Questões de Vestibular Sobre dor, estresse e luto em psicologia

Foram encontradas 1 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186577 Psicologia
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o mundo entrou em contato com novas apresentações da morte, suscitando na sociedade reformulações em seus rituais mortuários, trazendo também o pesar do luto e o persistente temor da finitude. Isso impactou também a forma como as crianças passaram a lidar com esse fenômeno, bem como a forma como os adultos passaram a abordar a temática com elas. A infância se caracteriza por ser um período em que a criança está em pleno desenvolvimento físico e cognitivo e uma perda faz com que seja necessário repensar esse fenômeno, bem como enfrentá-lo junto à criança.
NASCIMENTO, A. M. et al. Psicologia da morte e fenomenologia: notas para a pesquisa empírica em tempos de COVID-19. Revista AMAzônica, v. 14, n. 1, p. 168-204, 2022 (adaptado).

Considerando o texto e a relação estabelecida entre luto e processo de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Piaget, a aprendizagem ocorria por meio da consolidação das estruturas de pensamento, não sendo impactada pelos processos psicossociais do contexto em que a criança está inserida, tais como as experiências de luto vivenciadas durante seu desenvolvimento.
II. Para Bowlby, o luto é uma condição que interfere no funcionamento emocional de uma pessoa e, caso não seja elaborado, pode influenciar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
III. Para Wallon, a aprendizagem oscila entre o afeto e a inteligência, e as experiências relativas ao luto podem afetar diretamente o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
IV. Para Vygotsky, os conceitos complexos que correspondem ao significado das palavras são desenvolvidos espontaneamente pela criança; portanto, a vivência do luto independe do contexto social e cultural e não afeta diretamente o processo de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A