religiões. A importância que grande número delas atribui à tradição e à continuidade de seus valores, crenças e mitos fundamentais não exclui reinterpretações e elaborações internas ou adaptações às condições externas em mudança. Nesse sentido, as religiões estão sempre em movimento.
O termo “movimento religioso” faz referência a dois aspectos diferentes da mudança no interior das religiões. De um lado, ele designa correntes particulares de ideias, sentimentos e práticas que, num dado momento, atravessam as confissões. Por outro lado, os movimentos religiosos podem dar origem a organizações particulares que tentam introduzir mudanças no interior das religiões estabelecidas, ou criar novas religiões.
BECKFORD, J. A. Novos movimentos religiosos. PLURAL: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 26, ano 2, ago./dez., 2019, pp. 326-339 (adaptado).
De acordo com o texto, as novas tendências de Expressões e Movimentos Religiosos
Na cosmovisão indígena do povo Guarani, a realidade não estava cindida. Não havia separação entre os deuses e a humanidade, eles ainda viviam no paraíso e havia harmonia entre a humanidade e a divindade. Para o povo Guarani, o sentido de pecado estava relacionado com a vida e não com a realidade espiritual. Neste mito fundante, não há um julgamento ou condenação na vida após a morte; pelo contrário, nela acontece o feliz reencontro com o sagrado. Assim, não há motivos para temer a morte e o porvir. Para o povo Guarani, a morte é o desfecho maravilhoso da vida.
CHAMORRO, G. Teologia Guarani. Quito-Equador: Abyayala, 2004 (adaptado).
Considerando a pintura à luz da temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A serpente apresentada na pintura possui papel principal como antagonista do homem e da criação.
II. A pintura permite identificar uma característica comum à mitologia Guarani citada no texto de Chamorro.
III. A perspectiva apresentada permite identificar as divisões na pintura como influências da cosmovisão eurocêntrica de uma realidade cindida.
IV. A pintura apresenta uma compreensão da espiritualidade indígena em harmonia com a natureza.
V. A harmonia descrita do texto e presente na pintura possibilita a releitura de outras tradições religiosas.
É correto apenas o que se afirma em